Mercedes-Benz Classe A Limousine em detalhe
A família de veículos compactos Mercedes-Benz continua a crescer, estando prevista para breve uma nova versão com lançamento em Portugal no início de 2019: o Classe A Limousine. A nova variante de quatro portas tem 2.729 milímetros de distância entre eixos e as proporções de uma limousine compacta e dinâmica, com distâncias reduzidas das extremidades do para-choques ao centro do eixo, à frente e atrás.
Em termos de espaço para os passageiros do banco traseiro, esta proposta está no topo do seu segmento. Adicionalmente, o modelo tem todas as virtudes familiares de um Classe A. Estas incluem motorizações modernas e eficientes, o mais elevado nível de segurança proporcionado pelos mais avançados sistemas de assistência à condução, com funções oriundas do Classe S e o sistema de infotainment MBUX –Mercedes-Benz User eXperience. Com um valor de Cd de apenas 0,22 e uma área frontal de 2.19 m², o novo Classe A Limousine tem o mais reduzido coeficiente aerodinâmico de todos os veículos de produção e, por isso, defende o recorde mundial do CLA Coupé.
O novo Classe A Limousine será produzido em Aguascalientes, México e em Rastatt, Alemanha. Este novo modelo será apresentado ao público no Salão Automóvel de Paris (entre 4 e 14 de outubro de 2018). Recentemente a Mercedes-Benz apresentou o Classe A L Limousine no Salão Automóvel de Pequim, na China. Este foi desenvolvido exclusivamente como versão de distância entre eixos longa para o mercado chinês e também é produzido em exclusividade para este mercado.
A nova geração de modelos compactos teve uma importante contribuição para o rejuvenescimento e para a mudança de imagem da Mercedes-Benz. O lançamento do CLA Coupé nos EUA, em 2013, representou o primeiro veículo compacto Mercedes-Benz a ser comercializado no mercado norte americano. Em 2017, um em cada dois clientes de modelos compactos Mercedes-Benz nos EUA tinham anteriormente conduzido veículos da concorrência e mais de 50% dos clientes CLA foram clientes novos para a Marca.
O Classe A estabeleceu o mercado atual de modelos compactos da Mercedes-Benz em 1997 e desde aí já vendeu mais de seis milhões de unidades em todo o mundo. O Classe A Limousine, sendo o sétimo modelo, vem expandir ainda mais a gama de compactos da Mercedes-Benz.
Mercedes-Benz Classe A Limousine em detalhe
Dimensões do novo Classe A Limousine:
• Comprimento/largura/altura: 4.549/1.796/1.446 mm
• Distância entre eixos: 2.729 mm
• Capacidade da bagageira: 420 litros
• Espaço para a cabeça à frente/atrás: 1.024/944 mm
• Espaço para os cotovelos à frente/atrás: 1.457/1.446 mm
• Espaço para os ombros à frente/atrás: 1.400/1.372 mm
• Espaço efetivo para as pernas pés à frente/atrás: 1.062/861 mm
O novo Classe A Limousine oferece enorme funcionalidade. No que diz respeito ao espaço para a cabeça, este modelo está no topo do seu segmento (944 mm). A bagageira tem capacidade para 420 litros e foi concebida para ser extremamente funcional. A abertura da bagageira é bastante ampla, com 950 mm de largura e 462 mm na diagonal, entre a fechadura e o bordo inferior do vidro traseiro. Isto permite carregar e descarregar a bagagem com todo o conforto.
Defensor do recorde do mundo
O novo Classe A Limousine tira todo o partido das condições favoráveis da sua traseira longa, conseguindo performances aerodinâmicas ainda melhores que o já fantástico Classe A (valor de Cd de 0,25). Com um valor de Cd referência de 0,22, este novo modelo de 4 portas iguala assim o recorde mundial original do CLA Coupé. Graças à área frontal de 2,19 m², menor que a do CLA, o novo Classe A Limousine possui o menor arrastamento aerodinâmico de todos os veículos de produção.
As boas propriedades aerodinâmicas são um fator crucial nos baixos consumos de combustível obtidos em condições reais de utilização. Uma série de detalhes foi otimizada com numerosos “loops” de computação, simulações de CAE (computer-aided engineering – engenharia assistida por computador) e medições em túnel de vento em Sindelfingen. Os spoilers à frente e atrás foram otimizados especificamente para direcionar o ar em redor das rodas, sempre com a maior eficiência possível. As jantes e os pneus também foram submetidos a um processo de melhoria aerodinâmica. Consoante o mercado, está disponível uma grelha de radiador com duas lamelas móveis, o que minimiza o fluxo de ar que atravessa o compartimento do motor.
Motorizações
As versões de entrada do Classe A Limousine vão estar equipadas com os seguintes motores :
• A 200 (120 kW/163 cv, 250 N·m); com caixa 7G-DCT de dupla embraiagem (consumos combinados de combustível: 5,4-5,2 l/100 km, emissões combinadas de CO2: 124-119 g/km)
• A 180 d (85 kW/116 cv, 260 N·m); com caixa 7G-DCT de dupla embraiagem (consumos combinados de combustível: 4,3-4,0 l/100 km, emissões combinadas de CO2: 113-107 g/km).
Sistema KEYLESS-GO com ACESSO MÃOS-LIVRES disponível
Os equipamentos de série incluem o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User eXperience) com ecrã sensível ao toque e sistemas de última geração de assistência à condução, como o Assistente Ativo à Travagem e o Assistente Ativo à Faixa de Rodagem. Por outro lado, o Classe A Limousine pode ser personalizado com as linhas de design e equipamento Style, Progressive e AMG, para além do pack Night e outros equipamentos opcionais.
O pack de conveniência KEYLESS-GO com acesso mãos-livres será uma das opções disponíveis. A função de conveniência ACESSO MÃOS-LIVRES permite a abertura totalmente automática e sem usar as mãos da tampa da bagageira, bastando fazer um movimento com o pé por baixo do para-choques traseiro.
Design: caracter moderno e superior
Com seu design purista que destaca as superfícies, o Classe A Limousine é emotivo e tranquilizador ao mesmo tempo e, portanto, encaixa perfeitamente no idioma de design Sensual Purity da Mercedes-Benz. Isto inclui as formas nítidas e formais que destacam as áreas de superfície com linhas reduzidas. O novo Classe A Limousine tem as proporções de um veículo de 4 portas compacto e dinâmico, com distâncias muito reduzidas entre as extremidades do para-choques ao eixo das rodas, tanto à frente, como atrás.
O compartimento do motor, deslocado bem para trás e a traseira compacta conferem ao veículo um impulso dinâmico acentuado. Graças às jantes entre 16 e 19 polegadas e às cavas das rodas pronunciadas, o Classe A Limousine tem uma postura muito desportiva.
O design dianteiro é progressivo. Contribuindo para esta impressão, encontramos um capot baixo e alongado, faróis estreitos com elemento cromado, luzes diurnas brilhantes e uma grelha de radiador tipo diamante com pinos cromados (opcional). As laterais do veículo são fortes e sensuais, com uma linha de caráter precisa a correr por baixo e que destaca os contornos perfeitos dos volumes laterais. Os farolins traseiros bipartidos destacam a traseira de linhas nítidas que fazem sobressair a largura do veículo. Os refletores traseiros foram movidos para o para-choques traseiro modular e de duas partes. Consoante o nível de equipamento, este para-choques traseiro está disponível com difusor preto ou com uma faixa e ponteiras de escape cromadas.
Design interior: a revolução vem de dentro
O interior do novo Classe A foi completamente renovado com um visual moderno e vanguardista. A Mercedes-Benz adotou uma abordagem completamente nova, revolucionando por dentro a classe de veículos compactos com uma nova sensação de espaço. Esta arquitetura interior única é moldada em particular pelo design vanguardista do painel de instrumentos: os projetistas dispensaram completamente a utilização de um painel de entradas de ar por cima do cockpit. Como resultado, a parte principal do tablier em forma de asa estende-se de uma porta à outra sem nenhuma descontinuidade visual. As grelhas de ventilação desportivas tipo turbina são outro ponto de destaque.
Cockpit totalmente independente está disponível em três versões:
- Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 7” (17.78 cm), de série
- Com o Painel de Instrumentos Digital de 7” e o Display Central de 10.25” (26 cm), opcional
- Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 10.25”, opcionais
MBUX – Mercedes-Benz User Experience: experiência incomparável
O novo Classe A é o primeiro modelo Mercedes-Benz a incluir o novo e mais avançado sistema multimédia MBUX – Mercedes-Benz User Experience, que também abre caminho a uma nova era nos serviços Mercedes me connect. Uma característica única deste sistema é a sua capacidade de interação. Graças à inteligência artificial, o MBUX pode ser personalizado e adapta-se ao utilizador. Desta forma cria uma ligação emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros.
Os seus pontos fortes incluem, o Cockpit Panorâmico (opcional) de alta resolução com operação tátil do ecrã multimédia, o ecrã de navegação com tecnologia de realidade aumentada e ainda o controlo inteligente por voz com reconhecimento de discurso natural, que é ativado com a palavra-código “Hey Mercedes”. Também está disponível um ecrã head-up display. O ecrã tátil está incluído no abrangente conceito touch-control do MBUX – um trio constituído pelo ecrã tátil, o touchpad na consola central e os botões de controlo táteis no volante.
O MBUX é uma revolução da experiência de utilização no veículo. As características de apresentação apelativas destacam a abrangência da estrutura de controlo e impressionam com as imagens 3D de alta resolução, que são reproduzidas em tempo real.
Sistema Intelligent Drive
O novo Classe A tem os mais recentes sistemas de assistência à condução e oferece o mais alto nível de segurança ativa neste segmento com funções adotadas do Classe S. Pela primeira vez, o Classe A tem capacidade semiautónoma de condução, em certas situações. Para isso, o trânsito é mantido sempre em controlo: melhorias ao nível dos sistemas de câmara e de radar para que o veículo possa “ver” o que se passa até 500 metros à sua frente. O Classe A também recorre a mapas e dados de navegação para as funções de assistência. Por exemplo, o Assistente Ativo de Controlo da Distância DISTRONIC, como parte do pack de Assistência à Condução, consegue dar ao condutor suporte cartográfico em numerosas situações de condução e ajustar a velocidade de forma preditiva e conveniente, por exemplo, na aproximação às curvas, cruzamentos ou rotundas. Como parte do equipamento também encontramos, por exemplo, o Assistente Ativo de Travagens de Emergência e o intuitivo Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem.
De série, o novo Classe A está equipado com o Assistente Ativo à Travagem de funcionalidades alargadas. Consoante a situação, este assistente pode ajudar a atenuar eficazmente as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento e mesmo com peões ou ciclistas ou até mesmo evitar de todo estas situações.
O Assistente Ativo à Faixa de Rodagem (também equipamento de série) é capaz de alertar o condutor através de vibrações no volante quando o veículo se desvia inadvertidamente da sua faixa de rodagem a velocidades entre os 60 e os 200 km/h. Se o veículo transpuser uma linha contínua, o assistente consegue recolocar o veículo na sua faixa de rodagem, aplicando os travões de um dos lados. Se a linha for tracejada, essa intervenção só ocorre se houver perigo de colisão com um veículo na faixa adjacente (incluindo o trânsito em sentido contrário).
O sistema PRE-SAFE® PLUS pode reconhecer o perigo iminente de uma colisão na traseira. Se o perigo de colisão persistir, o sistema também pode aplicar com firmeza os travões quando o veículo está parado, minimizando assim o risco de lesões através da redução do movimento súbito para frente causado pela colisão na traseira.
Segurança passiva: compartimento de passageiros de elevada estabilidade e modernos sistemas de retenção
O novo Classe A é também o primeiro modelo Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Centro de Tecnologia para a Segurança dos Veículos (TFS – Technology Centre for Vehicle Safety). O design das estruturas do veículo incorpora resultados de investigação em acidentes reais. Cada componente da carroçaria foi desenvolvido de acordo com as cargas e tensões encontradas, em relação à geometria, espessura do material, tecnologias de união e qualidade dos materiais (aumento da proporção de chapas de aço de resistência elevada e ultraelevada).
A parte central do conceito de segurança da carroçaria é a célula de segurança dos passageiros de elevada rigidez. A sua enorme rigidez quando submetida a esforços induzidos por acidente, por exemplo, colisões frontais, laterais ou traseiras e também capotamento são sobretudo devidas à maior utilização de chapas de aço endurecido por prensagem de resistência elevada e ultraelevada.
O condutor e o passageiro dianteiro têm, cada um, um cinto de segurança de três pontos com limitador de força e pré-tensor. Em conjunto com o sistema PRE-SAFE® (equipamento opcional), os bancos dianteiros possuem tensores com enroladores reversíveis. Ambos os bancos traseiros exteriores estão equipados com um cinto de segurança com enrolador reversível e limitador de força. O novo Classe A está equipado de série com airbags para condutor e passageiro dianteiro, airbag de joelho para o condutor e airbags laterais (windowbags). Ao contrário de diversos modelos da concorrência, os windowbags também cobrem os pilares A para uma proteção mais completa dos passageiros. Do mesmo modo, os airbags laterais de tórax-pélvis são equipamento de série opcionais para os bancos traseiros.
Faróis MULTIBEAM LED; a melhor visibilidade em todas as condições
Os faróis opcionais MULTIBEAM LED são outro exemplo da transferência de tecnologias de um modelo de luxo para o segmento de veículos utilitários. Estes faróis oferecem a regulação extremamente precisa e rápida, controlada eletronicamente, dos faróis, adaptando-os a cada situação de trânsito. Cada farol possui 18 LEDs de acionamento individual. A coloração semelhante à luz do dia dos LEDs não fatiga os olhos e tem um efeito muito positivo na concentração do condutor. A estrada à frente é iluminada de forma precisa e brilhante. Os faróis LED High Performance são outra opção. De série, o novo Classe A está equipado com faróis de halogénio com luzes de presença incorporadas de LEDs.
Suspensão: agilidade e conforto
O Classe A está disponível com uma seleção de sistemas de suspensão, consoante a variante de motor e a preferência do condutor. A gama de jantes varia entre 16 e 19 polegadas. O eixo dianteiro do novo Classe A tem design McPherson. As variantes de maior potência e as versões 4MATIC, amortecimento adaptativo ou jantes maiores estão equipadas com um eixo traseiro complexo de quatro braços. Os outros modelos têm um eixo traseiro por barra de torção de peso otimizado.
Produção em Aguascalientes, México e em Rastatt, Alemanha
A produção do novo Classe A Limousine terá início em Aguascalientes ainda no decorrer deste ano. A fábrica COMPAS (Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes – Fábrica Cooperativa de Produção de Aguascalientes), uma joint-venture de produção localizada na parte central do México vem alargar a rede de produção de veículos Mercedes-Benz compactos a cinco localizações em três continentes. A fábrica COMPAS é um projeto de cooperação com a Renault-Nissan Alliance. A Daimler e a Nissan, cada uma, detêm 50% das ações da fábrica COMPAS.
A produção do novo Classe A Limousine na fábrica da Mercedes-Benz em Rastatt, na Alemanha, terá início em 2019. A fábrica de Rastatt é o principal local de produção de veículos compactos da rede global de produção. Esta fábrica é responsável pelo controlo global de produção e pela gestão da qualidade e fornecimento. Estas instalações também dão suporte ao arranque nas outras fábricas dando formação aos seus funcionários. O novo Classe A já sai das linhas de produção de Rastatt desde abril.
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