Porsche 959 Paris Dakar vendido por 5.2 milhões de euros
Foram feitos apenas seis, tinha como estimativa de venda um valor em redor dos 2.6 milhões de euros, mas no final alguém arrematou este 959 Paris-Dakar no leilão dos 70 Anos da Porsche, feito pela RM Sotheby’s, por esmagadores 5.2 milhões de euros.
O Porsche 959 era uma montra tecnológica que foi criado para competir nos ralis sob o regulamento do Grupo B. Cumprindo o regulamento, a casa de Weissach construiu 200 unidades de estrada e homologou o carro. Desafortunadamente, a FIA acabou com o Grupo B depois dos acidentes em Portugal (de Joaquim Santos) e a morte de Henri Toivonen na Córsega em 1986 (já no ano anterior em 1985 tinha falecido Attilio Bettega, também na Córsega, ao volante de um Lancia 037). Não foi nada de deveras preocupante para a Porsche que tinha deixado claro que perante os custos de fazer uma temporada inteira no Mundial de Ralis, preferia outra disciplina.
A verdade é que inscreveu um 961 (a versão de pista do 959) nas 24 Horas de Le Mans de 1986 (terminou em 7º da geral e primeiro da classe com René Metge e Claude Ballot Lena ao volante), depois de René Metge ter levado o 959 à vitória no Paris Dakar.
Curiosamente, o carro exibia a mesma suspensão ajustável e a tração integral do carro de série (o interior também tinha muitas semelhanças ao carro de estrada) mas o motor não era o sofisticado “boxer” biturbo do carro de estrada, mas sim o fiável “boxer” atmosférico com 3.2 litros do 911 Carrera.
O modelo agora vendido em leilão, é uma das unidades que participou em 1985 na prova, não tendo a felicidade de a terminar, abandonando com uma rutura numa tubagem de óleo, depois de ganhar duas etapas. Fez apenas essa prova, foi vendido a um colecionador que, agora, o decidiu colocar à venda.
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