Toyota vai oferecer planos de tecnologia de eletrificação a outras marcas
Serão planos livres de direitos de cerca de 24 mil peças e sistemas para eletrificação que a Toyota vai oferecer, para ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos veículos.
Falamos de motores elétricos, sistemas de controlo, entre muitas outras coisas. Sendo verdade que muitas das coisas foram desenvolvidas para aplicação na tecnologia híbrida da Toyota, os técnicos da casa japonesa reclamam que todas podem ser usadas em versões Plug In e modelos com pilha de combustível.
Além disso, a Toyota vai oferecer apoio técnico gratuito às empresas que produzam veículos eletrificados utilizando a tecnologia da Toyota, sejam motores, baterias, e sistemas de controlo. Diz a casa japonesa que este orientação gratuita irá permitir que essas firmas possam “alcançar elevados níveis de performance nos veículos.”
Shigeki Terashi, vice presidente executivo da Toyota Motor Corp., sustentou que “baseando-nos na elevada procura de colaboração que recebemos sobre sistemas de eletrificação de veículos, vindos de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar os modelos híbridos e outras formas de eletrificação, acreditamos que é tempo de colaborarmos nesse esforço. Se o número de veículos eletrificados acelerar significativamente nos próximos dez anos, vão tornar-se como a norma e não a exceção.”
Contas feitas, serão 23 740 as parentes que a Toyota vai libertar até 2030, numa ação que se segue á oferta, em 2015, de 5680 patentes ligadas aos sistemas de pilha de combustível de hidrogénio. Recordamos que a Toyota em investido muito e quase sozinha, na tecnologia híbrida desde que lançou o Prius em 1997, culminando com o último Corolla, acabado de lançar, que oferece dois tipos de motorização híbrida. Neste momento, consolidada a tecnologia híbrida, a Toyota está a ultimar os seus primeiros produtos elétricos, tendo planeado lançar 10 novos modelos totalmente elétricos já em 2020.
Esta oferta da Toyota e, também, o rumor de que a Volkswagen estaria disposta a partilhar com outros construtores a plataforma MEB dedicada a veículos elétricos, mostra como os custos da eletrificação e da mobilidade elétrica são monstruosos. Para fazer face a eles, é preferível abrir mão das “royalties” das patentes e permitir acelerar o desenvolvimento da tecnologia e a massificação da oferta, para que o retorno do investimento não seja num horizonte de 50 anos, mas sim de um par de dezenas de anos.
Além desta oferta, a Toyota já estabeleceu parcerias com a Mazda e com a Suzuki, para o desenvolvimento da eletrificação, com este acordo a oferecer á Suzuki a produção de modelos eletrificados com nome Suzuki, mas feitos com base no Toyota RAV Hybrid e no Toyota Corolla.
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