Polestar 2 é rival do Tesla Model 3 e tem um preço base de 39.900€
A marca elétrica da Volvo acaba de revelar o novo Polestar 2, modelo que tem como alvo o Tesla Model 3.
“O primeiro carro elétrico que estará no mercado para competir diretamente com o Tesla Model 3.” É assim que a Polestar anuncia o novo modelo, uma berlina de cinco portas que bebe inspiração no mais caro Polestar 1 e em modelos como o Volvo S90.
A grande novidade é que a Polestar anuncia um preço base de 39.900 euros. Mas não fique muito entusiasmado, pois a marca sueca vai dar prioridade à uma versão mais bem equipada que custa 59.900 euros. Uma estratégia igualzinha à da Tesla, que anunciou um preço de acesso baixo, mas que não produziu nem um carro desses, optando por concentrar esforços na versão mais cara.
A base do Polestar 2 é a CMA (Compact Modular Architecture) criada pela Volvo e que é partilhada com o Lynk&Co 01 e o Volvo XC40. O modelo tem dois motores elétricos, um em cada eixo para oferecer tração integral, e um pacote de baterias com 27 módulos e uma capacidade de 78 kWh, colocado no fundo do carro. O pacote de baterias, reclama a Polestar, contribui para a rigidez do chassis e ajuda a reduzir o ruído vindo da estrada, faze a um chassis tradicional, em 3,7 dB.
Contas feitas, o Polestar 2 tem 408 CV e 606 Nm de binário, uma autonomia de 500 quilómetros (segundo o protocolo WLTP) e é capaz de ir dos 0-100 km/h em menos de cinco segundos. Estas cifras são para o modelo mais caro, desconhecendo-se se a Polestar vai reduzir as especificações da versão mais barata.
Olhando para o interior, vislumbra-se inspiração nos modelos da Volvo e muitas peças são comuns, começando logo pelo volante, onde o logótipo da Polestar não disfarça a origem. Já o sistema de info entretenimento é proprietário e exibe um sistema operativo Android totalmente inovador. Aliás, o Polestar 2 é o primeiro modelo a utilizar este sistema da Google que oferece uma série de serviços como o Google Assistant, Google Maps, Google Play Store e diversas aplicações dedicadas aos modelos elétricos. Tudo isto controlado por um ecrã de 11 polegadas sensível ao toque. Poderá usar o seu smartphone como chave do carro e utilizá-lo para interação com o veículo. O Polestar herda dos modelos Volvo todas as tecnologias de ajuda à condução e proteção dos utilizadores, como o sistema Pilot Assist de condução semi autónoma. O modelo também segue a tendência e tem um interior “vegan” amigo do ambiente. As pré-encomendas já estão abertas no sítio de internet da Polestar e o carro pode ser encomendado online, apesar da produção começar, apenas, nas primeiras semanas de 2020, na China.
0 comentários