Skoda Kamiq acaba de ser revelado
Pensado para as famílias urbanas, o Kamiq junta-se ao Karoq e ao Kodiaq para completar a família de SUV da Skoda.
A casa checa reclama para o Kamiq a liderança no segmento em termos de habitabilidade e na oferta de equipamento e tecnologia, posicionando-se como rival do Nissan Juke, Renault Captur e Peugeot 2008. Situado abaixo do Karoq, o Kamiq tem por base o Vision X, protótipo apresentado há exatamente um ano no Salão de Genebra, o mesmo palco que servirá para a apresentação oficial do novo modelo.
O novo Kamiq é o primeiro carro lançado pela Skoda debaixo da influência do novo responsável pelo estilo da casa de Mlada Boleslav, Oliver Stefani. Por isso mesmo, há algumas diferenças no desenho do Kamiq, pese embora serem evidentes as influências dos “irmãos” mais velhos Karoq e Kodiaq. Até para dar um certo ar de família à gama SUV da Skoda. Já o nome do novo modelo significa algo em que nos sentimos confortáveis em qualquer situação e que carácter próprio. Pois…
Destaca-se no Kamiq a grelha rodeada de um friso cromado que faz ligação com as luzes LED diurnas e a implementação dos faróis mais abaixo incluindo no mesmo grupo os indicadores de mudança de direção com animação. Atrás, a tampa da mala tem um desenho ligeiramente diferente dos seus irmãos, com o nome da marca a surgir em letras e não com o símbolo da Skoda.
Segundo a Skoda, o Kamiq só existirá com tração às rodas da frente – a plataforma MQB A0 a isso obrigada – mas de acordo com o responsável pelo projeto, Emil Nokolov, o novo SUV terá uma dinâmica desportiva e para isso estará disponível com o “Sport Chassis Control” que rebaixa o carro 10 mm e oferece amortecedores com amortecimento ajustável.
No que toca aos motores, o Kamiq terá uma gama muito convencional: três blocos a gasolina e um diesel. Ao 1.0 TSI com 95 e 115 CV e um 1.5 TSI com 150 CV, junta-se o 1.6 TDI com 115 CV. Todos podem ser emparelhados com caixa manual de seis velocidades ou DSG com sete marchas.
Como referimos acima, a Skoda reclama a maior habitabilidade do segmento, num carro que tem 4241 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2651 mm. Ora, tendo a mesma base, por exemplo que o Seat Arona, o Kamiq consegue ser mais comprido 85 mm e ter mais 85 mm na distância entre eixos. Isto prova a adaptabilidade da plataforma MQB A0 e a preocupação, habitual, da Skoda com a habitabilidade. Com esta maximização de dimensões e do espaço interior, a marca checa vai mais longe e reclama para o Kamiq um espaço para as pernas no banco traseiro maior que no Octavia e que no Karoq! Já a bagageira oferece 400 litros de capacidade (que podem chegar a 1395 litros com o rebatimento do banco), fazendo aqui jogo igual com o Arona da Seat. O Skoda tem abertura elétrica da bagageira.
O interior do Kamiq mostra uma disposição e um estilo muito semelhante ao do Scala, destacando-se o ecrã de 9,2 polegadas flutuante e o painel de instrumentos virtual projetado num ecrã de 10,25 polegadas. São oferecidas três cores ambientes, as saídas de ar do sistema de climatização foram reposicionadas e a Skoda continua a fazer valer o “Simply Clever” com vários detalhes (são mais de 20 dizem os checos) já conhecidos e um ou outra novidade como a lanterna LED recarregável colocada na bagageira.
A conectividade será uma realidade permanente dentro do Kamiq, pois o carro tem ligação à internet. Outras novidades são a utilização de uma aplicação para comunicar remotamente com o carro, juntando-se a vários equipamentos de segurança como o “Park Assist”, o avisador de transposição involuntária da faixa de rodagem, a câmara de visão traseira, enfim, aquilo que hoje começa a comum em todos os veículos.
O novo Skoda Kamiq deverá estar à venda no segundo semestre deste ano, desconhecendo-se a gama e os preços para Portugal.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários