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Ferrari SF90 Stradale: o mais poderoso Ferrari de estrada de sempre!

By on 29 Maio, 2019

Graças à hibridização, o SF90 Stradale é o Ferrari mais potente de sempre, chegando dos 0-100 km/h em 2,5 segundos e sendo capaz de andar 25 quilómetros em modo elétrico.

Prometido é devido: aqui está o segundo de cinco novos modelos (o primeiro foi o F8 Tributo) que a Ferrari vai lançar até final do ano. O SF90 Stradale é o Ferrari mais potente e com a melhor aceleração de sempre. “Um marco na história da Ferrari” atirou Louis Camilieri, o CEO da Ferrari, falando sobre o primeiro de uma gama de modelos híbridos “plug in” que a casa de Maranello irá lançar nos próximos anos. 

“O ano de 2019 marca a nossa decisão de aumentar, significativamente, a nossa oferta. Este carro é o primeiro passo numa direção que vai levar a Ferrari a focar-se nos seus valores.” Palavras do CEO da Ferrari.

Conhecido como Peoject 173, o SF90 Stradale recebe o seu noke do modelo utilizado na Fórmula 1 e faz referência aos 90 anos da Scuderia Ferrari. E ao contrário do LaFerrari, o SF90 Stradale não tem limite de produção. “Venderemos todos aqueles SF90 Stradale que consigamos vender” disse Camilieri e na apresentação oficial que terá lugar hoje á noite, mais de dois mil clientes querem ver o carro.

O Ferrari SF90 Stradale tem um número mágico: 1000! São 1000 CV extraídos do sistema híbrido Plug in, mais 36 CV que o La Ferrari, o modelo feito pela casa de Maranello mais potente de sempre.

O coração do sistema é o motor F154, o V8 biturbo com 4,0 litros que foi totalmente redesenhado, incluindo novas câmaras de combustão, admissão e escape, com cabeças mais estreitas. O motor estreia um sistema de injeção de 350 bar. O motor térmico debita 780 CV e 800 Nm de binário ás 6000 rpm. A construção do motor foi pensada para rebaixar o centro de gravidade: os turbos estão montados mais abaixo, o volante do motor é mais pequeno e o sistema de escape utiliza uma liga de metal conhecida como Iconel, ao invés de aço, para reduzir o peso. A Ferrari diz que o som do SF90 Stradale será mais “cheio e rico!”

Para ajudar o motor V8 estão três motores elétricos, dois montados á frente e o terceiro atrás, este colocado entre a caixa e o motor. Assim, o SF90 Stradale é um tração integral, e os três motores elétricos geram 220 CV. Motores alimentados por uma relativamente pequena bateria de 7,9 kWh feito com iões de lítio. Ainda assim, o SF 90 Stradale consegue andar 25 quilómetros em modo elétrico, mas com a velocidade limitada aos 135 km/h. A bateria pode ser recarregada via externa (o tempo de recarga não foi anunciado) ou usando o motor como gerador.

Todo este poderio é levado até às rodas através de uma nova caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, sendo mais leve e compacta que a anterior unidade de sete velocidades, sendo capaz de reduzir em 8% o consumo de combustível, segundo o protocolo WLTP.

O SF90 Stradale acelera dos 0-100 km/h em apenas 2,5 segundos, um recorde para a Ferrari, enquanto que o 0-200 km/h é cumprido em 6,7 segundos, com a velocidade máxima superior aos 340 km/h, embora a Ferrari diga que não é um objetivo ter híper veloz. O SF90 Stradale precisa de, apenas, 29.5 metros para se imobilizar lançado a 100 km/h. E para se perceber como o carro é rápido, a Ferrari diz que o SF90 Stradale ganha 64 metros ao Ferrari LaFerrari numa volta a Fiorano.

O botão que seleciona os modos de condução deixa de se chamar Manettino para passar a eManettino, controlando quatro modos diferentes. O eDrive mantém o motor desligado enquanto a bateria tiver carga, ao passo que o Hybrid é o modo escolhido de base, equilibrando a utilização de ambas as motorizações. Depois há o modo Performance, que mantém o motor a funcionar para que a bateria tenha sempre carga. Finalmente, o modo Qualify, oferecer o máximo dos motores elétricos e do bloco térmico, durante um determinado período de tempo, para oferecer toda a performance existente.

O chassis do SF90 Stradale é totalmente novo é o primeiro a ser multimaterial, misturando alumínio e fibra de carbono, resultando dai que a plataforma pesa menos 15 quilos que o LaFerrari, contribuindo para um peso total de 1570 kgs. Desta forma, o Ferrari tem a melhor relação peso potência do mercado com 1,57 kgs/CV.

O carro tem uma rigidez torsional superior em 40% face a anteriores plataformas, melhorando a dinâmica e reduzindo ruído, vibração e aspereza. 

O SF90 Stradale tem um diferencial autoblocante elétrico (eSSC) que oferece um controlo de tração muito especial desenhado para distribuir a potência do motor térmico e dos motores elétricos a cada uma das rodas individualmente. O sistema de travagem é “brake by wire” o que permite dividir a força de travagem entre o sistema elétrico e o motor térmico. O carro também tem vectorização de binário.

O SF90 Stradale tem duas versões: normal e o pacote Asseto Fiorano, pensado para roubar algum conforto em nome da eficácia em pista. Tem um maior spoiler traseiro, um interior despido e muita fibra de carbono no interior. Reduz-se, assim, o peso em 30 quilos e com os pneus Michelin Cup 2 no lugar dos Pirelli P Zero do carro normal.

O Ferrari SF90 Stradale gera 390 quilos de força descendente a 250 km/h, mais 30 kgs que o LaFerrari. Na traseira, o carro tem um “cut-off Gurney”, uma peça móvel do spoiler traseiro que em condições de elevada força descendente, baixa-se para criar um perfil diferente e assim melhorar a velocidade, sendo que quando está fora permite baixar o arrasto e dar mais velocidade. Um complexo sistema de “vortex” e dois difusores dianteiros, reencaminham o ar da frente para trás de forma ideal.

O interior do SF90 Stradale é totalmente novo, mas mantém um ar de família. O interface e totalmente novo com um enorme ecrã de 16 polegadas, curvo, a fase de painel de instrumentos e tudo o resto, pois é através dele que tudo é controlado. Há uma série de botões sensíveis ao toque para determinadas funções.

Pela primeira vez, um Ferrari tem um “head up display”, mas é no volante que se concentram as maiores novidades. Diz a Ferrari que 80% das funções do carro são controladas por ali. Segue a teoria “olhos na estrada, mãos no volante”. Curiosamente, os controlos da caixa de dupla embraiagem, estão em cima de uma réplica da grelha em H dos primeiros Ferrari. Um toque clássico excelente.

Os primeiros carros serão entregues no primeiro trimestre de 2020, com todos os clientes a receberem o seu SF90 Stradale até ao verão do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)