Audi demonstra eficiência do e-tron em Pikes Peak
O Audi levou o e-tron a Pikes Peak (Colorado, EUA) para demonstrar como o seu sistema de recuperação de energia pode ampliar a sua autonomia até 30%. O e-tron é o primeiro modelo eléctrico da marca alemã e será apresentado no dia 17 de Setembro.
O SUV da marca de Ingolstadt integra um inovador sistema de controlo e travagem electro-hidráulico que permite utilizar três modos diferentes para recuperar energia com o objectivo de recarregar o pack de baterias sempre que possível. Em Pikes Peak, numa secção de estrada com praticamente 2 km de descida contínua, o modelo conseguiu gerar electricidade através de “coasting” manual, “coasting” automático, recorrendo a tecnologia preditiva e ainda através da travagem regenerativa. Através do modo “coasting” automático, a Audi revelou que o modelo regenera um quilómetro de autonomia por cada quilómetro percorrido em sentido descendente.
O sistema de propulsão eléctrica do Audi e-tron é composto por dois motores que desenvolvem uma potência combinada de 360 cv e um binário instantâneo de 561 Nm. Caso estes valores não sejam suficientes, o condutor pode accionar um modo de “boost” que eleva a potência até aos 408 cv e o binário até aos 664 Nm durante 8 segundos. É o suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 6 segundos e para atingir a velocidade máxima de 200 km/h (electronicamente limitada).
Em termos de autonomia, o pack de baterias de 95 kWh, totalmente carregado, permite percorrer 400 km antes de ser necessário encontrar um ponto de carregamento. Este valor é baseado no ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), uma boa notícia, pois é mais realista do que o NEDC.
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