Grupo VW revela números de vendas de 2018 e qual os modelos mais vendidos
Contas feitas a 2018, o grupo VW vendeu 10,9 milhões de unidades, um aumento face a 2017, onde forma comercializadas 10,77 unidades, resultado obtido graças aos ganhos registados na União Europeia e China.
As vendas na União Europeia cresceram 1,2%, enquanto que na China avançaram 0,5%, isto num ambiente onde ambos os mercados contraíram face a 2017. O mercado norte americano, no entanto, as vendas recuaram 2% para 960 mil unidades.
A linha de modelos SUV do grupo VW, sendo expoentes disso o novo VW T-Cross e o Skoda Kamiq. Os modelos convencionais de cinco portas e as berlinas de quatro portas, continuam a ser muito populares e contribuíram para o bom resultado do grupo alemão.
A marca Volkswagen vendeu 3 715 milhões de unidades em 2018, com uma margem de lucro operacional de 3,8%, nova quebra na rentabilidade do modelo face a 2017, que foi de 4,2%. Este recuo no lucro operacional deve-se aos pagamentos extra relacionados com o Dieselgate. O modelo mais vendido foi o Tiguan (861 331 unidades), Polo (855 179) e Golf (805 752 unidades).
Na Audi, as vendas foram de 1,812 milhões de unidades. Um recuo de 3,5% face a 2017, pelo que o lucro operacional reduziu de 8,5 para 7,9%. No relatório, a Audi foi uma das marcas mais atingidas pelo WLTP e vai continuar a ser afetada durante 2019. Os modelos mais vendidos da Audi foram o A4 (344 623 unidades), A3 (304 903) e Q5 (298 645 unidades).
Com 1 254 milhões de unidades vendidas, a Skoda avançou 4,4% face a 2017, mas viu o lucro operacional cair de 9,7% para 8%. Aqui, a culpa esteve ligada às taxas de cambio e, também, a problemas ligados à produção, incapaz de satisfazer a procura do Karoq e do Kodiaq. Os modelos mais vendidos da marca de Mlada Boleslav são o Octavia (400 210 unidades), Rapid (195 270 unidades) e Fabia (186 213 unidades).
Para os lados de Barcelona, a Seat conheceu um crescimento impressionante de 10.5% face a 2017, para 528 029 unidades vendidas. O sucesso do Arona, Ateca e Tarraco, conduziram a este resultado que proporcionou o aumento da margem de lucro operacional de 1,9 para 2,5%. Os modelos mais vendidos foram o Leon (159 486 unidades), o Ibiza (120 287 unidades) e o Arona (110 926 unidades).
Olhando para as marcas desportivas e de luxo do grupo VW, a Bentley perdeu vendas face a 2017, com 9115 unidades contra os 10 552 do ano passado, com a margem de lucro operacional a cair drasticamente de 3% para 18% negativos. Ou seja, a Bentley perdeu, em cada carro que vendeu, 18%. O relatório do grupo VW diz que o atraso na venda do novo Continental GT e a reestruturação do fundo de pensões da bentley, foi a responsável por este resultado. Os carros mais vendidos da Bentley foram o Bentayga (4072 unidades), Continental GT (2841 unidades) e Flying Spur (1627 unidades).
No caso da Porsche, continua a ser a máquina de gerar lucro do grupo, mas, em 2018, a margem operacional caiu dos 18,5% para os 17,4%, tendo sido vendidas 268 451 unidades (255 683 em 2017) um crescimento de 4,75%. A quebra do lucro operacional deve-se aos investimentos na eletrificação. O Macan foi o modelo mais vendido (93 953 unidades), seguido do Cayenne (79 111 unidades) e do 911 (36 236 unidades).
Finalmente, a Lamborghini, gerida pela Audi tem os seus lucros unidos com os da marca de Ingolstadt, pelo que não há cifras sobre valores e margem de lucro operacional. O modelo mais vendido é, sem surpresa, o Urus com 2562 unidades, seguido do Huracan (1669 unidades) e do Huracan Spyder (1121 carros), para um total de 6571 unidades (4056 em 2017), um crescimento de 38,27%.
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