Amesterdão vai banir veículos com motor de combustão interna em 2030

By on 6 Maio, 2019

O executivo camarário de Amesterdão tem planos para banir os veículos com motores de combustão, sejam automóveis, comerciais ou motos, das suas ruas a partir de 2030.

A ideia dos responsáveis da capital holandesa é reduzir a poluição do ar da cidade, reclamando as autoridades locais que a esperança de vida dos habitantes de Amesterdão reduziu-se cerca de um ano devido a essa poluição.

O plano diz que a partir do próximo ano, os carros a gasóleo com mais de 15 anos, serão proibidos de entrar na cidade, enquanto que em 2022, os autocarros alimentados a gasóleo serão proibidos de andar no centro da cidade. Em 2025, esta proibição será extensível aos barcos nos canais de Amesterdão, bem como a todas as motos ou motociclos. O plano “Clean Air Action” diz que em 2030, todos os veículos que entrem em Amesterdão, terão de ser emissões zero.

Para incentivar a utilização de veículos elétricos, a cidade vai oferecer estações de carregamento a quem comprar um carro elétrico, com estimativas do executivo de Amesterdão a apontarem para a existência de 16 a 23 mil carregadores na cidade até 2025. Só assim, o plano “Clean Air Action” será eficaz.

Claro que esta ideia não serve a todos, pois nem todos têm capacidade para adquirir um veículo elétrico, sendo mais um exemplo da demagogia dos políticos e da sua incapacidade de perceber o que se passa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)