iStream Superlight: Gordon Murray está de volta
O brilhante engenheiro sul africano está de regresso, não à Formula 1, onde foi brilhante na Brabham, mas sim às novas tecnologias e à busca do peso mínimo para máxima eficiência.
O novo iStream Superlight combina a alta resistência proporcionada pelo alumínio com a dureza da fibra de carbono, utilizada nos painéis laterais e superiores e nos pilares. Murray afirma que com esta associação, trouxe para este chassis as técnicas de construção da Fórmula 1.
Segundo Gordon Murray, este novo chassis e esta combinação, permite mais segurança, menores emissões, comportamento melhorado e maior durabilidade face á agressão dos elementos, oferecendo, ainda assim, uma redução de peso de 50% face a um chassis feito em aço. Mas o iStream Superlight oferece, também, maior flexibilidade graças a um chassis que funciona como uma plataforma que pode ser adaptada a qualquer segmento, de pequenos citadinos a desportivos, passando por SUV e até comerciais, reclama Murray.
Num mundo ideal, este chassis do engenheiro sul africano permitiria aos construtores poupar muito dinheiro, evitando o investimento no desenho de plataformas para os vários segmentos.
Segundo Gordon Murray, “o novo iStream Superlight aborda a produção de um automóvel numa perspetiva de alteração de paradigma com tremenda inovação para a industria automóvel global. É uma novidade que oferece o chassis mais leve que se pode encontrar agora e no futuro. A equipa da Gordon Murray Design criou algo único, adaptável e eficiente em termos de custos, especialmente na forma como os construtores podem, de forma dramática, melhorar a performance e a eficiência dos seus veículos.”
Ao mesmo tempo que apresentou o chassis Superlight, a Gordon Murray Design lançou o iStream Seat, um sistema que beneficia das técnicas aplicadas no chassis para fazer um banco cerca de 12 quilogramas mais leve que o banco comum e que pode ter utilização fora do universo automóvel.
0 comentários