Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

UE estuda implementação obrigatória do assistente de velocidade inteligente

By on 21 Março, 2019

O

assistente de velocidade inteligente permite ao veículo “ler” os sinais de trânsito

e regular de forma instantânea e sem a intervenção do condutor a velocidade do

veículo mediante o limite máximo estipulado em cada fase de um percurso. Desta

forma, um carro nunca excede a velocidade legalmente permitida, porque mesmo

que aceleremos, o veículo não nos deixa ultrapassar a velocidade máxima de

determinado troço do percurso.

O objetivo da União Europeia é agora que este sistema seja implementado nos veículos novos, de forma obrigatória, que sejam comercializados a partir de 2022. O sistema hoje já existe em alguns carros, mas a sua utilização é opcional e pode ser desativada. Porém, a UE pretende que tal deixe de estar ao critério do condutor, e o sistema surja de raiz nos carros, com o intuito de regular a velocidade de circulação nas estradas e desta forma reduzir os acidentes rodoviários. Segundo a UE, esta medida poderia fazer diminuir na casa dos 20% as vítimas mortais em acidentes de viação.

No

entanto, esta é uma medida ainda em discussão, porque há questões, como a

ultrapassagem, em que o impedimento de o veículo superar determinada velocidade,

também pode revelar-se um risco. Por outro lado, a forma clara como seria

aplicado o sistema e como iria atuar nos carros é ainda uma incógnita.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)