Ford Fiesta e Focus vão passar a ter versões híbridas já em 2020
Atrasada em relação a outros construtores, a Ford começa a revelar o seu plano de eletrificação com a promessa de em 2020 o Fiesta e o Focus terem, já, versões eletrificadas.
O plano será revelado, na sua plenitude, na próxima semana (2 de abril) no evento “Go Further”, em Amsterdão, deixando a Ford ás claras as suas ideias quanto á mobilidade elétrica e a eletrificação dos seus modelos, sejam ligeiros de passageiros ou comerciais.
A casa da oval azul avançou com a confirmação que o Fiesta e o Focus vão se os primeiros a receber o sistema “mild hybrid” que a Ford desenvolveu nos últimos tempos tendo como base a tecnologia de 48 volts. Mas o sistema será usado numa gama alargada de modelos ligeiros, SUV e comerciais.
Os novos modelos chamar-se-ão EcoBoost Hybrid e foram desenhados para oferecerem uma maior economia de combustível e muito maior controlo das emissões, ao mesmo tempo que oferecem uma performance mais poderosa e com resposta imediata.
Um sistema integrado de motor de arranque/gerador por correia (BISG) toma o lugar do habitual alternador, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia que, geralmente, se perde durante a travagem e nas descidas inclinadas, carregando uma bateria de iões de lítio de 48 volts, refrigerada a ar. O BISG funciona com o motor, interagindo com o bloco de 3 cilindros Ecoboost de 1.0 litros. Como faz isso? Utilizando a energia armazenada para assistir o motor em situações de carga mais forte e para abastecer os sistemas elétricos auxiliares do carro.
Com esta assistência ao binário e com o BISG a funcionar como motor elétrico, as performances do bloco 1.0 litros são incrementadas, particularmente a baixas velocidades. Outra vantagem do BISG é a mitigação do tempo de resposta do turbo, o que permitiu aos engenheiros da Ford colocar um turbo maior no bloco 1.0 litros, aumentando, assim, a potência.
A Ford acredita que o Fiesta Ecoboost Hybrid terá um consumo de 4,9 l/100 km com emissões de CO2 de 112 gr/km, enquanto que o Focus Ecoboost Hybrid terá um consumo de 4,7 l/100 km e emissões de 206 gr/km de CO2.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários