Renault lança megaprojeto “Advanced Battery Storage”
Com capacidade, no futuro, para 60 MhW, este armazenamento de baterias de veículos elétricos é a primeira resposta ao que fazer após a vida útil das baterias se esgotar num automóvel.
A visão do Grupo Renault é clara: depois de esgotadas as suas capacidades para funcionar num veículo, as baterias têm de ser valorizadas e, até agora, a reciclagem não era a solução perfeita, até porque saídas dos automóveis, estas baterias ainda possuem muito “sumo”.
O que o Grupo Renault quer fazer é pegar em instalações fabris e armazenar estas baterias de forma a que possam armazenar até ao equivalente a uma cidade com cinco mil lares. Já no inicio de 2019, a Renault vai criar instalações nas unidades de produção Renault em Douai e Cléon, em França, e numa antiga fabrica de carvão na Renânia do Norte Westphalia, Alemanha. A capacidade de armazenamento será até 2 mil baterias de automóvel elétrico com uma capacidade de 60 MhW.
Com este projeto, a Renault quer oferecer às baterias já usadas uma segunda vida que possa ajudar a aumentar a quota de energias alternativas. Com estas estações com capacidade para quase 70 Mwh, fica estabelecido o equilíbrio entre a oferta e a procura de energia na rede elétrica, mantendo uma constância no serviço mesmo que a fonte de produção principal tenha uma falha.
“O sistema ‘Advanced Battery Storage’ terá a possibilidade de libertar ou absorver, quase instantaneamente, uma potência de 70 MW. A potência e a capacidade desta solução permitirão responder, eficazmente, à maioria das solicitações da rede elétrica”, afirmou Nicolas Schottey, diretor do programa de New Business Energie do Grupo Renault.
Para este projeto, o Grupo Renault contou com a parceria de la Banque des Territoires, o grupo japonês Mitsui, Demeter, através do Fundo de Modernização Ecológica dos Transportes, e a The Mobility House.Pode saber mais sobre o envolvimento da Renault nesta área de negócio, clicando aqui.
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