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Apresentação: novo Audi Q8

By on 21 Setembro, 2018

Audi Q8

Nova pérola

O universo SUV da Audi ganhou este ano mais um nome, chama-se Q8 e já chegou ao mercado nacional. Apresentamo-lo em seguida

Texto: André Duarte ([email protected])

“Bem-vindos à 8ª dimensão”. É deste modo que a marca alemã dá a conhecer a sua nova proposta de topo. Um modelo que a Audi enaltece pelas suas linhas e dinâmica desportiva, como se de um coupé se tratasse, luxo e capacidades Off-Road.

O novo Q8 está já disponível em Portugal, apenas com uma única linha de equipamento, tudo o mais será obtido em opcionais, e um único motor, o bloco 3.0 TDI. O veículo surge com a sigla 50 TDI. Para já apenas na versão de 286 cv. A partir de março de 2019 o Q8 terá também uma opção com 231 cv e em julho do próximo ano chegará a sua versão mais sugestiva, SQ8, com 435 cv. O modelo tem tração integral permanente quattro e caixa automática tiptronic de 8 velocidades com conversor de binário. O preço é de 110.000€. No nosso país a Audi espera comercializar 60 unidades por ano.

Exterior 

O Q8 partilha a plataforma do irmão Q7, mas não as medidas. Em relação a este, é 66 mm mais curto (4,98m), 27 mm mais largo (1,99m) e 38 mm mais baixo (1,70m). Esteticamente alia uma aspeto robusto a um estilo coupé. A frente conta com a conhecida grelha Singleframe em desenho octogonal, spoiler dianteiro e entradas de ar contornadas. Sobressai a sua fluida fisionomia de tejadilho que termina nos pilares D e cavas das rodas, estas alargadas numa alusão ao Audi quattro. As portas sem moldura constituem também um grande atributo visual. De série conta com faróis LED e em opção HD Matrix LED. Nota também para a assinatura tridimensional na dianteira e traseira.

Interior

O habitáculo é espaçoso e acima de tudo marcado por uma sensação futurista. Um design simples e minimalista associado a uma quase total digitalização do interior, sendo escassos os botões existentes, por todas as funcionalidades passarem pelos dois ecrãs digitais na consola central. Um de 10,1 polegadas (superior) e outro de 8,6 (inferior), ambos de série. Já o Audi virtual cockpit conta com um ecrã de 12,3 polegadas a que podemos aceder através do volante multifunções. Os bancos desportivos S recebem bem o corpo e têm opção de ventilação e massagens. Apesar das linhas de estilo coupé, o espaço interior não sai penalizado, permitindo acomodar facilmente dois adultos atrás, e apesar de haver lugar para três, é o primeiro número o mais recomendável.

A bagageira, com tampa com abertura e fecho elétrico de série, tem 605l e estende-se aos 1755l com os bancos rebatidos. Nesta encontra-se um botão que permite a suspensão traseira baixar em 65 mm para facilitar a colocação de bagagem.

Componentes mecânicos

De série equipa uma direção progressiva e suspensão com controlo de amortecimento (CDC) que proporciona uma altura ao solo de 220 mm. Em opcional a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado (que inclui os modos Comfort e Sport) tem uma amplitude de regulação de 90 mm (entre o mínimo e o máximo de regulação) e permite-nos ter uma altura máxima ao solo de 254 mm. Há cinco opções de altura, das quais destacamos: lift/offroad (carroçaria sobe 55 mm até uma velocidade máxima de 35 km/h) – permite-nos explorar o Q8 em pisos fora de estrada com maior à vontade; allroad (carroçaria sobe 25 mm até uma velocidade máxima de 80 km/h) – mantém a tónica do modo anterior, mas possibilitando uma condução mais viva; dynamic (a carroçaria desce em 40 mm) – para uma condução performante em estrada. Há ainda uma outra versão desta suspensão, com uma taragem direcionada para uma condução mais desportiva. Os modos de condução são sete, entre eles um offroad, no qual a caixa de velocidades assume uma parametrização específica.

O Q8 conta também com um diferencial central mecânico que gere o binário entre os eixos. A proporção base é de 40:60 (eixos dianteiro/traseiro), sendo possível transferir maior percentagem para o eixo traseiro em caso de necessidade de tração. Em opção pode optar-se por um eixo traseiro autodirecional que permite as rodas virarem até um máximo de 5 graus. Até aos 60 km/h as rodas traseiras viram no sentido inverso às dianteiras e a partir dessa velocidade os eixos, traseiro e dianteiro, funcionam em sintonia.

O novo Audi incorpora a tecnologia mild-hybrid (MHEV). Simplificando: o modelo equipa um sistema elétrico primário de 48 V que contempla uma bateria de iões de lítio e um alternador de arranque com correia. Esta tecnologia permite ao veículo poupar combustível (até 0,7l/100 km) de duas formas quando circulamos em roda livre: a primeira ao ser desligado o motor pelo sistema Start&Stop em velocidades abaixo dos 22 km/h; a segunda quando rodamos entre 55 e 165 km/h até um período máximo de 40s. O peso do Q8 em vazio, sem condutor, é de 2145 kg.

Equipamento

De série o novo Audi Q8 inclui: Audi connect emergency and service; Audi connect navigation and infotainement; Audi pre sense city; Audi virtual cockpit; câmara traseira de estacionamento; faróis LED; jantes de 19”; MMI de navegação Plus; hill descent control (atua até aos 30 km/h); suspensão com controlo de amortecimento; bancos dianteiros com regulação elétrica (inclui apoio lombar).

Entre os sistemas de assistência à condução, o maiores destaque vai para o active cruise control com capacidade para reconhecer autonomamente a alteração das linhas na faixa de rodagem e a elas se adaptar, como quando há linhas amarelas a alterar o tajeto, em caso de obras, por exemplo. Por outro lado, nota também para o engate de reboque com assistência de reboque.

Entre o equipamento opcional encontram-se: head-up display; cruise control adaptativo com assistente de trânsito e adaptive drive assist, incluindo emergency assist; chave Audi connect; Audi active lane assist; bancos dianteiros desportivos plus; sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D; sistema de calhas para a bagageira. Há ainda os pacotes de equipamento desportivo S line, exterior S line e Tech.

Nota final para a aplicação myAudi. Através do telemóvel permite-nos gerir a iluminação, transferir destinos para o sistema de navegação, música ou o calendário do telemóvel para o sistema MMI.

 

 

 

 

 

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