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Salão de Detroit: Shelby GT500 é o Ford Mustang mais veloz de sempre

By on 15 Janeiro, 2019

O V8 5.2 litros sobrealimentado com um compressor e 710 CV, instalado no Ford Mustang Shelby GT500, torna-o no Mustang mais veloz de sempre.

Impressiona este Shelby GT500, de regresso ao catalogo americano da Ford depois de o ter guardado na prateleira em 2015. Nesta reencarnação, torna-se no Mustang, legalizado para andar em estrada, mais veloz de sempre. O motor V8 de 5.2 litros com 710 CV, mais que duplica o valor de potência do primeiro Mustang V8, lançado em 1967. Mas muita coisa mudou desde essa data.

O V8 é sobrealimentado com um compressor e está ligado a uma caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades, desenvolvida pela equipa da Ford Performance que cuida do GT. A potência chega do V8 às rodas traseiras através de um veio de transmissão feito em fibra de carbono, com a Ford a dizer que a aceleração 0-100 km/h rondará os 3 segundos e que fará o 0-400 metros em menos de 11 segundos.

E a Ford Performance assegura que o Mustang Shelby GT500 é um carro capaz de andar em pista e lidar com toda esta potência. Isto porque os homens da divisão desportiva da marca da oval azul mexeram na geometria da suspensão, molas de suspensão mais leves, uma nova definição da assistência da direção e uns travões á altura, vindos da Brembo. Com a particularidade dos discos da frente terem 420 mm, “mordidos” por generosas maxilas com seis pistões, o que configura o maior conjunto de travagem utilizado por um desportivo americano. Pudera, estamos a falar de um conjunto mais próximo da competição que dos carros de estrada.

Quanto ao estilo, a frente foi muito alterada com a grelha a ficar muito, mas mesmo muito maior, mas desenhada juntamente com o para choques, para gerar maior força descendente. Para completar este “ramalhete” o Shelby GT500 está equipado com pneus Michelin Pilot Sport 4S, mas há um pacote para pista com peças em fibra de carbono que oferece, também, os pneus Michelin Pilot Sport Cup2 em jantes de 20 polegadas. A asa traseira é regulável e os bacos traseiros desaparecem.

O interior do GT500 é quase igual ao do GT350, mas há novidades. Um painel de instrumentos em carbono, bancos Recaro com passagem para cintos de segurança de competição, sistema Sync3 com sistema de som Bang&Olufson. O Ford Mustang Shelby GT500 será o topo de gama Mustang e não deverá ser comercializado na Europa.

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