Audi S5 para a Europa terá motor V6 diesel
A Audi não desiste e num gesto que deixa claro acreditar que um destes dias ainda haverá quem chore e peça o regresso dos motores diesel, anunciou que o S5 vai passar a ter motorização a gasóleo.
O grupo Volkswagen, onde nasceu o Dieselgate, está a muscular a sua operação e depois do anúncio de gigantesca ofensiva elétrica para acalmar os mais radicais, eis que a defesa do motor de ciclo Diesel vai ser feita com armas de peso.
A Audi anunciou que o modelo desportivo S5 vai ter um V6 a gasóleo, deixando os observadores de sobrolho em pé e os políticos de sorriso amarelo na face. Contrariando tudo aquilo que de forma irresponsável os políticos europeus têm andado a fazer, a Audi vai juntar um modelo com aspiração desportiva com o odiado combustível, revelando o S5 V6 TDI.
Ou seja, o motor V6 a gasolina com 354 CV e 500 Nm, dá lugar ao V6 TDI 3.0 litros com 347 CV e 700 Nm de binário que, como sucede já no SQ5, S6 e S7, recebe um turbo de generosas dimensões cujo tempo de resposta é anulado graças a um compressor elétrico instalado no alternador/motor de arranque com tecnologia de 48 volts. Desta forma, há muita potência e binário sem que os baixos regimes sejam afetados e se tenha de lidar com o famoso “turbolag” dos anos 80, ou seja, quanto maior o turbo, maior o tempo para encher e dar resposta. Isso acabou com esta tecnologia elétrica, espécie de micro hibridização.
Acoplado a uma caixa de oito velocidades automática e uma transmissão integral quattro, o S5 chega dos 0-100 km/h em 4,8 segundos na versão coupé e 4,9 segundos no mais familiar Sportback.
Quanto a emissões e consumos, segudo o protocolo NEDC corrigido, o motor V6 diesel permite que o S5 tenha emissões de 161 gr/km (bem menos que as 171 gr/km do V6 a gasolina), com consumos abaixo dos 6 l/100 km.
Esta novidade será comercializada ainda antes de novo “restyling” da gama, pelo que o carro não terá novidades nessa área, exceção aos esvapes e ao pequeno lábio situado por cima da tampa da mala. Maior novidade é o facto do S5 Cabriolet desaparecer da gama. Como cada vez se vende menos descapotáveis e a gasóleo menos ainda, a Audi tomou a sensata decisão de acabar com o modelo.
A Audi anunciou, também, que o renovado A4 que estará à venda ainda este ano, também terá um S4 TDI.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários