Toyota investiu 426 milhões de euros na Uber
A casa japonesa liderada por Akyo Toyoda, anunciou um investimento de 500 milhões de dólares (cerca de 426 milhões de euros) na empresa de transporte pessoais, “car sharing” e desenvolvimento de condução autónoma americana Uber.
Segundo comunicado da Toyota, o investimento foi feito “com o objetivo de acelerar e trazer a partilha de mobilidade autónoma como serviço à escala.”
Para lá deste compromisso, a Toyota aceitou construir uma frota de modelos autónomos para testar a tecnologia da rede Uber. Esses veículos serão baseados no monovolume Sienna, que se chamará Autono-MaaS (Autonomous mobility as a service ou em português, Mobilidade Autónoma como serviço).
Sobre este investimento, Shigeki Tomoyama, responsável pela divisão de conectividade no automóvel, na Toyota, referiu que “combinar esforços com a Uber, uma das empresas de topo da partilha de veículos e no desenvolvimento da condução autónoma, irá esta tecnologia avançar muito rapidamente.”
Curiosamente, a Uber já tinha uma parceria com a Volvo para os carros autónomos, mas parece que Toyota, Volvo e Uber vão trabalhar em conjunto como parceiros, não significando a entrada da Toyota a saída da Volvo.
0 comentários