Goodyear apresenta pneu “voador” em Genebra
Chama-se Goodyear Aero e é um pneu com duas funcionalidades: por um lado permite-nos conduzir em estrada, como os pneus de hoje em dia; por outro funciona como uma hélice para permitir aos automóveis voarem no futuro.
Numa explicação detalhada e técnica, em comunicado a marca
apresenta as várias características do pneu:
“Design Multimodal: O
AERO é um conceito multimodal de rotor de inclinação. Servindo como um trem
motriz, para transferir e absorver forças para e a partir da estrada, numa
orientação tradicional, e como um sistema de propulsão de avião, para
proporcionar uma elevação, noutra orientação. Aplicado a veículos capazes de o
fazer, o AERO daria aos futuros passageiros a liberdade de se moverem da
estrada para o céu.
Estrutura não
pneumática: Os braços do protótipo proporcionam o apoio para suportar
o peso do veículo, ou atuam como lâminas de ventilador, para proporcionar
elevação quando o pneu esteja inclinado. Este pneu sem ar único utiliza uma
estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer os
impactos quando se conduz em estrada, e suficientemente resistente para girar
às elevadas velocidades necessárias para que os rotores criem uma elevação
vertical.
Propulsão magnética: O
protótipo AERO utilizaria a força magnética para proporcionar propulsão sem
fricção. Tal permitiria alcançar as elevadas velocidades de rotação necessárias
para conduzir o veículo no solo, e, quando a roda estivesse inclinada, para
levantar um veículo no ar e propulsioná-lo para a frente.
Deteção ótica: O
AERO faz uso de sensores de fibra ótica baseados em luz para monitorizar as
condições da estrada, o desgaste do pneu e a respetiva integridade estrutural.
Inteligência
Artificial: O protótipo também inclui um processador de I.A.
integrado, destinado a combinar a informação dos sensores do pneu com os dados
das comunicações veículo-veículo e veículo-infraestrutura. O processador de
I.A. analisa estes fluxos de dados para recomendar uma determinada ação
(permitir que um veículo se adapte a um modo de voo ou condução), e identificar
e resolver eventuais problemas relacionados com os pneus antes que estes
ocorram.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários