Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

NEDC para WLTP: quanto subiram os consumos e emissões anunciados pelas marcas

By on 19 Março, 2019

Desde

1 de janeiro de 2019 que todos os veículos passaram a estar sujeitos ao novo

teste de emissões e consumos, WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos

Ligeiros). A grande diferença deste face ao ciclo anterior, NEDC (Novo Ciclo de

Condução Europeu), que vigorava desde 1997, é que no WLTP os testes são feitos

em condições reais de utilização dos veículos. Desta forma, os valores registados

nos testes estão conformes, ou muito aproximados, àqueles que um condutor

também verifica na sua utilização diária.

O

ciclo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), atualizado pela última vez há 22

anos, apresentava um grande desfasamento entre os resultados obtidos e os

verificados pelos condutores, porque eram feitos em condições ‘laboratoriais’

impossíveis de replicar na realidade. Daí os consumos anunciados pelas marcas

não conseguirem ser verificados no dia a dia, mesmo com uma condução muito

cuidadosa.

Para

se perceber a disparidade de resultados entre ambos os testes, escolhemos de

forma aleatória alguns ensaios por nós realizados em 2017 e 2018, dos quais

registámos os consumos anunciados oriundos do ciclo NEDC, e comparámo-los com

os atuais do ciclo WLTP nos mesmos veículos.

Escolhemos apenas veículos em que a geração foi lançada durante o ciclo NEDC e que a mesma se mantém no ciclo WLTP, tendo obviamente sido o motor a sofrer alterações e/ou a ser novo, porque as marcas tiveram de neles mexer para estarem conforme as novas normas.

Verificámos

que, à luz da nossa amostra de 10 modelos, de segmentos e potências diferentes,

com o ciclo WLTP os consumos médios são superiores em cerca de 1l/1,5l face aos

anunciados no ciclo NEDC. Já as emissões de CO2 são superiores numa média que

ronda os 27 g/km. Em todos os casos, os valores registados no ciclo WLTP são

sempre superiores.

É

interessante também percebermos como, na verdade, durante anos adquirimos

veículos tendo por base valores bastante desfasados da realidade, sendo muitas

vezes o consumo um fator decisório para a compra. Com o WLTP, os valores

anunciados pelas marcas tornaram-se muito mais condizentes com a realidade.

Audi A3 Sportback 1.0 TFSI 115 cv

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 3,9l (NEDC) vs 5,1l (WLTP)= +1,2l

Urbano: 5,5l (NEDC) vs 7,4l (WLTP)= +1,9l

Misto: 4,5l (NEDC) vs 5,9l (WLTP)= + 1,4

CO2 g/km

104 (NEDC) vs 134 (WLTP)= +30 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

BMW 520d Berlina 190 cv

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 3,6l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.

Urbano: 4,4l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.

Misto: 3,9l (NEDC) vs 5,4l (WLTP)= +1,5l

CO2 g/km

102 (NEDC) vs 141 (WLTP)= +19 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Citroën C3 Aircross 1.2 PureTech 82 cv Feel

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 4,6l (NEDC) vs 5,6l (WLTP)= +1,0l

Urbano: 5,9l (NEDC) vs 7,2l (WLTP)= +1,3l

Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,5l (WLTP)= +1,4l

CO2 g/km

116 (NEDC) vs 147 (WLTP)= +31 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Ford Focus 1.0 Ecoboost 125cv  ST-Line

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 4,1l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.

Urbano: 5,7l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.

Misto: 4,7l (NEDC) vs 5,7l (WLTP)= +1,0l

CO2 g/km

108 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +21 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Kia Rio 1.0 T-GDI 100 cv TX

Consumos – l/100km

Extra-urbano: N.D. (NEDC) 4,6l  (WLTP)

Urbano: N.D (NEDC) vs 5,9l (WLTP)

Misto: 4,5l (NEDC) vs 5,1l (WLTP)

CO2 g/km

102 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +27 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Fiat Tipo SW 1.6 Multijet 120 cv Lounge

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 3,3l (NEDC) 4,6l  (WLTP)= +1,3l

Urbano: 4,4l (NEDC) vs 7,0l (WLTP)= +2,6l

Misto: 3,7l (NEDC) vs 5,4l (WLTP)= +1,7l

CO2 g/km

98 (NEDC) vs 129 (WLTP)= +31 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Peugeot 3008 1.2 PureTech 130 cv Allure

Consumos – l/100km

Extra-urbano: N.D. l (NEDC) 6,0l  (WLTP)= N.D.

Urbano: N.D.l (NEDC) vs 8,2l (WLTP)= N.D.

Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,9l (WLTP)= +1,8l

CO2 g/km

117 (NEDC) vs 156 (WLTP)= +39 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Suzuki Swift 1.0 T 111 cv

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 4,0l (NEDC) 4,8l  (WLTP)= +0,8l

Urbano: 5,7l (NEDC) vs 6,5l (WLTP)= +0,8l

Misto: 4,6l (NEDC) vs 5,5l (WLTP)= +0,9l

CO2 g/km

104 (NEDC) vs 124 (WLTP)= +20 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Volkswagen T-Roc 1.0 115 cv Style

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 4,5l (NEDC) 5,4l  (WLTP)= +0,9l

Urbano: 6,0l (NEDC) vs 7,0l (WLTP)= +1,0l

Misto: 5,1l (NEDC) vs 6,2l (WLTP)= +1,1l

CO2 g/km

117 (NEDC) vs 141 (WLTP)= +24 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Volvo V90 D4 Momentum

Consumos – l/100km

Extra-urbano: 4,1l (NEDC) N.D. (WLTP)= N.D.

Urbano: 5,2l (NEDC) vs N.D. (WLTP)= N.D.

Misto: 4,5l (NEDC) vs 6,1l (WLTP)= +1,6l

CO2 g/km

119 (NEDC) vs 158 (WLTP)= +39 g/km

Conheça a gama completa da marca AQUI

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)