Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

Salão de Detroit: Subaru lançou o Impreza mais potente de sempre… para americano comprar

By on 15 Janeiro, 2019

Todos recordam, certamente, com saudade o Subaru Impreza. Desapareceu do mercado europeu vítima de várias coisas e do mercado português porque ficou sem importador. Nos Estados Unidos da América, no Salão de Detroit, a cassa japonesa acaba de apresentar o Impreza mais potente de sempre.

Curiosamente, é o primeiro modelo STI S que é comercializado nos EUA e logo em exclusivo. O novo carro chama-se STI S209 e sucede ao S201 lançado em 2000 e ao S208, revelado em 2018, ambos exclusivos do mercado japonês.

O Impresa STI S209 foi desenvolvido pela Subaru Tecnica International, o braço desportivo da marca japonesa e bebe inspiração no Impreza WRX STI que participou nas 24 Horas do Nurburgring, conquistando a vitória na classe SP3T, em 2018.

O motor é uma versão muito alterada do “boxer” de quatro cilindros EJ25 com 2.5 litros, equipado com um enorme turbo HKS, suficiente para debitar 341 CV. A única cifra além da potência do motor que a Subaru divulgou é que o motor tem mais 10 por cento de binário a médios regimes (3600 rpm). Utiliza uma caixa de seis velocidades e tem tração integral Subaru Symmetrical All Wheel Drive.

Os diferenciais autoblocantes dianteiro e traseiro são novos e um diferencial central junta-se a um sistema de vectorização de binário. As alterações a nível aerodinâmico permitem que, em curva, haja cerca de 1G adicional de aderência lateral.

Só existem 200 unidades, pintadas de branco ou com o azul Subaru, tejadilho em carbono e jantes de liga leve específicas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)