Novo Porsche Macan desvendado em Xangai
A Porsche desvendou o novo Macan em Xangai. O SUV compacto tem sido um enorme sucesso desde o seu lançamento, em 2014, sendo agora aperfeiçoado de forma significativa no design, conforto, conetividade e comportamento dinâmico, permitindo ao Macan continuar a ser o porta-estandarte do caráter desportivo no seu segmento.
O novo Macan mantém-se fiel ao ADN Porsche no design, com uma faixa de luz tridimensional na traseira. A tecnologia LED é também incluída, de série, nos faróis dianteiros. As inovações mais marcantes no interior do veículo incluem o ecrã de 11” do novo Porsche Communication Management (PCM), as saídas de ar redesenhadas e reposicionadas e o familiar volante desportivo GT do 911. O PCM permite o acesso a novas funções digitais, como o controlo inteligente por voz e a navegação online, ambos oferecidos de série. A gama de equipamentos de conforto do veículo foi também alargada para incluir o assistente de engarrafamento, o ionizador e o para-brisas aquecido.
Faróis LED e faixa de luz de série
Fruto de diversas alterações no exterior, o novo Macan tem agora uma imagem ainda mais desportiva e moderna. Inúmeros detalhes refletem o ADN do icónico automóvel desportivo 911 e do 918. Em particular, o tópico da iluminação desempenha um papel essencial: o novo Macan está equipado, de série, com faróis com tecnologia LED. O sistema de iluminação de elevada qualidade com um design tridimensional pode ser otimizado, se desejado: o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS) pode ser utilizado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa. A dianteira do Macan foi trabalhada de forma meticulosa, por isso parece ainda mais larga, enquanto a renovação da traseira segue o design esguio do seu predecessor. A faixa de luz tripartida com iluminação tridimensional em LED representa outro elemento de design tipicamente Porsche. O design de quatro pontos nas luzes de travão reflete a identidade da marca.
Novas opções: volante desportivo GT, ionizador e assistente de tráfego
A ligação ao 911 é consolidada no interior do novo Macan com o opcional volante desportivo GT. O seletor de modos com o botão Sport Response integrado no volante é também apresentado no Macan como parte do opcional Pacote Sport Chrono. A Porsche estendeu a lista de opções de conforto para incluir o para-brisas aquecido e o ionizador para melhor qualidade do ar no interior. Novas cores exteriores como o “Azul Miami”, “Verde Mamba Metalizado”, “Prata Dolomite Metalizado” e “Crayon” combinadas com novos pacotes para o interior garantem que o novo Macan está agora ainda mais personalizável do que nunca.
A Porsche usou a atualização como oportunidade para alargar a gama de sistemas de assistência no Macan. O novo assistente de tráfego, incluindo cruise control adaptativo, proporciona uma condução mais confortável e relaxada a velocidades a partir dos 60 km/h. O sistema não permite apenas aceleração e travagem parcialmente automatizadas – como assiste também com a direção numa situação de tráfego intenso ou de trânsito lento.
Ecrã tátil de 11” e conectividade total
Através do novo Porsche Communication Management (PCM), o Macan oferece conetividade total e numerosas funcionalidades digitais. Acima da típica consola central ascendente da Porsche surge um ecrã tátil full-HD, alargado das sete para as onze polegadas, perfeitamente integrado no redesenhado painel de instrumentos. Tal como no Panamera e no Cayenne, a interface do utilizador no sistema de infoentretenimento pode ser personalizada através de mosaicos pré-definidos. As saídas de ar foram também redesenhadas e estão agora posicionadas abaixo do ecrã central.
Cada Macan está equipado com o módulo Connect Plus, tornando os veículos totalmente conectados, de série. Este módulo assegura várias funções digitais e serviços, como controlo inteligente por voz e informação de tráfego em tempo real, parte integrante do sistema de navegação online, oferecido de série. Um dos elementos chave deste sistema é a ligação “Here Cloud”, a qual oferece informação de tráfego baseada na tecnologia de última geração de partilha de dados. Utilizando a nova app Offroad Precision, é também possível registar e analisar experiência de condução fora de estrada com o Macan.
Chassis otimizado com novas jantes e pneus
Fruto do chassis otimizado, o novo Macan consolida o seu estatuto excecional como automóvel desportivo no segmento dos SUV compactos. Afinações no chassis aperfeiçoam a neutralidade, mantendo a estabilidade e aumentando o conforto. Apesar de invulgar para o segmento dos SUV, o Macan continua a disponibilizar pneus mistos com diferentes medidas nos eixos dianteiro e traseiro. Como automóvel desportivo Porsche, esta característica permite ao condutor tirar total proveito do sistema inteligente de tração integral, Porsche Traction Management (PTM), no comportamento dinâmico. Novos pneus com maior performance garantem mais aderência em curva para maior prazer de condução, enquanto as novas jantes de 20” e 21” oferecem também um novo leque de escolhas para personalizar o design.
Um modelo de sucesso: mais de 350.000 Macan entregues desde 2014
O Macan é uma genuína história de sucesso. A combinação da típica performance Porsche em qualquer terreno conjugada com um elevado grau de versatilidade no quotidiano impressionou os clientes a partir do início: desde 2014, a Porsche entregou mais de 350.000 unidades. Com mais de 100.000 entregas até à data, o modelo é especialmente popular no Mercado chinês, onde a Porsche desvendou o redesenhado SUV compacto. O modelo apresentado em Xangai será oferecido exclusivamente no Mercado chinês. Outras versões e mercados seguir-se-ão durante o decurso do ano.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários