Jeep leva seis protótipos para a festa do 4×4 americano, a Moab Easter Jeep Safari
O Gladiator, a “pick-up” nascida do Wrangler, será a vedeta da 53ª edição do Moab Easter Jeep Safari pois a Jeep e a Mopar aliaram-se para apresentar seis protótipos feitos com base na pick-up da Jeep.
É já no final de semana que milhares de entusiastas do todo o terreno se juntam no Utah para este evento que chegou à 53ª edição deste evento da Jeep, enfrentando os mais complicados trilhos da região e Moab, ideal para a prática da evasão 4×4.
Segundo Tim Kuniskis, responsável da Jeep para a América do Norte, “o Moab Easter Jeep Safari oferece o ponto de encontro perfeito para interagir e obter o máximo de informação dos nossos fiéis e fervorosos clientes, os indefetíveis que ano após ano participam. E o Safari deste ano tem a particularidade de marcar a estreia do Gladiator no cenário do Utah e para celebrar isso, vamos revelar seis novos veículos divertidos feitos com base na nossa pick-up.”
Já do lado da Mopar, a conhecida empresa de peças especiais para a Chrysler e para a Jeep, Steve Beahm, responsável da marca, referiu que “a personalização é uma das prioridades dos entusiastas da Jeep e é por isso que desenvolvemos de forma proactiva mais de 200 peças e acessórios exclusivos para todos os Jeep Gradiator. É nesse sentido que estes seis protótipos mostram aquilo que podemos fazer.”
O Jeep Wayout está equipado com uma tenda no tejadilho para duas pessoas e um amplo toldo personalizado. Pintado com a nova cor “verde Gator” (que será oferecida de série no Gladiator), possui uma escada, uma caixa personalizada, tem luzes LED no toldo, dois depósitos de combustível suplementares, feitos por medida, sistema pneumático ARB, um kit de elevação aumenta a distância ao solo, os pneus são de 37 polegadas em jantes de 17 polegadas, um guincho Warn com capacidade de 5444 quilos e um “snorkel” para poder atravessar zonas mais fundas com água. O motor deste Wayour é o V6 Pentastar com caixa automática de 8 velocidades.
Já o JT Scrambler é inspirado na herança da marca que recua até ao visual dos anos 80. Está baseado no Gladiator Rubicon, tem a caixa de carga personalizada e muita luz.
As jantes da Jeep Performance Parts, com 17 polegadas, são personalizadas com a cor protótipo bronze a condizer com o tom exterior. Um kit de elevação ajuda a montar os grandes pneus de 37 polegadas e as resistentes proteções inferiores laterais que proporcionam uma superfície antiderrapante. A potência do motor 3.6 é incrementada com uma entrada de ar refrigerado e com o escape “cat-back” da Mopar.
Pensado para o deserto, o Flatbill é mais uma divertida interpretação da nova Gladiator, associado às emoções extremas do mundo do motocross. Os eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock 60 e o kit de elevação personalizado Off-Road Evolution, bem como as jantes de 20 polegadas e pneus 40 polegadas, completam um conjunto equipado com o motor Pentastar 3.6 V6 acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
Fabuloso este M-715 Five-Quarter. Este é um “restomod” , ou seja, um modelo restaurado com componentes vintage, mas com toda a tecnologia atual. O termo “Five-Quarter” é uma alusão às pick-ups Jeep do passado, que eram de uma tonelada e um quarto – ou “five quarters.” Começando como um M-715 de 1968, este veículo militar está baseado no Gladiator, conheceu melhoramentos em termos de design e funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga. No exterior, a original chapa de metal dianteira foi removida e substituída por uma frente totalmente em fibra de carbono. Além disso, foi instalada uma nova e personalizada plataforma mais curta, em alumínio, com cerca de 1,80 m, perfurada e reelaborada utilizando uma mistura de painéis com corte por jato de água e ripas de madeira. Outras modificações na carroçaria incluem uma diminuição de 3,5 polegadas na capota flexível. As molas de lâminas deram lugar a um sistema de suspensões de molas helicoidais, o eixo dianteiro foi avançado e substituído por um eixo dianteiro Dynatrac Pro-rock 60. O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock 80, enquanto as jantes de 20 polegadas com aro “beadlock” são forradas com gigantescos pneus de 40 polegadas. A potência do Jeep M-715 Five-Quarter vem de um V8 HEMI com 6.2 litros e mais de 700 CV.
O J6 é uma genuína pick-up. Começou como um Rubicon personalizado com configuração de duas portas, maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,8 m, ou seja, com mais cerca de 30 cm de comprimento do que a plataforma de série da Jeep Gladiator. A Mopar e a equipa de Design da Jeep recuaram no tempo para recuperarem a cor de carroçaria Azul Brilhante Metalizada, uma homenagem à estética da Jeep Honcho de 1978. O comprimento total da J6 é de 5,10 m, enquanto a distância entre eixos é de cerca de 3 m, correspondendo à medida do atual Jeep Wrangler de 4 portas. O motor é o V6 3.6 Pentastar.
O protótipo Jeep JT Scrambler é inspirado na herança da marca, exibindo um regresso à paleta de cores e aos grafismos do icónico CJ Scrambler, combinados com alguns elementos já disponíveis da Jeep Performance Parts e alguns retoques de design. Um recuo aos anos 80 pintado em Laranja Punk’N Metalizado com listas laterais Nacho, que vão dos painéis dianteiros até à plataforma de carga, e com grafismo a condizer no capô. A carroçaria branca é rematada com uma capota Freedom Top.
Finalmente, o Gravity.Tem por base o Gladiator Rubicon, tem distância ao solo aumentada com o kit de elevação da Jeep Performance Parts e utiliza jantes de 17 polegadas com pneus de 35 polegadas. É otimizado com uma entrada de ar refrigerado e um sistema de escape que lhe aumenta a potência e o binário.
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