Honda e:Ny1 – Ensaio teste
Honda: Prelude de regresso à Europa

Conheça o novo Honda CR-V

By on 27 Julho, 2018

Desde a introdução da primeira geração do modelo em 1997, o Honda CR-V, tornou-se o SUV mais vendido em todo o mundo. A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida para exceder as expetativas dos clientes, com caraterísticas únicas e melhoradas. Agora, o novo CR-V apresenta uma gama de tecnologias sofisticadas e de qualidade superior.

O CR-V tem um design exterior renovado e sofisticado, com linhas arqueadas largas e musculadas, contornos mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a mais recente frente familiar da Honda, com os seus faróis caraterísticos.

Este novo modelo “sobe a fasquia” em termos de qualidade interior, sofisticação e espaço – incluindo, pela primeira vez, a opção de sete lugares nas versões AWD a gasolina. Em comparação com os produtos de outras marcas premium, o CR-V oferece melhorias ao nível das qualidades de condução, das respostas da direção, controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration & Harshness). O novo CR-V é um veículo que sofreu uma forte evolução a todos os níveis e oferece agora mais conforto, funcionalidade e conetividade que nunca.

Esta nova versão do CR-V tem proporções exteriores ligeiramente mais largas, maior distância entre eixos e uma postura mais ampla, resultando tudo num interior significativamente maior. Com a melhor eficiência em termos de espaço da sua classe, o destaque neste ponto vai para o generoso espaço de que gozam todos os ocupantes, para além de uma bagageira mais larga e mais profunda, com um bordo de carga mais amplo. O piso da bagageira possui um novo sistema de duas posições que permite obter uma superfície plana para carregar objetos maiores; a porta traseira de abertura sem usar as mãos oferece um acesso muito conveniente a este espaço.

As demais funcionalidades são muito inteligentes e facilitam a vida do dia-a-dia a bordo do CR-V. Por exemplo, a altura da porta da bagageira quando aberta pode ser programada para não bater nos tetos mais baixos, a flexibilidade do habitáculo é melhorada pela consola central com três modos de arrumação e os bancos da segunda fila, com divisão a 60:40 podem ser rebatidos num único movimento, deitando os encostos dos bancos e criando uma plataforma plana que permite carregar as coisas de forma mais rápida e fácil.

Esta plataforma incorpora o design exclusivo da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias das colisões de forma mais uniforme. Adicionalmente, o conjunto de tecnologias Honda SensingTM é equipamento de série em toda a gama, um dos conjuntos mais completos de sistemas de segurança ativos e passivos que se podem encontrar nesta classe, incluindo sistemas de radar e de câmara para assistência ao condutor.


Design exterior sofisticado e desportivo, uma silhueta familiar.

O novo Honda CR-V retém a silhueta familiar do SUV mais vendido no mundo, mas apresenta uma evolução sofisticada e desportiva do design. O exterior do novo CR-V é fresco, com cavas de roda mais amplas e contornos mais afilados no capot e nos quartos traseiros do veículo, para além da frente Honda já nossa conhecida, com os seus faróis caraterísticos.

Os princípios-chave do design do novo CR-V foram criar um SUV moderno e dinâmico e que fosse, também altamente prático. A Honda procurou conceber uma proposta refinada e sofisticada, com um estilo contemporâneo e limpo, sem linhas desnecessárias.

Uma das alterações fundamentais introduzidas pelos engenheiros foi aumentar a distância entre vias em 30 mm. Esta alteração não só trouxe mais espaço interior, como contribuiu para a postura mais musculada deste SUV, com as rodas agora colocadas mais perto de cada canto do veículo. A combinação pneus e rodas mais largas, em conjunto com as menores distâncias entre as extremidades dos para-choques e o centro dos eixos de cada rodado, bem como as duas ponteiras de escape realçam toda a postura atlética e o enorme impacto causados pelo CR-V.

À frente, o design é arrojado e integra a mais recente frente caraterística da Honda, incluindo o gráfico tipo “asa sólida” e o formato típico dos faróis, com luzes de LEDs instaladas de série. O para-choques dianteiro é uma unidade esculpida e de superfícies mais suaves, em comparação com o seu antecessor e emoldura a grelha esguia que protege o radiador. Os contornos abruptos do capot desaguam no para-brisas elegante e de montagem à face na carroçaria; daqui, as linhas do tejadilho fluem para trás em direção ao spoiler da porta traseira.

A traseira é cortada e tem contornos mais fortes em relação à anterior geração do Honda CR-V, complementada pelas cavas mais amplas em todas as quatro rodas do veículo. A sua aparência dinâmica é destacada por linhas de cintura altas e fortes – aumentando o volume por baixo – com uma faixa decorativa lustrosa que percorre em sentido ascendente toda a lateral do veículo (uma de cada lado), entre as rodas dianteiras e traseiras.

A linha superior dos vidros laterais possui um entalhe na parte traseira do carro e corre paralela aos contornos da porta da bagageira. A faixa cromada de acabamento dá uma reviravolta sobre si e une-se acima da linha de cintura à parte de baixo dos vidros, realçando ainda mais o “look” desportivo.

Os farolins traseiros de LEDs são esculpidos e fluidos, ocupando o espaço entre o fim da linha de prolongamento da parte superior da linha dos vidros até bem dentro da traseira do veículo, criando uma figura em “L” de cada lado que emoldura o vidro traseiro. Este vidro tem uma faixa cromada de acabamento por baixo que corre a todo o comprimento da porta traseira, entre os farolins.

O cliente no novo CR-V pode escolher entre oito esquemas cromáticos: Vermelho Rallye, Prata Lunar, Cinzento Modern Steel, Azul Cosmic, Vermelho Premium Crystal, Branco Platinum, Preto Crystal e Castanho Premium Agate.

As jantes de liga leve estarão disponíveis nas medidas 17, 18 e 19 polegadas, consoante a especificação do CR-V e as versões de topo estarão equipadas de série com um teto de abrir panorâmico.

Aerodinâmica avançada

O novo Honda CR-V é o veículo com maior eficiência aerodinâmica da sua classe* e foi desenvolvido através de uma combinação de dinâmica de fluido computacional, teste em túnel de vento de modelos à escala e os primeiros testes Honda em túnel de vento “rolante”, onde se podem simular as caraterísticas reais de condução de modelos à escala real, com o veículo amarrado a “andar” em cima de uma faixa móvel que simula a estrada a passar por baixo.

Os pilares A estreitos compensam o grande volume da parte superior do veículo e enquadram o para-brisas embutido à face sobre os braços recuados do limpa-vidros. Combinados com o para-choques dianteiro cuidadosamente esculpido, as perturbações aerodinâmicas são reduzidas à volta da frente do veículo. A linha de teto elegante, com antena tipo barbatana, é complementada pelas coberturas debaixo do motor e sob o piso que permitem obter fluxos de ar suaves por cima e por baixo do CR-V, reduzindo o arrastamento e melhorando a estabilidade.

Os bordos do para-choque traseiro são contornados em direção ao centro do veículo e terminam em vincos nítidos de cada lado. Em combinação com os bordos proeminentes dos farolins traseiros colocados mais acima na carroçaria, esses vincos ajudam a separar os fluxos aerodinâmicos de cada lado. O spoiler no topo da porta traseira reduz ainda mais as perturbações na parte traseira do veículo. A diminuição geral do arrastamento aerodinâmico em comparação com o CR-V anterior também reduz o ruído provocado pelos painéis da carroçaria e pelas extrusões, beneficiando assim os consumos e a insonorização no interior.

As entradas de ar à frente – ambas por baixo do emblema cromado da frente, bem como no para-choques inferior – possuem o sistema de Grelha de Radiador Ativa da Honda para melhorar a eficiência de combustível. Por defeito, o sistema mantém as lamelas da grelha fechadas ao máximo possível, mesmo na condução em cidade, para melhorar o desempenho aerodinâmico. No entanto e quando necessário, o sistema opera um motor eletrónico passo-a-passo para abrir as lamelas tanto quanto necessário para permitir a passagem de ar para dentro do compartimento do motor. Um processador central deteta os principais parâmetros de temperatura para os requisitos de arrefecimento do motor, do óleo da transmissão e do ar condicionado, com vista a determinar a posição ideal das lamelas.

Interiores de qualidade premium

O painel de instrumentos e a disposição do tablier de forte ênfase horizontal destacam a sensação de espaço no habitáculo. O design elegante transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande variedade de materiais altamente táteis reforça o ambiente premium.

Um painel de toque macio expansivo e costuras intrincadas percorre toda a largura do habitáculo, dividido por uma decoração preta brilhante; as secções superiores dos painéis interiores das portas apresentam proteções suaves para maior conforto do condutor e do passageiro. A Honda aumentou o espaço para os pés na dianteira, subindo as partes mais baixas do tablier.

Os painéis de porta e a parte inferior do tablier com acabamentos sofisticados e de efeito suave de madeira conferem ao habitáculo um toque de cor natural. As grelhas de ventilação, o friso do volante, os manípulos interiores de abertura das portas e o painel de comando do sistema de climatização têm um acabamento metalizado lustroso que acrescenta um toque contemporâneo. De série, os bancos são de qualidade premium em tecido preto de pelúcia; como opção, estão disponíveis em pele maleável de alta qualidade em preto ou marfim nas versões de topo.

A Honda racionalizou o “layout” do ecrã em comparação com a geração anterior do CR-V, agora com apenas um touchscreen colocado em posição central, para além do Interface de Informação ao Condutor (Driver Information Interface – DII) de 7 polegadas visível através do volante. A disposição dos botões de comando também foi simplificada, incluindo um só grupo para controlo do ar condicionado colocado por baixo do touchscreen.

A visibilidade para a frente é do melhor que se pode encontrar nesta classe e é proporcionada por pilares A de secção estreita, 10 mm mais finos do que no modelo anterior, melhorando o ângulo de visão para o exterior. A Honda, no entanto, manteve as superiores caraterísticas de segurança deste pilares graças à utilização de resistência ultraelevada. A visibilidade para a estrada por cima do capot também foi melhorada, graças à redução de 60 mm na área da carroçaria corpo não visível para o condutor.

Integração total de smartphone

A segunda geração do software Honda Connect do novo CR-V oferece uma integração perfeita e completa de smartphone com funcionamento alargado e intuitivo através do Apple CarPlay ou do Android Auto.

A integração com o Apple CarPlay significa que o Honda Connect traz as funcionalidades iPhone à experiência de condução, trazendo a interface através do display embutido do CR-V. O condutor pode pedir direções, fazer chamadas, enviar ou receber mensagens e ouvir música através do touchscreen ou através dos comandos de voz Siri da Apple.

O Android Auto foi desenhado para dar aos condutores uma forma simples e intuitiva de utilizar os smartphones Android tanto por interfaces de toque ou de voz, diminuindo o potencial de distração. As características suportadas incluem Google Maps, Google Now, mensagens, música e inúmeras apps conhecidas, dependendo do mercado.

Interface de Informação ao Condutor

À frente do volante, há um novo painel de instrumentos, com um ecrã TFT-LCD em posição central de 7 polegadas a cores para o Interface com Informação ao Condutor (DII), ladeado por indicadores da temperatura do líquido de arrefecimento e do nível de combustível. Este novo interface inclui um velocímetro digital de grandes dimensões e um conta-rotações linear, também de grandes dimensões. Integrado na metade inferior do interface encontramos uma “zona de conteúdos”, a qual o condutor pode percorrer e selecionar uma variedade de conteúdo de infotainment, incluindo instruções de navegação, apresentação de textos SMS e de email (incluindo respostas ativadas por voz), informações de faixa de áudio, contatos de smartphone, estado do sistema de tração integral e informações do sistema inteligente de manutenção do veículo.

A navegação e a seleção das informações a apresentar no DII são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Isto permite que o condutor percorra os modos do ecrã DII e ajuste as suas definições, faça pesquisas por ordem alfabética – de contactos ou de faixas de música, por exemplo – bem como selecionar as suas informações favoritas e apresentá-las no ecrã DII do painel de instrumentos. Ainda do lado esquerdo do volante encontramos os comandos do sistema de telefone mãos-livres (HFT – HandsFreeLink®) por Bluetooth®. A combinação dos comandos no volante e do ecrã DII na linha de visão do condutor ajuda a minimizar as distrações durante a condução.

Um segundo grupo de comandos, desta feita no lado direito do volante, aciona os sistemas de velocidade de cruzeiro adaptável e de assistência à faixa de rodagem.

Motor a gasolina potente, com eficiência fenomenal e caraterísticas de condução excelentes

O novo CR-V está equipado com o motor de 1.5 litros VTEC TURBO a gasolina da Honda, apresentado pela primeira vez no mais recente Honda Civic, que foi adaptado para incluir um turbocompressor desenhado exclusivamente para o CR-V. Este motor oferece uma combinação notável de potência e eficiência e possui diversas tecnologias que lhe permitem oferecer as melhores caraterísticas de utilização e desempenho.

A potência do motor VTEC TURBO é de 173 CV (127 kW) às 5.600 rpm quando equipado com a caixa manual de seis velocidades (6MT) e de 193 CV (142 kW), também às 5.600 rpm, com caixa CVT. O binário máximo é de 220 N·m entre as 1.900 e as 5.000 rpm com 6MT e 243 N·m entre as 2.000 e as 5.000 rpm para o CVT.

Esta nova motorização VTEC TURBO obtém performances ambientais ao nível das melhores nesta classe. Os valores oficiais para as emissões de CO2 são de 143 g/km para a variante 6MT de tração dianteira (FWD), 149 g/km para o modelo de tração integral (AWD) e de 158 g/km para as versões com caixa CVT – estas estão equipadas de série com tração integral. Os consumos em ciclo NEDC combinado cifram-se em 6,3 l/100 km (45,8 mpg) para a variante 6MT FWD, 6,4 l/100 km (43,9 mpg) para o modelo 6MT AWD e em 6,8 l/100 km (41,5 mpg) para as versões CVT AWD.

O aumento nos valores de potência em comparação com o anterior CR-V a gasolina permitem ao novo carro oferecer melhores performances e uma eficiência marcadamente superior. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora apenas 9.3 segundos, e a velocidade máxima é de 211 km/h.

As tecnologias avançadas presentes neste motor VTEC TURBO otimizam a eficiência e a entrega de potência, melhorando a resposta do motor através da diminuição do atrito interno e do peso.

Bloco do motor e cambota

O bloco do motor, em alumínio fundido, com moentes reforçados para diminuir o peso e os cilindros de camisas em ferro maximizam a durabilidade. Cada moente da cambota forjada em aço de baixo peso apresenta um micropolimento que diminui o atrito interno do motor.

Cabeça do motor e conjunto de válvulas

A cabeça de motor DOHC (dupla arvore de cames) de baixo peso, é fabricada em alumínio utilizando o método de “pressure casting”, ou fundição de baixa pressão. Com as aberturas de escape diretamente fundidas na cabeça do motor, a necessidade de instalar um coletor de escape separado é eliminada. A corrente da distribuição de baixo atrito e silenciosa, comanda as duas árvores de cames à cabeça e as quatro válvulas por cilindro. A corrente de distribuição é um componente sem manutenção durante toda a vida útil do motor. Para reduzir ainda mais o peso, são usadas novas árvores de cames ocas e de paredes duplas.

Para melhorar ainda mais os consumos, as emissões e a potência, este motor turbo usa válvulas de escape preenchidas com sódio. Uma câmara oca no interior da válvula é preenchida com sódio que é arrefecido pela camisa de água do coletor de escape. Quando a came se aproxima da touche da válvula, o sódio ajuda a arrefecer toda a válvula. Como toda a válvula é arrefecida internamente, elimina-se a necessidade de enriquecer a mistura de combustível – um requisito comum nos motores turbo para ajudar a refrigerar as válvulas de escape. A mistura resultante mais pobre ajuda a reduzir as emissões e os consumos de combustível e aumenta a potência do motor.

O sistema dual VTC permite variar de forma independente e contínua a atuação das árvores da admissão e do escape, otimizando a combustão de acordo com as condições de condução. A sobreposição das válvulas pode ser variada, aumentado ou diminuindo consoante a rotação e a carga do motor; isto tem o efeito de melhorar o débito de potência do motor, bem como as suas respostas e eficiência, em conformidade com as diferentes condições de utilização.

Tecnologias para o arrefecimento dos pistões e redução do atrito

Os pistões do motor ajudam a manter uma combustão estável e contribuem para melhorar a eficiência graças às suas coroas côncavas. Os pistões de peso reduzido apresentam saias de formato cuidadosamente otimizado para minimizar as massas alternas do motor e um revestimento de baixa fricção aplicado segundo um padrão exclusivo; isto permite diminuir as vibrações e aumentar a eficiência de funcionamento. Os pistões no motor 1.5 litros VTEC TURBO são arrefecidos por injetores de óleo duplos dirigidos para a parte inferior da coroa de cada pistão; os segmentos ionizados ajudam a reduzir o atrito e oferecem maior eficiência operacional.

O polimento tipo ” Plateau honing” reduz ainda mais os níveis de atrito entre os pistões e os cilindros, criando uma superfície ultra suave. Este tipo de polimento recorre a dois processos de polimento em vez do processo mais convencional de polimento simples. Isto também permite melhorar as características de durabilidade a longo prazo do motor.

O óleo de baixa viscosidade (0W-20), uma válvula de segurança especial com dois estágios colocada na bomba de óleo, os retentores de baixa fricção, os segmentos de design especial de baixo atrito, a corrente da distribuição também de baixo atrito e a cambota de baixo peso também contribuem todos para a eficiência geral de funcionamento do motor.

Turbocompressor de geometria fixa, com baixa inércia e válvula wastegate eletrónica

Em comparação com outras unidades turbocomprimidas de baixa cilindrada, o turbocompressor deste motor VTEC TURBO é mais compacto e tem uma turbina de menor diâmetro. Para se poderem obter as melhores respostas, esta é uma condição imperativa. Com um design do tipo “mono scroll”, o turbo é capaz de aumentar a sua pressão, mesmo a baixas aberturas relativas de acelerador e a baixa rotação. Por outro lado, a válvula wastegate de ativação eletrónica permite controlar com toda a precisão a pressão do turbo.

Transmissão automática CVT otimizada

A caixa automática CVT está disponível como opção e é um componente de design novo, desenvolvido para integração na mais recente linha de motor VTEC TURBO da Honda. Esta unidade possui um amortecedor duplo de turbina no conversor de binário que melhora o requinte e as caraterísticas de condução e ajuda a suavizar as acelerações iniciais.

Em comparação com os sistemas CVT tradicionais que frequentemente têm uma sensação de “elástico” em aceleração, a mais recente unidade CVT da Honda oferece uma entrega totalmente diferente, mais direta e familiar da rotação do motor, com um efeito de escalonamento, que resulta em respostas mais lineares. O feedback e as respostas da caixa CVT foram desenhados para se parecerem com as de uma caixa de dupla embraiagem.

A caixa CVT da Honda apresenta dois programas adicionais que oferecem melhorias de segurança e de condução específicas a cada situação.

O sistema EDDB (do inglês, Early Downshift During Braking) usa a potência do motor para auxiliar o condutor nas travagens. Quando deteta uma desaceleração, uma descida ou uma situação de curva iniciada pelo sistema de travagem, o sistema EDDB aumenta automaticamente a rotação do motor para dar maior efeito de travão-motor. Depois, isto permite reacelerações rápidas após o abrandamento ou nas curvas.

A função “Fast Off” mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do acelerador e mantém a rotação do motor para fornecer travagem com o motor nas situações onde o condutor tenha soltado o pedal do acelerador rapidamente. Esta função foi testada exaustivamente para as vias rápidas de alta velocidade e múltiplas faixas da Europa. Por exemplo, a função Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um veículo à frente, mas não consegue terminar a manobra por causa de um veículo que circula na faixa adjacente. Quando o condutor solta rapidamente o pedal do acelerador para deixar passar esse veículo, a função Fast Off mantém a rotação do motor num nível mais alto como preparação para a manobra de ultrapassagem subsequente.

Segurança líder e suite de tecnologias Honda SensingTM de série

O novo CR-V foi concebido para obter performances de segurança líderes da indústria. O sucesso da equipa de desenvolvimento na criação de uma estrutura com rigidez e resistência líderes-da-classe, em conjunto com a suite compreensiva de tecnologias ativas de segurança, deixam antever que o novo CR-V não terá dificuldades em conquistar a classificação máxima nos testes Euro NCAP.

Em linha com a filosofia da Honda em oferecer “Segurança Para Todos”, todas as versões do novo CR-V estão equipadas com o mesmo conjunto de sistemas de segurança ativa e passiva.

A plataforma excecionalmente forte, robusta e rígida oferece as bases para uma segurança extraordinário, segundo o conceito de “Segurança nas Colisões Em Todas as Direções”. Esta plataforma incorpora o design exclusivo da Honda para carroçarias da nova geração denominada tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias das colisões de forma mais uniforme. Este design ajuda a reduzir a transferência de energia para dentro da célula de segurança dos passageiros em caso de impacto, oferecendo uma proteção superior de todos os lados, independentemente de qual o ângulo do impacto.

Os seis airbags ajudam a proteger os ocupantes em caso de acidente e incluem as tecnologias i-SRS Airbag e i-Side Airbag.

As funcionalidades de segurança passiva no novo CR-V são complementadas pela suite Honda SensingTM de tecnologias ativas de segurança e de assistência ao condutor, que – sendo uma novidade na Honda – estão instaladas em todas as versões do CR-V. O sistema Honda SensingTM está entre os conjuntos de segurança ativa mais abrangentes da sua classe. A combinação das informações recolhidas pelos sensores de radar e pelas câmaras, juntamente com uma série de sensores de alta tecnologia permitem alertar e ajudar o condutor a lidar com as situações de condução potencialmente mais perigosas.

O sistema Honda SensingTM de tecnologias ativas de segurança inclui:

  • Sistema de Travagem Atenuante de Colisões: ajuda a imobilizar o carro se o sistema determinar que é inevitável uma colisão com um veículo detetado. Faz soar um alarme e, se necessário, aplica os travões automaticamente.
  • Avisador de Colisão à Frente: monitoriza a estrada à frente e alerta o condutor quanto a uma eventual colisão, através de alertas visuais e acústicos, instando o condutor a tomar medidas de correção para evitar o acidente.
  • Avisador de Saída de Faixa: deteta se o carro se desvia para fora da faixa de rodagem atual sem o condutor acionar os piscas de direção e oferece um alerta imediato para o condutor corrigir a trajetória.
  • Sistema de Atenuação de Saída de Faixa: usa a câmara montada no para-brisas para detetar se o veículo está a sair da sua faixa de rodagem. Este sistema usa o sistema EPS de direção elétrica para aplicar correções subtis na direção, de forma a manter o veículo na sua faixa de rodagem e, em determinadas situações, também pode aplicar força de travagem. O sistema desativa-se quando detetar que o condutor retomou o controlo da situação.
  • Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem: ajuda a manter o carro no centro da sua faixa de rodagem, através da deteção das marcações da estrada, graças à câmara monocular e introduzindo pequenas correções na direção do veículo, para o manter entres as linhas brancas da estrada.
  • Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável: permite ao condutor definir a velocidade pretendida e a distância de seguimento em relação ao veículo da frente, o que permite usar o sistema em variadas situações de condução.
  • Reconhecimento de Sinalização de Trânsito) deteta e reconhece automaticamente os sinais de trânsito da estrada e apresenta-os no painel de instrumentos do veículo.
  • Assistente Inteligente da Velocidade: combina o limite automático da velocidade definido pelo condutor com o sistema TSR, para ajustar automaticamente a velocidade do veículo em relação ao indicado pelo último sinal de trânsito.
  • Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável: uma tecnologia pioneira estreada em 2015 no Honda HR-V, o sistema i-ACC prevê e reage automaticamente caso outros veículos se metam subitamente à frente do seu veículo nas vias rápidas de múltiplas faixas de rodagem. Este sistema usa uma câmara e um radar para detetar a posição dos outros veículos na estrada e aplica um algoritmo – desenvolvido graças à investigação e pesquisa nas estradas da Europa – para prever a possibilidade de outros veículos se “meterem à frente”. Isto permite ao novo CR-V ajustar automaticamente a sua velocidade antes de outro veículo se intrometer à frente, oferecendo uma viagem segura e confortável.

As outras tecnologias de segurança do novo CR-V incluem:

  • Informação de Ângulo Morto: usa a tecnologia de radar para detetar automaticamente veículos situados no ângulo morto do condutor e alertá-lo através de um símbolo de aviso no espelho da porta.
  • Monitor de Trânsito Lateral Cruzado: usa os sensores de radar laterais traseiros para alertar o condutor para a aproximação de outros veículos, durante as manobras de marcha-atrás.
  • Câmara traseira de ângulos múltiplos: oferece ao condutor diversas opções para uma visibilidade completa e, portanto, maior segurança durante as manobras de marcha-atrás; as opções disponíveis são: visualização normal de 130 graus, visualização alargada de 180 graus e visualização da parte de cima do carro (top-down).

Ainda instalados de série, temos o Sistema de Assistência à Estabilidade do veículo (VSA®) com controlo de tração, que melhora as capacidades de controlo quando o veículo acelera, trava e curva e o Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)