Mercedes Classe A Sedan antevisto como o modelo mais aerodinâmico do mundo
Aproximadamente 3 meses depois de ter revelado a variante longa do Classe A Sedan, destinada ao mercado chinês, a Mercedes-Benz deu início à campanha de lançamento da variante convencional que será comercializada no mercado global. Para já, o construtor alemão destacou a eficiência aerodinâmica. Com um coeficiente de arrasto de apenas 0,22, o novo Classe A Sedan será o automóvel de produção em série mais aerodinâmico do mundo.
Previsto para o fim do ano, o Classe A Sedan será tão esguio quanto o actual detentor do título, o Mercedes-Benz CLA. O Volkswagen XL1 apresenta um coeficiente de arrasto de 0,19, mas com uma produção limitada às 250 unidades, não pode ser considerado um modelo de produção em série.
Os engenheiros da Mercedes-Benz passaram muitas horas no túnel de vento com o Classe A Sedan para obterem os resultados pretendidos. Os pára-choques foram configurados para canalizarem o fluxo de ar em torno das rodas, elas próprias dotadas de características aerodinâmicas, até os pneus foram especificamente desenvolvidos. Em mercados seleccionados, o automóvel disponibilizará um sistema de painéis situado no interior da grelha dianteira que optimizará a passagem de ar pelo compartimento do motor.
Adicionalmente, o fabricante alemão implementou um novo conceito de vedação na área em redor dos faróis e instalou um painel quase completo na secção inferior do carro.
O Classe A Sedan apresenta uma distância entre eixos de 2.729 mm e após o seu lançamento contará com todo o conjunto de motores, tecnologias e sistemas de assistência à condução da variante hatchback. Prevê-se que informação oficial adicional seja revelada durante as próximas semanas.
0 comentários