Ford Ranger Raptor chega à Europa
Será só em 2019 que a versão mais radical da “pick-up” mais vendida na Europa chega aos mercados do Velho Continente, mas a Ford antecipou a revelação do modelo ao coloca-lo em destaque na Gasmescom, o maior evento europeu de jogos de computador e vídeo, que se realiza na Alemanha.
Chama-se Ford Ranger Raptor, vai surgir no jogo Forza Horizon 4, é o primeiro veículo real a ser apresentado, em estreia absoluta, na Gamescom e como cartão de visita exibe 213 CV e 500 Nm de binário que chega ás quatro rodas através de uma caixa automática de 10 velocidades.
É verdade que estamos longe da F150 Raptor norte americana e os 213 CV parecem modestos. Mas a verdade é que o modelo desenvolvido pela Ford Performance foi pensado para os adeptos do todo-o-terreno e por isso o motor é um turbodiesel e não um bloco a gasolina como, por exemplo, o motor do Focus RS.
A Raptor europeia possui, então, uma versão muito especial do motor 2.0 litros biturbo diesel EcoBlue com os referidos 213 CV e 500 Nm de binário, conta com o sistema de gestão da tração “Terrain Management” e a caixa de 10 velocidades automática.
O chassis também foi aperfeiçoado pela Ford Performance, para que seja eficaz em alcatrão, mas sobretudo, em terra e terrenos difíceis. A suspensão conta com amortecedores Fox com amortecimento ativo e amplo curso que são complementados com braços e torres de suspensão feitos em alumínio, á frente. Atrás, os conjuntos mola-amortecedores são ajudados por barras Watt que controlam as oscilações laterais. A travagem está entregue a discos de 332 mm à frente e atrás, com a diferença a residir na espessura, maior à frente. Ambos são mordidos por maxilas de duplo êmbolo.
Os pneus escolhidos foram os BF Goodrich na medida 285/70 R17, ou seja, têm 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, características suficientes para uma abordagem radica fora de estrada. Para maior proteção, a chapa que resguarda toda a mecânica passou a ter 2,3 mm de espessura e feita em aço altamente resistente.
O Ranger Raptor destaca-se pelos alargamentos das cavas das rodas, pela grelha muito semelhante à da versão americana, novas luzes de nevoeiro LED e cortinas de ar que fecham ou abrem consoante a necessidade.
O sistema Terrain Management possui cinco modos de condução: Normal (prioridade ao conforto, economia de combustível e facilidade de condução), Sport (Maior rapidez na resposta para uma condução mais dinâmica), Relva/Cascalho/Neve (pensado para conduzir nestas situações), Lama/Areia (ajusta a resposta do veículo para otimizar a tração nestas situações), Pedra (para pisos lentos e pedregosos), Baja (ajusta o Ranger Raptor para pura performance fora de estrada).
No interior, foi feito o reforço no que toca à conectividade e à oferta de mais equipamento e maior conforto, não esquecendo a tecnologia que, por exemplo, graças ao FordPass Connect, permite conectividade em andamento.
A Ford mostra-se orgulhosa da Ranger e da sua liderança no mercado das PickUp, salientando Leo Reeks, diretor da Ford Performance na Europa, que “a nova Ranger Raptor tem todas as ferramentas necessárias para a aventura. É uma moto de motocross, uma moto de neve e um moto-quatro num só veículo; é a pick-up de aventura na sua máxima expressão.”
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