Aqui está o Aston Martin DBX, o primeiro SUV da marca britânica
Está confirmado: o primeiro SUV da casa de Gaydon chamar-se-á DBX, não terá muito a ver com o protótipo DBX revelado em 2015 e foi revelado em fotos sugestivas.
As fotos que mostramos de um protótipo conduzido pelo engenheiro chefe da Aston Martin, Matt Becker, atirado para os troços de terra do Rali de Gales, são oficiais e mostram um pouco do que será o primeiro SUV da Aston Martin. Como referimos, o modelo de produção é mais convencional, com cinco portas e maior volumetria que o protótipo exibido em 2015 e o nome ficará DBX e não Varekai, como chegou a ser aventado.
Este será um dos modelos mais importantes na estratégia de recuperação desenhada por Andy Palmer, o CEO da Aston Martin. Além disso, será o primeiro modelo sob a batuta de Palmer que não vem substituir algum modelo da gama, entrando num mercado rentável que continua a crescer.
O primeiro SUV será, também, o primeiro Aston Matrtin a ser produzido na nova fábrica construída no Pais de Gales, em St Athan. O ciclo de vida do CBX já está, totalmente, desenhado, com o primeiro SUV da casa britânica a estrear a tecnologia híbrida. Para lá disso, Andy Palmer deseja que o DBX seja uma arma poderosa no sentido de seduzir mais mulheres para a Aston Martin.
No que toca à parte técnica, o DBX tem como base a mesma plataforma que será usada no Lagonda, modelo que será lançado em 2021 e que recupera um carro famoso dentro da Aston Martin, não pelas suas qualidades, mas pelo estilo dramático que exibia. A diferença é que o Lagonda será o primeiro modelo totalmente elétrico, o DBX só bem mais tarde oferecerá a tal versão híbrida (vindo da Mercedes) e uma variante totalmente elétrica. A vida do DBX começa com um V8 de origem Mercedes e com o V12 da Aston Martin, sendo que a Mercedes também irá fornecer a arquitetura elétrica.
O estilo do DBX não é totalmente visível nestas imagens, cortesia da camuflagem e da lama dos pisos dos troços do Rali de Gales. Continua esguio e com a frente típica da Aston Martin, tem cinco portas e exibe uma linha de cintura elevada. O modelo terá capacidade para andar fora de estrada e a Aston Martin teve de desenhar um programa de testes inédito na casa de Gaydon, que passou pelo Circulo Polar Ártico, pelos desertos do Médio Oriente, nas autoestradas alemãs e, claro, pelo Nurburgring, já que a Aston Martin quer que o carro seja eficaz fora de estrada, mas honrando a performance em estrada que estabeleceu a reputação da casa britânica.
0 comentários