Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 4 Motion – Ensaio Teste
Volkswagen Tiguan 2.0 4Motion 190 cv Highline
Peculiar
Se o T-Roc for pouco e o Touareg demais, o Tiguan é o modelo ideal para quem procure um SUV na oferta da Volkswagen. Experimentámos a versão diesel 2.0 com 190 cv e tração integral
Texto: André Duarte
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Espaço / Consumos / Comportamento em estrada / Tração integral 4Motion / Caixa DSG
Relação Peso-Potência / Resposta do Motor / Prestações Off-Road /Rigidez da Suspensão / Falta de modo Comfort
Exterior
Visualmente é um modelo que, pelas suas proporções, chama a atenção. As linhas retas e definidas marcam toda a carroçaria. A traseira marca pelo expressivo pára-choques em plástico, material que orna a zona inferior na lateral e cavas das rodas e confere um aspeto SUV ao Tiguan. Por outro lado, os frisos cromados são bonitos e elegantes e surgem nos rebordos dos vidros, pára-choques traseiro, na lateral nas portas e na grelha dianteira. A frente é imponente e destaca-se a grelha na zona inferior em plástico. É um conjunto visualmente atrativo.
Interior
O interior é sóbrio e semelhante aos demais modelos Volkswagen. Nele sobressaem as zonas em preto brilhante no painel de instrumentos e nas portas, assim como os frisos cromados.
O habitáculo é espaçoso tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Os bancos são confortáveis (à frente desportivos). Os espaços de arrumação são um dos destaques do habitáculo: portas, sob o apoio de braços, debaixo dos bancos (gavetas), tablier e no tejadilho, onde se fazem descobrir duas zonas de arrumação que servem para a colocação de óculos, por exemplo.
Atrás, as costas do lugar do meio fazem descobrir um lugar para dois copos, e as costas dos bancos dianteiros têm uma mesa de plástico com vários níveis de regulação, permitindo colocar livros, tablets ou telemóveis, mas também utilizar como mesa para comer. Os bancos traseiros rebatem na proporção 40:20:40.
Em termos de conectividade e infoentretenimento destaque para o rádio Composition Media que, de série, inclui oito altifalantes; leitor de cartões SD; banda de rádio AM/FM, portas AUX-IN e USB; bluetooth; ecrã tátil de 8, este último que conta com sensores de proximidade que aumentam e iluminam a zona do ecrã em que o dedo se aproxima para carregar.
Equipamento
O Volkswagen Tiguan 2.0 4Motion 190 cv inclui de série:
“Guide & Inform”, com duração de 3 anos
“Lane Assist” – Assistente de manutenção na faixa de rodagem
“Light Assist” – Assistente de luzes máximos
4 jantes em liga leve “Kingston” 7Jx18
8 altifalantes
Airbags dianteiros com desativação do airbag do passageiro e airbag de joelhos para o condutor
Antena para receção de FM
Ar condicionado (3 zonas) com controlo na segunda fila de bancos
Autorização de circulação,suplemento
Bancos dianteiros com regulação em altura
Bancos dianteiros desportivos
Barras de tejadilho longitudinais cromadas
Car-Net
Cartão SD (Europa)
Controlo automático da distância ACC
Cruise Control Adaptativo – ACC
Câmara multifunções
Câmara traseira
Detetor de fadiga
Embaladeiras com iluminação
Espelhos de cortesia iluminados nas palas do sol
Faróis com regulação automática
Faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas
Gavetas por baixo dos bancos dianteiros
Indicador multifunções “Active Info Display”
Inserções “Preto Piano” brilhante no painel de instrumentos e guarnição das portas com frisos cromados
Inserções cromadas nos interruptores das luzes, vidros e da regulação dos retrovisores exteriores
ISOFIX
Luz ambiente na porta, em LED
Luzes de condução automáticas com funções “Leaving-Home” e função manual “Coming-Home”
Luzes de leitura à frente e atrás
Luzes dianteiras em LED
Luzes traseiras em LED
Manípulo da alavanca de velocidades em couro
Molduras das janelas em cromado
Monitorização da pressão dos pneus
Navegação “Discover Media”
Parafusos anti-roubo
Park Assist + Câmara traseira
Piso da bagageira com função de divisão
Pneu sobressalente com dimensões reduzidas em jante em aço
Pneus 235/55 R18
Retrovisor interior com função anti-encandeamento
Retrovisores exteriores eletricamente ajustáveis e aquecidos
Revestimento dos bancos em alcântara e tecido “Global”
Roda suplente de dimensões reduzidas
Rádio “Composition Media”
Rádio “Composition Media”
Sem designação da motorização, na tampa da mala
Sensor de luz e chuva
Sistema “Front Assist” com sistema de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake)
Sistema Bluetooth
Sistema de ajuda ao estacionamento
Sistema de navegação “Discover Media”
Tampas para porcas de segurança
Tapetes de fibra têxtil, à frente e atrás
Tomada AUX-In e USB, compatível com iPod /iPhone
Tomada de 12V
Tração dianteira
Versão fumador
Vidro frontal atérmico
Vidro traseiro e vidros laterais escurecidos, com 65% de absorção de luz
Volante multifunções em couro
Volkswagen Media Control
Consumos
Se andarmos num ritmo cumpridor e sem exuberâncias no pedal do acelerador, é possível conseguirem-se registos médios de 6,7l aos 100 km. No entanto, médias a cima dos 7l serão as mais naturais. O que, atendendo aos 1723 kg de peso e a uma modelo de tração integral, se revela interessante.
Ao Volante
Ao volante o Volskwagen Tiguan gera-nos um misto de sensações. A posição de condução é boa e oferece-nos uma visibilidade de nota. O motor 2.0 TDI disponibiliza-nos 190 cv. Porém, os 1723 kg de peso do conjunto, a tração integral 4Motion e as rodas equipadas com pneus 235/55 R18 fazem com que a resposta do motor, principalmente em baixos regimes, seja algo morosa, não primando pela desenvoltura mesmo no modo Sport (há ainda o Eco, Normal e Individual) – embora a marca anuncie interessantes 7,9s dos 0 aos 100 km/h.
E, no caso do presente ensaio viajámos sozinhos. Mas dadas as características de espaço do modelo, levar acompanhantes e bagagem será o mais natural, algo que forçosamente irá ainda colocar mais pressão no bloco diesel. A partir de regimes médio/altos, o Tiguan sente-se mais à vontade, mas a desenvoltura do motor nunca é evidente.
É acima das 3000 rpm que o barulho sentido no habitáculo, oriundo de um pisar mais vigoroso do acelerador, se traduz em força motriz para deslocar o conjunto. A melhor forma de lhe extrairmos alma é recorrendo às patilhas de volante da caixa automática DSG de 7 velocidades, que desempenha de forma exímia a sua função. Os travões também reagem bem às exigências, juntamente com a direção. Já a suspensão transmite alguma rigidez para os ocupantes face às irregularidades do asfalto, algo que se sente no habitáculo e penaliza o conforto. O comportamento em curva é uma das mais valias, oferecendo-nos sempre uma boa resposta e equilíbrio.
Para uma utilização quotidiana, o modo Normal oferece o melhor compromisso entre disponibilidade de potência e conforto, já que o Eco castra em demasia o motor e o Sport oferece maior rigidez no comportamento. Fica a nota que, num modelo com estas características, onde o espaço é uma mais valia e talhado para andarmos acompanhados e em grandes viagens, a falta de uma opção Comfort nos modos de condução seria apropriada e bem vinda.
Através de um stick rotativo junto do seletor, temos ainda a hipótese de selecionar os modos Snow e Off-Road, a par do Individual Off-Road. Apesar de nos permitir incursões aventureiras, o asfalto é mesmo o seu habitat natural, já que em pisos de terra sentem-se de imediato vibrações e ruídos parasitas dentro do modelo e vibrações no volante, bastando para tal circularmos na casa dos 40/50 km/h.
Já o painel de instrumentos é muito completo na informação prestada. Oferece várias opções de formato na mostragem das informações e a partir do volante multifunções permite-nos aceder e selecionar os sistemas de assistência à condução (lane assist; side assist; assistente de saída estacionamento, front assist); navegação; mudar o tipo de vistas de apresentação da informação no próprio painel; selecionar rádio; aceder aos contactos telefónicos; ao estado do veículo; dados de viagem (velocidade; velocidade média; consumo; consumo médio; autonomia; tempo de viagem; percurso). Funções estas que também aparecem no ecrã central de 8” (rádio; media; car-net; app-connect; telefone; veículo; navegação; trânsito; VW Media Control; Imagens; Ajustes; Som; Climatização).
Motor
O Volkswagen está disponível unicamente com o motor 2.0 TDI e potências de com 150cv (caixa manual de 6 e automática DSG de 7) e com 190cv (caixa automática DSG de 7). Em ambos os casos com tração dianteira ou integral 4Motion. As linhas de equipamento são três: Confortline, Highline e R-Line.
Balanço Final
O Volkswagen Tiguan com motor diesel 2.0 de 190 cv e tração integral é um modelo peculiar. Não é um puro veículo talhado para o todo-o-terreno, mas engloba características direcionadas para esse ambiente e que o fazem encarecer face a concorrentes e mesmo a outras versões do Tiguan. Daí que, não será certamente a proposta mais procurada de mercado, mas aquela para quem pretenda fazer algumas incursões fora de estrada, a solo ou em companhia. Pelo que oferece, é mesmo para quem goste.
Concorrentes
Seat Ateca 2.0 TDI CR DSG 190cv 4DRIVE Start/Stop – 48.109€
Peugeot 5008 2.0 BlueHDi 180 cv Automática de 8 velocidades – 44.140€
DS7 Crossback So Chic BlueHDi 180 Automatic – 52.358€
Ficha Técnica
Motor
Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha, injeção direta, admissão variável, turbo de geometía variável, intercooler
Cilindrada (cm3) – 1968
Diâmetro x curso (mm) – 81,0 x 95,5
Taxa de compressão – 15,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 190/3500-4000
Binário máximo (Nm/rpm) – 400/1900-3300
Transmissão e direcção – integral, transmissão automática DSG de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 7,9s
Velocidade máxima (km/h) – 212 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 6,5/5,2/5,7
Emissões de CO2 (g/km) – 149
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4486/1839/1643
Distância entre eixos (mm) – 2681
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1585/1587
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos
Peso (kg) – 1723
Capacidade da bagageira (l) – 615 até 1510 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 60
Pneus (fr/tr) – 235/55 R18
Preço base (versão) (€) – 50.490€
Mais/Menos
Mais
Espaço / Consumos / Comportamento em estrada / Tração integral 4Motion / Caixa DSG
Menos
Relação Peso-Potência / Resposta do Motor / Prestações Off-Road /Rigidez da Suspensão / Falta de modo Comfort
Exterior
Visualmente é um modelo que, pelas suas proporções, chama a atenção. As linhas retas e definidas marcam toda a carroçaria. A traseira marca pelo expressivo pára-choques em plástico, material que orna a zona inferior na lateral e cavas das rodas e confere um aspeto SUV ao Tiguan. Por outro lado, os frisos cromados são bonitos e elegantes e surgem nos rebordos dos vidros, pára-choques traseiro, na lateral nas portas e na grelha dianteira. A frente é imponente e destaca-se a grelha na zona inferior em plástico. É um conjunto visualmente atrativo.
Interior
O interior é sóbrio e semelhante aos demais modelos Volkswagen. Nele sobressaem as zonas em preto brilhante no painel de instrumentos e nas portas, assim como os frisos cromados.
O habitáculo é espaçoso tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Os bancos são confortáveis (à frente desportivos). Os espaços de arrumação são um dos destaques do habitáculo: portas, sob o apoio de braços, debaixo dos bancos (gavetas), tablier e no tejadilho, onde se fazem descobrir duas zonas de arrumação que servem para a colocação de óculos, por exemplo.
Atrás, as costas do lugar do meio fazem descobrir um lugar para dois copos, e as costas dos bancos dianteiros têm uma mesa de plástico com vários níveis de regulação, permitindo colocar livros, tablets ou telemóveis, mas também utilizar como mesa para comer. Os bancos traseiros rebatem na proporção 40:20:40.
Em termos de conectividade e infoentretenimento destaque para o rádio Composition Media que, de série, inclui oito altifalantes; leitor de cartões SD; banda de rádio AM/FM, portas AUX-IN e USB; bluetooth; ecrã tátil de 8, este último que conta com sensores de proximidade que aumentam e iluminam a zona do ecrã em que o dedo se aproxima para carregar.
Equipamento
O Volkswagen Tiguan 2.0 4Motion 190 cv inclui de série:
“Guide & Inform”, com duração de 3 anos
“Lane Assist” – Assistente de manutenção na faixa de rodagem
“Light Assist” – Assistente de luzes máximos
4 jantes em liga leve “Kingston” 7Jx18
8 altifalantes
Airbags dianteiros com desativação do airbag do passageiro e airbag de joelhos para o condutor
Antena para receção de FM
Ar condicionado (3 zonas) com controlo na segunda fila de bancos
Autorização de circulação,suplemento
Bancos dianteiros com regulação em altura
Bancos dianteiros desportivos
Barras de tejadilho longitudinais cromadas
Car-Net
Cartão SD (Europa)
Controlo automático da distância ACC
Cruise Control Adaptativo – ACC
Câmara multifunções
Câmara traseira
Detetor de fadiga
Embaladeiras com iluminação
Espelhos de cortesia iluminados nas palas do sol
Faróis com regulação automática
Faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas
Gavetas por baixo dos bancos dianteiros
Indicador multifunções “Active Info Display”
Inserções “Preto Piano” brilhante no painel de instrumentos e guarnição das portas com frisos cromados
Inserções cromadas nos interruptores das luzes, vidros e da regulação dos retrovisores exteriores
ISOFIX
Luz ambiente na porta, em LED
Luzes de condução automáticas com funções “Leaving-Home” e função manual “Coming-Home”
Luzes de leitura à frente e atrás
Luzes dianteiras em LED
Luzes traseiras em LED
Manípulo da alavanca de velocidades em couro
Molduras das janelas em cromado
Monitorização da pressão dos pneus
Navegação “Discover Media”
Parafusos anti-roubo
Park Assist + Câmara traseira
Piso da bagageira com função de divisão
Pneu sobressalente com dimensões reduzidas em jante em aço
Pneus 235/55 R18
Retrovisor interior com função anti-encandeamento
Retrovisores exteriores eletricamente ajustáveis e aquecidos
Revestimento dos bancos em alcântara e tecido “Global”
Roda suplente de dimensões reduzidas
Rádio “Composition Media”
Rádio “Composition Media”
Sem designação da motorização, na tampa da mala
Sensor de luz e chuva
Sistema “Front Assist” com sistema de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake)
Sistema Bluetooth
Sistema de ajuda ao estacionamento
Sistema de navegação “Discover Media”
Tampas para porcas de segurança
Tapetes de fibra têxtil, à frente e atrás
Tomada AUX-In e USB, compatível com iPod /iPhone
Tomada de 12V
Tração dianteira
Versão fumador
Vidro frontal atérmico
Vidro traseiro e vidros laterais escurecidos, com 65% de absorção de luz
Volante multifunções em couro
Volkswagen Media Control
Consumos
Se andarmos num ritmo cumpridor e sem exuberâncias no pedal do acelerador, é possível conseguirem-se registos médios de 6,7l aos 100 km. No entanto, médias a cima dos 7l serão as mais naturais. O que, atendendo aos 1723 kg de peso e a uma modelo de tração integral, se revela interessante.
Ao volante
Ao volante o Volskwagen Tiguan gera-nos um misto de sensações. A posição de condução é boa e oferece-nos uma visibilidade de nota. O motor 2.0 TDI disponibiliza-nos 190 cv. Porém, os 1723 kg de peso do conjunto, a tração integral 4Motion e as rodas equipadas com pneus 235/55 R18 fazem com que a resposta do motor, principalmente em baixos regimes, seja algo morosa, não primando pela desenvoltura mesmo no modo Sport (há ainda o Eco, Normal e Individual) – embora a marca anuncie interessantes 7,9s dos 0 aos 100 km/h.
E, no caso do presente ensaio viajámos sozinhos. Mas dadas as características de espaço do modelo, levar acompanhantes e bagagem será o mais natural, algo que forçosamente irá ainda colocar mais pressão no bloco diesel. A partir de regimes médio/altos, o Tiguan sente-se mais à vontade, mas a desenvoltura do motor nunca é evidente.
É acima das 3000 rpm que o barulho sentido no habitáculo, oriundo de um pisar mais vigoroso do acelerador, se traduz em força motriz para deslocar o conjunto. A melhor forma de lhe extrairmos alma é recorrendo às patilhas de volante da caixa automática DSG de 7 velocidades, que desempenha de forma exímia a sua função. Os travões também reagem bem às exigências, juntamente com a direção. Já a suspensão transmite alguma rigidez para os ocupantes face às irregularidades do asfalto, algo que se sente no habitáculo e penaliza o conforto. O comportamento em curva é uma das mais valias, oferecendo-nos sempre uma boa resposta e equilíbrio.
Para uma utilização quotidiana, o modo Normal oferece o melhor compromisso entre disponibilidade de potência e conforto, já que o Eco castra em demasia o motor e o Sport oferece maior rigidez no comportamento. Fica a nota que, num modelo com estas características, onde o espaço é uma mais valia e talhado para andarmos acompanhados e em grandes viagens, a falta de uma opção Comfort nos modos de condução seria apropriada e bem vinda.
Através de um stick rotativo junto do seletor, temos ainda a hipótese de selecionar os modos Snow e Off-Road, a par do Individual Off-Road. Apesar de nos permitir incursões aventureiras, o asfalto é mesmo o seu habitat natural, já que em pisos de terra sentem-se de imediato vibrações e ruídos parasitas dentro do modelo e vibrações no volante, bastando para tal circularmos na casa dos 40/50 km/h.
Já o painel de instrumentos é muito completo na informação prestada. Oferece várias opções de formato na mostragem das informações e a partir do volante multifunções permite-nos aceder e selecionar os sistemas de assistência à condução (lane assist; side assist; assistente de saída estacionamento, front assist); navegação; mudar o tipo de vistas de apresentação da informação no próprio painel; selecionar rádio; aceder aos contactos telefónicos; ao estado do veículo; dados de viagem (velocidade; velocidade média; consumo; consumo médio; autonomia; tempo de viagem; percurso). Funções estas que também aparecem no ecrã central de 8” (rádio; media; car-net; app-connect; telefone; veículo; navegação; trânsito; VW Media Control; Imagens; Ajustes; Som; Climatização).
Concorrentes
Seat Ateca 2.0 TDI CR DSG 190cv 4DRIVE Start/Stop – 48.109€
Peugeot 5008 2.0 BlueHDi 180 cv Automática de 8 velocidades – 44.140€
DS7 Crossback So Chic BlueHDi 180 Automatic – 52.358€
Motor
O Volkswagen está disponível unicamente com o motor 2.0 TDI e potências de com 150cv (caixa manual de 6 e automática DSG de 7) e com 190cv (caixa automática DSG de 7). Em ambos os casos com tração dianteira ou integral 4Motion. As linhas de equipamento são três: Confortline, Highline e R-Line.
Balanço final
O Volkswagen Tiguan com motor diesel 2.0 de 190 cv e tração integral é um modelo peculiar. Não é um puro veículo talhado para o todo-o-terreno, mas engloba características direcionadas para esse ambiente e que o fazem encarecer face a concorrentes e mesmo a outras versões do Tiguan. Daí que, não será certamente a proposta mais procurada de mercado, mas aquela para quem pretenda fazer algumas incursões fora de estrada, a solo ou em companhia. Pelo que oferece, é mesmo para quem goste.
Espaço / Consumos / Comportamento em estrada / Tração integral 4Motion / Caixa DSG
MenosRelação Peso-Potência / Resposta do Motor / Prestações Off-Road /Rigidez da Suspensão / Falta de modo Comfort
Ficha técnica
Motor
Tipo – gasóleo, 4 cil. em linha, injeção direta, admissão variável, turbo de geometía variável, intercooler
Cilindrada (cm3) – 1968
Diâmetro x curso (mm) – 81,0 x 95,5
Taxa de compressão – 15,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 190/3500-4000
Binário máximo (Nm/rpm) – 400/1900-3300
Transmissão e direcção – integral, transmissão automática DSG de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 7,9s
Velocidade máxima (km/h) – 212 km/h
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 6,5/5,2/5,7
Emissões de CO2 (g/km) – 149
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4486/1839/1643
Distância entre eixos (mm) – 2681
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1585/1587
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos
Peso (kg) – 1723
Capacidade da bagageira (l) – 615 até 1510 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 60
Pneus (fr/tr) – 235/55 R18
Preço base (versão) (€) – 50.490€
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