Mercado nacional: Mercedes considerada marca de maior confiança, Renault a melhor na relação qualidade / preço
Mercedes AMG GT 63 PRO 4MATIC+ apresentado em Goodwood

Mercedes revela GLB como protótipo tendo como alvo o Audi Q3

By on 16 Abril, 2019

Inspirado no Classe G, mas mantendo o arredondamento de linhas dos últimos SUV, o mercedes GLB apareceu em Xangai num protótipo que está muito, mas muito próximo daquilo que vai ser a realidade deste rival do Audi Q3.

Vai entrar em produção ainda este ano, oferece cinco ou sete lugares, estará á venda em 2020, tem quatro rodas motrizes permanentes e tem como missão divergir dos SUV mais urbanos da gama Mercedes e oferecer aos clientes saudosos dos seus 4×4, um carro menos urbanos, mais raçudo e que seja um rival sério, além do Q3, do BMW X1 e do Land Rover Discovery Sport.

Oferecido com motores a gasolina e diesel, em 2021 terá uma variante elétrica que se poderá chamar EQB. A Mercedes descreve o GLB como sendo o melhor da classe em versatilidade e posicionado entre o novo GLA e o renovado GLC, sendo já o oitavo modelo que utiliza a plataforma MFA da Mercedes, depois do Classe A 4 e 5 portas, do Classe A Longo para a China, o Classe B, o CLA, CLA Shooting Brake e o GLA. 

O GLB é a resposta à pergunta “há espaço entre o GLA e o GLC?”, oferecendo um produto diferente e prático de dimensões contidas. 

O carro apresentado em Xangai está muito próximo daquilo que será o modelo que estará à venda dentro de meses, com algumas peças adicionadas para dar um aspeto mais radical do que na realidade o GLB será. Mas a Mercedes aproveitará para medir a reação a estes acessórios e, se ela for positiva, não admirará muito que posa surgir mais tarde uma versão Off Road.

O GLB tem 4634 mm de comprimento e 1890 mm de largura, com uma distância entre eixos de 2829 mm. Contas feitas, o carro é consideravelmente maior e mais largo que o Q3 (provavelmente será mesmo o Q5 que servirá de bitola) e tem mais distância entre eixos que o Classe A.

O interior é… Mercedes! O duplo ecrã a fazer de painel de instrumentos e de info entretenimento, as saídas de ar do sistema de climatização tudo é igual. A consola central tem diferenças e o protótipo aparece com um interior forrado a materiais nobres que serão, apenas, disponibilizados como opcional.

Como referimos, o GLB tem cinco ou sete lugares, sendo que nesta versão a fila de bancos central avança ou recua em calhas 14 cm, tem rebatimento 40/20/40, com os bancos a rebaterem para criar uma superfície plana. Os bancos da terceira fila rebatem para o piso do carro. Os bancos exteriores da segunda fila têm uma função “easy entry” que rebate as costas do banco e dobra-o para diante. Os bancos estão preparados para receberem até 4 cadeiras de crianças.

A gama de motores comportará blocos de 2.0 litros a gasolina e gasóleo, montadas transversalmente, com tração integral 4Matic e quatro modos de condução Dynamic: Standard, Eco/Comfort e Sport. No primeiro modo, a repartição de binário é 50/50, no segundo é de 80/20, no terceiro passa a 70/30.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)