Chinesa Grove mostra carro a hidrogénio feito com a Pininfarina
A “start up” Grove reclama para si o título de primeira marca mundial de produção em série de veículos com tecnologia de pilha de combustível. No Salão de Xangai lançou um protótipo desenhado pela Pininfarina.
Chama-se Granite Concept e é o fruto de uma parceria entre a Grove e a Pininfarina, que tem como base a província chinesa de Wuhan e um estúdio de estilo em Barcelona, Espanha. O modelo é um carro de quatro portas com estilo coupé, com uma grelha dianteira de generosas dimensões, faróis adelgaçados e uma traseira onde se destaca um enorme difusor. O nome Granite não é oficial, mas deverá ser utilizado no modelo final.
A empresa chinesa está a desenvolver uma gama de modelos alimentados a hidrogénio, começando com um SUV conhecido como Obsidian, também ele exposto no Salão de Xangai e que terá, alegadamente, uma autonomia próxima dos mil quilómetros, com um sistema de regeneração de energia na travagem.
Os planos da Grove apontam para começar as vendas em 2020 e depois irá estender a sua presença em outros mercados, desconhecendo-se se chegará, ou não, á Europa.
Recordamos que a Grove Hydrogen foi criada pelo Instituto Chinês de Geociência e Ambiente e está, atualmente, a produzir hidrogénio de lixo industrial, estando neste momento a trabalhar para instalar estruturas de carregamento de hidrogénio.
0 comentários