Aqui está ele, o Toyota Supra GR rival do Porsche 718 Cayman
O AUTOMAIS já lhe revelou (quase) tudo sobre o modelo que regressa ao mercado 17 anos depois de ter sido arrumado na prateleira das recordações, mas agora aqui ficam todas as informações, fotos e vídeo.
“É um desportivo na sua forma mais pura.” É assim que a Toyota define o Supra feito em colaboração com a BMW e de onde já nasceu o roadster Z4. Rival assumido do Porsche 718 Cayman, o Supra foi desenvolvido pela divisão desportiva da Toyota, a Gazoo Racing. Utiliza o mesmo motor 3.0 litros com seis cilindros em linha do Z4, aqui com 340 CV, ou seja, menos 47 CV que o Z4 M40i e um binário de 494 Nm, menos 6 Nm que o BMW. A caixa automática de 8 velocidades também é de origem BMW.
Contas feitas, o Supra tem mais binário 70,5 Nm de binário que o 718 Cayman, reclamando o motor do Toyota um regime mais favorável para a entrega do binário, entre as 1600 e as 4500 rpm. Já no que toca à potência, o Supra tem menos 10 CV que o Porsche.
O Supra surge no mercado exatamente cinco anos depois da Toyota ter revelado o protótipo FT-1 Concept que, desde logo, ficou ligado a um possível regresso do Supra, desaparecido do mercado em 2002.
Foi um longo período de gestação que desaguou nesta quinta geração do Supra, cujo estilo tem clara inspiração naquele protótipo, exibindo, assim, uma aparência muito musculada com cavas das rodas amplas, linhas sensuais e uma frente agressiva com amplas entradas de ar. O longo capô e o tejadilho em bolha, lembram o famoso Toyota 2000GT dos anos 60, enquanto que os conhecedores vão reconhecer a frente e a traseira como uma espécie de homenagem à quarta geração do Supra. A Toyota diz que as formas do Supra estão no limite daquilo que é admissível para um automóvel de produção em série.
Já no interior, até parece que entramos dentro de um BMW, tal a quantidade de peças oriundas do Z4. Basta olhar para as fotos e ver que na consola central, na alavanca da caixa, no ecrã do sistema de info entretenimento, enfim, no sistema de climatização. Tivesse a Toyota escolhido outro caminho e aproximado o Supra do protótipo FT-1 Concept e “outro galo cantaria”. Ainda assim, a Toyota diz que o interior foi inspirado pelos monovolumes com tudo desenhado para maximizar a visibilidade. O painel de instrumentos é digital e é exibido num ecrã de 8,8 polegadas, exatamente o mesmo tamanho que o ecrã que encima a consola central. Os bancos são forrados em pele e Alcantara. A bagageira tem 290 litros, mais 9 litros que o BMW Z4. O Supra estará disponível com dois níveis de equipamento: Active e Premium. O segundo é mais refinado, recebendo bancos totalmente forrados em pele, sistema de som JBL com 12 altifalantes, um “head up display” e carregamento sem fios para smartphone.
Haverá uma série especial A90 Edition, com 90 unidades pintadas de cinzento mate (Storm Grey), jantes de liga leve pretas e interior totalmente em pele.
O Toyota Supra tem uma distância entre eixos de 2470 mm (comparando com o GT86 é mais curto face aos 2570 mm deste) com via dianteira de 1594 mm e traseira de 1589 mm, com uma largura total de 1854 mm. O chassis exibe suspensões McPherson na frente e eixo multibraços na traseira e tem jantes de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Super Sport (mais largos atrás que á frente) e travões Brembo com maxilas de quatro cilindros na frente.
O Toyota Supra GR vai ser produzido na fábrica de Graz, na Áustria, lado a lado com o BMW Z4, sendo que para o Velho Continente, o Supra chegará no Verão limitado a 900 unidades. O número de carros disponível para o mercado português e os preços aonda não são conhecidos.
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