Condução autónoma: será o futuro assim?
Este vídeo prova que a condução autónoma ainda está longe, mas, ao mesmo tempo, muito perto. Este Ford empregue pela Domino’s Pizza para entregar pizzas sem intervenção humana é um vislumbre do futuro.
Esta colaboração entre a famosa marca de pizzas e a Ford começou há um ano e tinha como ponto de partida, exatamente, permitir que os clientes fizessem o pedido online e a encomenda lhes fosse entregue por um veículo sem condutor.
Outro objetivo deste projeto era avaliar a reação dos utilizadores face á tecnologia e no que toca á interação com o veículo ao invés do convencional entregador de pizzas. Afinal, com o carro autónomo, a pizza não ia, diretamente, à porta de casa, mas o cliente teria de sair para buscar a sai encomenda.,
Numa primeira fase, a Domino’s Pizza enviava o Ford Fusion à casa das pessoas numa área limitada e com um engenheiro da Ford sentado ao volante para o que desse e viesse. Chegaram a estar dentro do carro mais que duas pessoas, recolhendo dados das viagens e da reação das pessoas.
Porém, o projeto já parece estar numa outra fase, como prova este vídeo. O carro é enviado, sozinho – embora no vídeo não seja percetível se está alguém ao volante ou dentro do veículo – tem um ecrã exterior que funciona como desbloqueio do vidro que depois de inserido o código enviado, faz a entrega da pizza. Concluída a operação, o sistema agradece, diz adeus e avisa que vai fechar o vidro e seguir viagem.
Como se percebe no vídeo, o carro ainda tem muitas antenas no exterior e só circula numa área pré-determinada. Ou seja, 2020 é capaz de ser um horizonte demasiado próximo para termos carros totalmente autónomos à venda. Mas a tecnologia está cada vez mais madura e o vislumbre do futuro está aqui, neste vídeo de 2019!
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários