Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Mazda 3 oferece inovador motor de combustão interna

By on 29 Novembro, 2018

O AUTOMAIS já lhe tinha revelado os detalhes sobre o novo motor que será a vedeta do novo Mazda 3, acabado de ser revelado no Salão de Los Angeles.

A Mazda promete que este motor a gasolina será uma dramática evolução nos motores de combustão interna e para o modelo 3, trouxe mais novidades debaixo do programa Skyactiv Vehicle Architecture.

O Mazda 3 entra na sua quarta geração, com duas versões (4 e 5 portas) e um estilo que bebe inspiração na nova linguagem de estilo da casa japonesa revelado pelo Vision Coupé, mostrado o ano passado.

A Skyactiv Vehicle Architecture oferece bancos que foram desenhados para manter a curvatura natural da coluna vertebral, uma estrutura em anel que aumenta a rigidez e melhora os níveis de ruído, vibrações e aspereza, entre outras coisas. Estas tecnologias fazem parte do Mazda Premium que tem como objetivo encaminhar a marca para se alinhar com as marcas Premium tradicionais.

Porém, numa gama que deixa de ter motores diesel, o destaque é o motor Skyactiv X que é absolutamente revolucionário, dando nova vida ao motor de combustão interna a gasolina. Com uma cilindrada de 2.0 litros, exibirá, reclama a Mazda, uma redução de 20% no consumo em condições reais. Esta eficiência não terá consequências na resposta, nas performances e na linearidade de resposta.

O motor Skyactiv-X é auxiliado pela tecnologia de 24 volts que oferece um híbrido “mild” onde o motor de arranque funciona como motor elétrico que auxilia o bloco térmico. Do mesmo pacote fará parte do Mazda i-Activ AWD, sistema de tração integral com vectorização de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, permitindo que haja uma melhor resposta ao condutor.

Uma vez mais, a Mazda focou-se na simplicidade e na ergonomia no que toca a interior, assegurando-se que a posição de condução seja a melhor, mantendo uma boa visibilidade e o minimalismo típico da casa japonesa. O sistema de info entretenimento tem um ecrã de 8,8 polegadas, foi redesenhado para ser mais intuitivo na utilização. O carro estará à venda na próxima Primavera.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)