BMW X2 xDrive 20d – Ensaio Teste
BMW X2 xDrive 20d 190cv
Para surpreender
Para garantir uma oferta SUV completa, a BMW acrescentou à lista X o número 2, fazendo assim nascer o X2. A Portugal chegou em março e tivemos ocasião de o conhecer na proposta de topo, xDrive 20d
André Duarte
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Consumos / Comportamento Dinâmico / Resposta modo Sport / Design exterior
Conforto / Preço / Excesso de Equipamento Opcional
Exterior
O BMW X2 tem um design moderno e transmite uma compacta robustez. A frente tem personalidade e destaca-se pelas entradas de ar tripartidas. A lateral é a secção mais elegante do veículo, sobressaindo a fluidez das linhas, as saias laterais e o símbolo M na lateral dianteira e nos pilares C, assim como o spoiler que sai realçado desta perspetiva e que marca a secção traseira. Esta última com uma dupla saída de escape e o desenho dos faróis, que lhe dão um ar moderno.
O BMW X2 do presente ensaio tinha a linha de equipamento de topo, Desportiva M (6620€) que ao exterior adiciona detalhes muito sugestivos: JLL 716 M 19″ F/T:225/40R20 de raios duplos; pneus runflat; Pack aerodinâmico M (spoiler dianteiro específico M, spoiler traseiro e friso nas saias laterais); faróis adaptativos e luzes de nevoeiro LED, luzes de cortesia e fecho automático da bagageira. Resultado, a imagem ganha pontos.
Interior
No interior os detalhes da linha de equipamento Desportiva M também se fazem sentir. Ou seja, bancos dianteiros desportivos com pespontos azuis, volante e soleiras das portas M, painéis em alumínio e puxadores e uma faixa no tablier. A estes juntam-se os frisos em alumínio Hexagon com linha de realce em cromado com brilho pérola e o forro do teto antracite BMW Individual. Pormenores que dão um cunho mais desportivo a um carro que geneticamente não o é.
Já o espaço, se nos lugares dianteiros não compromete, atrás acaba por transmitir alguma sensação de encolhimento, sendo o ideal para duas ao invés das três pessoas disponíveis. A bagageira de 470l extende-se até aos 1355l com os bancos traseiros rebatidos.
O ecrã central no tablier permite-nos aceder às opções de conectividade e inforentretenimento. No caso da versão ensaiada contávamos com Navegação Plus (3000€): sistema de navegação com ecrã tátil de 8,8″ integrado, rádio, leitor de MP3, sintonizador duplo RDS e um painel de instrumentos com um visor TFT de 5,7″ de alta resolução; BMW Head-Up Display Full-Colour; ligação em rede USB e Bluetooth e com a função mãos-livres; mostragem de percursos rápidos e diretos através de vários países europeus. Também informações de trânisto em tempo real (165€) e conectividade com aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless (420€).
Equipamento
De série podemos contar com:
Assistente de estacionamento
Sistema de assistência em trânsito
Pernos de segurança
Monitorização da pressão dos pneus
Proteção ativa
Desativação do airbag passageiro frontal
Kit reparação de pneus
Pneus runflat
BMW Service inlusive 5 anos/100.000 km
eCall Inteligente
Pack de arrumação
Banco passageiro ajustável em altura
Volante desportivo em pele e multifunções
Pack aerodinâmico M
Hotspot WI-FI
Serviços Remote
BMW Head-Up Display
Serviços ConnectedDrive
Faróis de nevoeiro
Entre os opcionais destaque para:
Transmissão automática Steptronic (155€)
Teto de abrir elétrico panorâmico (1310€)
Vidros com proteção solar (370€)
Pack de espelhos interior e exterior (510€)
Sistema de som Hi-Fi (305€)
Informação de trânsito em tempo real (165€)
Conectividade aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless (420€)
Navegação Plus (3000€)
PDC sensores de estacionamento dianteiros/traseiros (840€)
Suspensão Adaptativa (525€)
Direção desportiva variável M (260€)
Serviços Concierge (259€)
Consumos
Pode não aparentar, mas o X2 xDrive 20d tem 1675 kg de peso. Fator que aliado à tração integral o torna propensamente gastador. Mas, na verdade, surpreende, quando uma condução dentro dos limites legais coloca os consumos na casa dos 6,4l. Nada excessivo. Não esquecer que são 190 cv.
Ao Volante
O BMW X2 é um modelo que apresenta sensações em conformidade com a sua imagem diferenciadora. Pelas suas proporções, é um SUV que pode ser o nosso aliado diário, mas com a versão xDrive 20d, revela-se algo mais que um bom companheiro.
Com 190 cv, tração integral xDrive e um binário máximo de 400 Nm disponível desde as 1750 rpm, o X2 rapidamente nos coloca a sorrir. São 7,7s dos 0 aos 100 km/h, registo a que não podemos ficar indiferentes. Ainda que o peso seja mais que aquele que possa aparentar, 1675 kg, a performance em estrada faz este parâmetro ser diluído em condução.
É justamente em termos dinâmicos que florescem mais as suas capacidades, com o comportamento, principalmente em curva, a ser talvez o seu maior trunfo. O chassis e a suspensão garantem-nos um modelo muito ágil, mesmo que abusemos e coloquemos o modo Sport e o DSC (controlo de estabilidade) OFF. A forma como nos permite abordar traçados sinuosos, mesmo com velocidades acima do aconselhável, transmite-nos estabilidade e segurança. As reações são perceptíveis e honestas, mesmo quando os pneus nos avisam dos limites pelo seu chiar, e fazem-nos ter confiança ao volante. A acompanhar este conjunto temos uma direção desportiva variável M que é uma mais valia, ao ser muito direta, e uns travões muito presentes, mesmo quando nos entusiasmamos mais. A caixa automática Steptronic de 8 velocidades (155€) é sempre uma boa aposta, possibilitando a troca no seletor, nas partilhas ou a vertente automática com a eficácia que lhe é reconhecida.
Nota menos apenas para o facto de em estrada o rolamento ser ligeiramente seco na absorção das irregularidades, mesmo que estas não sejam muito pronunciadas e o modo Comfort esteja selecionado, fruto dos pneus de baixo perfil da versão ensaiada, 225/40 R20, e de uma suspensão desportiva M talhada, naturalmente, mais para a performance que para o conforto. Posto isto, num modelo com um custo superior a 50 mil euros deveria ser melhor o equilíbrio.
Motor
O BMW X2 tem disponíveis blocos diesel e gasolina. No primeiro caso o motor 2.0l está disponível com potências de 150cv e de 190cv. A gasolina o motor disponível é de 1.5l a debitar 140cv. As linhas de equipamento disponíveis são três: Pack Desportivo M, Versão Advantage e Versão Desportiva M.
Balanço Final
O BMW X2 é um SUV ideal para uma utilização diária. Tem estilo e proporciona uma condução prazerosa, potenciada a todos os níveis nesta versão Desportiva M de topo, xDrive 20d. Apenas o preço base ligeiramente superior à concorrência e a ‘obrigatoriedade’ de recorrermos a alguns opcionais para o ‘compormos’ podem jogar contra. Mas uma vez ao volante, facilmente esquecemos esses ‘pormenores’…
Concorrentes
Audi Q2 Base 2.0 TDI quattro S tronic – 46.580€
Volvo XC40 D4 Momentum 190cv Geartronic 8 Vel. AWD – 52.147€
Ficha Técnica
Motor
Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha injeção direta, admissão variável, turbo de gepmetría variável, intercooler
Cilindrada (cm3) – 1995
Diâmetro x curso (mm) – 84,0 x 90,0
Taxa de compressão – 16,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 190/4000
Binário máximo (Nm/rpm) – 400/1750-2500
Transmissão e direcção – dianteira, transmissão automática Steptronic de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo Multibraços atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 7,7s
Velocidade máxima (km/h) – 221 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,3/5,4/4,7
Emissões de CO2 (g/km) – 121
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4360/1824/1526
Distância entre eixos (mm) – 2760
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1563/1562
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados
Peso (kg) – 1675
Capacidade da bagageira (l) – 470 até 1355 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 51
Pneus (fr/tr) – 225/40 R20
Mais/Menos
Mais
Consumos / Comportamento Dinâmico / Resposta modo Sport / Design exterior
Menos
Conforto / Preço / Excesso de Equipamento Opcional
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 70.244€
Preço da versão base (Euros): 54.840€
Exterior
O BMW X2 tem um design moderno e transmite uma compacta robustez. A frente tem personalidade e destaca-se pelas entradas de ar tripartidas. A lateral é a secção mais elegante do veículo, sobressaindo a fluidez das linhas, as saias laterais e o símbolo M na lateral dianteira e nos pilares C, assim como o spoiler que sai realçado desta perspetiva e que marca a secção traseira. Esta última com uma dupla saída de escape e o desenho dos faróis, que lhe dão um ar moderno.
O BMW X2 do presente ensaio tinha a linha de equipamento de topo, Desportiva M (6620€) que ao exterior adiciona detalhes muito sugestivos: JLL 716 M 19″ F/T:225/40R20 de raios duplos; pneus runflat; Pack aerodinâmico M (spoiler dianteiro específico M, spoiler traseiro e friso nas saias laterais); faróis adaptativos e luzes de nevoeiro LED, luzes de cortesia e fecho automático da bagageira. Resultado, a imagem ganha pontos.
Interior
No interior os detalhes da linha de equipamento Desportiva M também se fazem sentir. Ou seja, bancos dianteiros desportivos com pespontos azuis, volante e soleiras das portas M, painéis em alumínio e puxadores e uma faixa no tablier. A estes juntam-se os frisos em alumínio Hexagon com linha de realce em cromado com brilho pérola e o forro do teto antracite BMW Individual. Pormenores que dão um cunho mais desportivo a um carro que geneticamente não o é.
Já o espaço, se nos lugares dianteiros não compromete, atrás acaba por transmitir alguma sensação de encolhimento, sendo o ideal para duas ao invés das três pessoas disponíveis. A bagageira de 470l extende-se até aos 1355l com os bancos traseiros rebatidos.
O ecrã central no tablier permite-nos aceder às opções de conectividade e inforentretenimento. No caso da versão ensaiada contávamos com Navegação Plus (3000€): sistema de navegação com ecrã tátil de 8,8″ integrado, rádio, leitor de MP3, sintonizador duplo RDS e um painel de instrumentos com um visor TFT de 5,7″ de alta resolução; BMW Head-Up Display Full-Colour; ligação em rede USB e Bluetooth e com a função mãos-livres; mostragem de percursos rápidos e diretos através de vários países europeus. Também informações de trânisto em tempo real (165€) e conectividade com aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless (420€).
Equipamento
De série podemos contar com:
Assistente de estacionamento
Sistema de assistência em trânsito
Pernos de segurança
Monitorização da pressão dos pneus
Proteção ativa
Desativação do airbag passageiro frontal
Kit reparação de pneus
Pneus runflat
BMW Service inlusive 5 anos/100.000 km
eCall Inteligente
Pack de arrumação
Banco passageiro ajustável em altura
Volante desportivo em pele e multifunções
Pack aerodinâmico M
Hotspot WI-FI
Serviços Remote
BMW Head-Up Display
Serviços ConnectedDrive
Faróis de nevoeiro
Entre os opcionais destaque para:
Transmissão automática Steptronic (155€)
Teto de abrir elétrico panorâmico (1310€)
Vidros com proteção solar (370€)
Pack de espelhos interior e exterior (510€)
Sistema de som Hi-Fi (305€)
Informação de trânsito em tempo real (165€)
Conectividade aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless (420€)
Navegação Plus (3000€)
PDC sensores de estacionamento dianteiros/traseiros (840€)
Suspensão Adaptativa (525€)
Direção desportiva variável M (260€)
Serviços Concierge (259€)
Consumos
Pode não aparentar, mas o X2 xDrive 20d tem 1675 kg de peso. Fator que aliado à tração integral o torna propensamente gastador. Mas, na verdade, surpreende, quando uma condução dentro dos limites legais coloca os consumos na casa dos 6,4l. Nada excessivo. Não esquecer que são 190 cv.
Ao volante
O BMW X2 é um modelo que apresenta sensações em conformidade com a sua imagem diferenciadora. Pelas suas proporções, é um SUV que pode ser o nosso aliado diário, mas com a versão xDrive 20d, revela-se algo mais que um bom companheiro.
Com 190 cv, tração integral xDrive e um binário máximo de 400 Nm disponível desde as 1750 rpm, o X2 rapidamente nos coloca a sorrir. São 7,7s dos 0 aos 100 km/h, registo a que não podemos ficar indiferentes. Ainda que o peso seja mais que aquele que possa aparentar, 1675 kg, a performance em estrada faz este parâmetro ser diluído em condução.
É justamente em termos dinâmicos que florescem mais as suas capacidades, com o comportamento, principalmente em curva, a ser talvez o seu maior trunfo. O chassis e a suspensão garantem-nos um modelo muito ágil, mesmo que abusemos e coloquemos o modo Sport e o DSC (controlo de estabilidade) OFF. A forma como nos permite abordar traçados sinuosos, mesmo com velocidades acima do aconselhável, transmite-nos estabilidade e segurança. As reações são perceptíveis e honestas, mesmo quando os pneus nos avisam dos limites pelo seu chiar, e fazem-nos ter confiança ao volante. A acompanhar este conjunto temos uma direção desportiva variável M que é uma mais valia, ao ser muito direta, e uns travões muito presentes, mesmo quando nos entusiasmamos mais. A caixa automática Steptronic de 8 velocidades (155€) é sempre uma boa aposta, possibilitando a troca no seletor, nas partilhas ou a vertente automática com a eficácia que lhe é reconhecida.
Nota menos apenas para o facto de em estrada o rolamento ser ligeiramente seco na absorção das irregularidades, mesmo que estas não sejam muito pronunciadas e o modo Comfort esteja selecionado, fruto dos pneus de baixo perfil da versão ensaiada, 225/40 R20, e de uma suspensão desportiva M talhada, naturalmente, mais para a performance que para o conforto. Posto isto, num modelo com um custo superior a 50 mil euros deveria ser melhor o equilíbrio.
Concorrentes
Audi Q2 Base 2.0 TDI quattro S tronic – 46.580€
Volvo XC40 D4 Momentum 190cv Geartronic 8 Vel. AWD – 52.147€
Motor
O BMW X2 tem disponíveis blocos diesel e gasolina. No primeiro caso o motor 2.0l está disponível com potências de 150cv e de 190cv. A gasolina o motor disponível é de 1.5l a debitar 140cv. As linhas de equipamento disponíveis são três: Pack Desportivo M, Versão Advantage e Versão Desportiva M.
Balanço final
O BMW X2 é um SUV ideal para uma utilização diária. Tem estilo e proporciona uma condução prazerosa, potenciada a todos os níveis nesta versão Desportiva M de topo, xDrive 20d. Apenas o preço base ligeiramente superior à concorrência e a ‘obrigatoriedade’ de recorrermos a alguns opcionais para o ‘compormos’ podem jogar contra. Mas uma vez ao volante, facilmente esquecemos esses ‘pormenores’…
Consumos / Comportamento Dinâmico / Resposta modo Sport / Design exterior
MenosConforto / Preço / Excesso de Equipamento Opcional
Ficha técnica
Motor
Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha injeção direta, admissão variável, turbo de gepmetría variável, intercooler
Cilindrada (cm3) – 1995
Diâmetro x curso (mm) – 84,0 x 90,0
Taxa de compressão – 16,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 190/4000
Binário máximo (Nm/rpm) – 400/1750-2500
Transmissão e direcção – dianteira, transmissão automática Steptronic de 8 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo Multibraços atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 7,7s
Velocidade máxima (km/h) – 221 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,3/5,4/4,7
Emissões de CO2 (g/km) – 121
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4360/1824/1526
Distância entre eixos (mm) – 2760
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1563/1562
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados
Peso (kg) – 1675
Capacidade da bagageira (l) – 470 até 1355 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 51
Pneus (fr/tr) – 225/40 R20
Preço da versão base (Euros): 54.840€
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