NEDC para WLTP: quanto subiram os consumos e emissões anunciados pelas marcas
Desde
1 de janeiro de 2019 que todos os veículos passaram a estar sujeitos ao novo
teste de emissões e consumos, WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos
Ligeiros). A grande diferença deste face ao ciclo anterior, NEDC (Novo Ciclo de
Condução Europeu), que vigorava desde 1997, é que no WLTP os testes são feitos
em condições reais de utilização dos veículos. Desta forma, os valores registados
nos testes estão conformes, ou muito aproximados, àqueles que um condutor
também verifica na sua utilização diária.
O
ciclo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), atualizado pela última vez há 22
anos, apresentava um grande desfasamento entre os resultados obtidos e os
verificados pelos condutores, porque eram feitos em condições ‘laboratoriais’
impossíveis de replicar na realidade. Daí os consumos anunciados pelas marcas
não conseguirem ser verificados no dia a dia, mesmo com uma condução muito
cuidadosa.
Para
se perceber a disparidade de resultados entre ambos os testes, escolhemos de
forma aleatória alguns ensaios por nós realizados em 2017 e 2018, dos quais
registámos os consumos anunciados oriundos do ciclo NEDC, e comparámo-los com
os atuais do ciclo WLTP nos mesmos veículos.
Escolhemos apenas veículos em que a geração foi lançada durante o ciclo NEDC e que a mesma se mantém no ciclo WLTP, tendo obviamente sido o motor a sofrer alterações e/ou a ser novo, porque as marcas tiveram de neles mexer para estarem conforme as novas normas.
Verificámos
que, à luz da nossa amostra de 10 modelos, de segmentos e potências diferentes,
com o ciclo WLTP os consumos médios são superiores em cerca de 1l/1,5l face aos
anunciados no ciclo NEDC. Já as emissões de CO2 são superiores numa média que
ronda os 27 g/km. Em todos os casos, os valores registados no ciclo WLTP são
sempre superiores.
É
interessante também percebermos como, na verdade, durante anos adquirimos
veículos tendo por base valores bastante desfasados da realidade, sendo muitas
vezes o consumo um fator decisório para a compra. Com o WLTP, os valores
anunciados pelas marcas tornaram-se muito mais condizentes com a realidade.
Audi A3 Sportback 1.0 TFSI 115 cv
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 3,9l (NEDC) vs 5,1l (WLTP)= +1,2l
Urbano: 5,5l (NEDC) vs 7,4l (WLTP)= +1,9l
Misto: 4,5l (NEDC) vs 5,9l (WLTP)= + 1,4
CO2 g/km
104 (NEDC) vs 134 (WLTP)= +30 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
BMW 520d Berlina 190 cv
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 3,6l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.
Urbano: 4,4l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.
Misto: 3,9l (NEDC) vs 5,4l (WLTP)= +1,5l
CO2 g/km
102 (NEDC) vs 141 (WLTP)= +19 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Citroën C3 Aircross 1.2 PureTech 82 cv Feel
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 4,6l (NEDC) vs 5,6l (WLTP)= +1,0l
Urbano: 5,9l (NEDC) vs 7,2l (WLTP)= +1,3l
Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,5l (WLTP)= +1,4l
CO2 g/km
116 (NEDC) vs 147 (WLTP)= +31 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Ford Focus 1.0 Ecoboost 125cv ST-Line
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 4,1l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.
Urbano: 5,7l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.
Misto: 4,7l (NEDC) vs 5,7l (WLTP)= +1,0l
CO2 g/km
108 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +21 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Kia Rio 1.0 T-GDI 100 cv TX
Consumos – l/100km
Extra-urbano: N.D. (NEDC) 4,6l (WLTP)
Urbano: N.D (NEDC) vs 5,9l (WLTP)
Misto: 4,5l (NEDC) vs 5,1l (WLTP)
CO2 g/km
102 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +27 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Fiat Tipo SW 1.6 Multijet 120 cv Lounge
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 3,3l (NEDC) 4,6l (WLTP)= +1,3l
Urbano: 4,4l (NEDC) vs 7,0l (WLTP)= +2,6l
Misto: 3,7l (NEDC) vs 5,4l (WLTP)= +1,7l
CO2 g/km
98 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +31 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Peugeot 3008 1.2 PureTech 130 cv Allure
Consumos – l/100km
Extra-urbano: N.D. l (NEDC) 6,0l (WLTP)= N.D.
Urbano: N.D.l (NEDC) vs 8,2l (WLTP)= N.D.
Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,9l (WLTP)= +1,8l
CO2 g/km
117 (NEDC) vs 156 (WLTP)= +39 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Suzuki Swift 1.0 T 111 cv
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 4,0l (NEDC) 4,8l (WLTP)= +0,8l
Urbano: 5,7l (NEDC) vs 6,5l (WLTP)= +0,8l
Misto: 4,6l (NEDC) vs 5,5l (WLTP)= +0,9l
CO2 g/km
104 (NEDC) vs 124 (WLTP)= +20 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Volkswagen T-Roc 1.0 115 cv Style
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 4,5l (NEDC) 5,4l (WLTP)= +0,9l
Urbano: 6,0l (NEDC) vs 7,0l (WLTP)= +1,0l
Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,2l (WLTP)= +1,1l
CO2 g/km
117 (NEDC) vs 141 (WLTP)= +24 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Volvo V90 D4 Momentum
Consumos – l/100km
Extra-urbano: 4,1l (NEDC) N.D. (WLTP)= N.D.
Urbano: 5,2l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.
Misto: 4,5l (NEDC) vs 6,1l (WLTP)= +1,6l
CO2 g/km
119 (NEDC) vs 158 (WLTP)= +39 g/km
Conheça a gama completa da marca AQUI
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários