Quer saber como será o novo Renault Clio?
Faltam poucos meses para que a Renault comercialize a quinta geração do Clio e com a ajuda dos nossos colegas da publicação francesa “L’Argus” e as ilustrações de Didier Ric, mostramos-lhe como será o novo Clio.
Começa tudo com uma nova plataforma, novos motores, versões híbridas, interior com mais tecnologia e, até, uma versão com condução parcialmente autónoma. Não conhecendo uma revolução no estilo, o Clio prepara-se para prolongar o seu caminho de sucesso.
Se é verdade que a Renault não revelou o modelo no Salão de Paris, também é verdade que a nova motorização híbrida que será usada a partir de 2020, foi apresentada na cidade Luz.
O interior do Clio terá mais tecnologia e, sobretudo, terá mais qualidade, uma das queixas mais fortes feitas ao habitáculo do Clio. Os protótipos TreZor de 2016 e Symbioz de 2017, revelaram alguma coisa. O destaque será um generoso ecrã sensível ao toque e capacitivo e o RLink 2 da Renault vai dar lugar a um sistema muito mais desenvolvido e potente, baseado na nuvem da Aliança cujo sistema se chama “Alliance Connected Cloud” que permitirá atualizações via internet sem recurso à oficina.
A utilização da nova plataforma permitirá aumentar a bagageira ara lá dos 300 litros, embora o Clio vá ser ligeiramente mais pequeno que o atual modelo.
Além do sistema “E-Tech” híbrido, o Clio oferecerá o motor 1.0 SCe com 78 CV e o 1.3 TCe com 130 CV (estreado no Scénic). Deste bloco de quatro cilindros será desenvolvido um novo tricilindrico com 1.0 litros (1.0 TCe) com 100 CV que tomará o lugar do atual 0.9 TCe de 90 CV. Como se esperava, a oferta diesel será reduzida e o 1.5 Blue dCi com versões de 85 e 115 CV, será a única variante diesel. Contará com AdBlue.
Outra novidade será o aparecimento, pela primeira vez na gama Renault, de um sistema de condução autónomo de nível 2, ou seja, controlo da direção e da velocidade em simultâneo sem intervenção do condutor durante breves momentos (menos de 60 segundos), tendo a capacidade de manter o carro dentro da faixa e travar de forma autónoma, reagir a avisos, virar e pode mudar a velocidade do veículo, mas o condutor é que terá sempre a tarefa de conduzir e prestar atenção á estrada. Com este sistema, a Renault pode oferecer o estacionamento autónomo.
O Clio 5 não terá versão carrinha, ficando o Captur com a missão de substituir esse modelo, já que a nova geração do SUV da Renault aumentará de dimensões dos 4,12 para os 4,22 metros.
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