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Tudo o que se sabe sobre o novo Renault Mégane R.S. Trophy

By on 19 Julho, 2018

Ainda com melhores performances e mais temperamento desportivo, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY reforça a gama Renault Sport, perpetuando a linhagem das versões Trophy, desenvolvidas desde a primeira geração do Mégane R.S.

O Novo MÉGANE R.S. TROPHY inaugura uma nova versão do motor 1.8L turbo, que debita 300 cavalos para um binário de 420 Nm, graças à utilização de tecnologias de vanguarda. Este motor pode ser combinado com uma caixa de velocidades manual ou EDC.

Dotado das mais recentes inovações tecnológicas da Renault Sport em matéria de ligações ao solo, como seja o sistema 4CONTROL de quatro rodas direcionais e os amortecedores de batentes hidráulicos de compressão, o Novo MÉGANE R.S. TROPHY está equipado de série com o chassis Cup, que se distingue pelas suspensões com maior rigidez e um diferencial autoblocante mecânico Torsen®. Esta versão é, também, enriquecida com travões de disco dianteiros bimatéria, jantes de 19’’ específicas e um jogo de pneus Bridgestone de elevadíssimo desempenho, que pode ser combinado com as novas jantes de liga leve exclusivas.

Para oferecer as sensações mais genuínas, o Novo MÉGANE R.S. TROPHY pode ser equipado com uma nova geração de bancos dianteiros Recaro revestidos a Alcântara®.

Mesmo com um temperamento vincadamente desportivo, a versão TROPHY continua a ser perfeitamente utilizável no dia a dia, explorando todas as tecnologias do Mégane R.S., nomeadamente:

  • A possibilidade de escolher entre vários modos de condução, através do Multi-Sense;
  • O extraordinário desempenho do sistema de iluminação S. Vision;
  • O sistema de telemetria e de recolha de dados S. Monitor.

«Estando ligado, desde o ano passado, ao processo de desenvolvimento do Mégane R.S., estou muito feliz por ver a família crescer, com uma versão ainda mais desportiva! Cada novidade integrada no Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY está vocacionada para reforçar as capacidades desportivas. É evidente que é positivo dispor de mais potência, de uma ligação à estrada ainda melhor, graças aos pneus e de poder contar com uma força de travagem de nível superior. Gostei também muito da sensação transmitida pelos novos bancos: o poder de retenção durante a utilização desportiva é excelente.» – Nico Hülkenberg, piloto da Renault Sport Formula One Team e embaixador da Renault Sport.


Renault Mégane R.S. Trophy em detalhe

 

Motor – A tecnologia ao serviço do desempenho

Estreado no Novo MÉGANE R.S., o motor 1.8 turbo de injeção direta beneficia de uma evolução que lhe permite alcançar, pela primeira vez na gama R.S., a fasquia simbólica dos 300 cv (220 kW). O binário foi também aumentado, sendo agora de 420 Nm (+20 Nm) com caixa EDC e de 400 Nm com caixa manual.

A maior potência superior traduz-se em melhores acelerações, inclusive nos altos regimes, e o binário (um dos melhores da sua categoria) tem um papel determinante no prazer de pilotar o MÉGANE R.S. TROPHY. Este aumento dos desempenhos respeita, como é evidente, a nova norma antipoluição Euro6d-Temp, que entra em vigor a 1 de setembro de 2018.

Para compensar o forte aumento da contrapressão do escape, relacionado com a incorporação de um filtro de partículas, os engenheiros concentraram a sua atenção na eficácia do turbocompressor, recorrendo a uma tecnologia vinda diretamente da Fórmula 1.

A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200 000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). Daqui resulta uma redução do tempo de resposta do turbocompressor.

Além do turbocompressor, a nova linha de escape constitui o segundo fator responsável pela melhoria dos desempenhos do motor no Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY. Foi integrada na panela de escape traseira uma válvula mecânica que influencia a sonoridade. Esta novidade é também uma estreia na gama R.S.

A posição da válvula, comandada automaticamente em função do modo Multi-Sense selecionado, do regime e da carga do motor, oferece uma dupla sonoridade:

  • Quando a válvula está fechada, os gases de escape seguem uma trajetória concebida de forma a filtrar as baixas frequências, responsáveis pelo fascinante som rouco, e tratar as frequências médias. A sonoridade é então desportiva e confortável para uma utilização no dia a dia.
  • Quando a válvula está aberta, a menor resistência à passagem dos gases permite que estes efetuem um percurso mais direto. Todo o potencial desportivo do motor pode então exprimir-se plenamente, tanto em desempenhos como em sonoridade.

Tal como o Novo MÉGANE R.S., a versão TROPHY está disponível com uma dupla oferta de caixas de seis velocidades: manual ou EDC com comando por patilhas ao volante.

Com a caixa EDC, o binário máximo atinge 420 Nm, graças a uma cartografia específica.

Chassis – O melhor da Renault Sport

O Novo MÉGANE R.S. TROPHY beneficia de todas as inovações apresentadas no Mégane R.S., começando pela tecnologia 4CONTROL. Este sistema de quatro rodas direcionais permite melhorar a agilidade nas curvas apertadas e a estabilidade nas curvas rápidas.

  • A baixa velocidade, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com um comportamento incisivo para oferecer uma direção mais direta e uma sensação de extraordinária agilidade, inédita num veículo de tração dianteira.
  • A alta velocidade, todas as rodas, dianteiras e traseiras, viram no mesmo sentido para obter um equilíbrio perfeito do trem traseiro e uma maior estabilidade.

Completamente adaptado a uma utilização desportiva, o Novo MÉGANE R.S. TROPHY está equipado, de série, com o chassis Cup, que se diferencia do chassis Sport por:

  • Um diferencial autoblocante mecânico Torsen;.
  • Amortecedores25% mais rígidos e molas 30% mais firmes;
  • Barras estabilizadorasmais rígidas em 10%.

De série, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY está equipado com discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência. Característica distintiva dos chassis Cup, os estribos Brembo® estão pintados de vermelho.

Reconhecível pelas jantes de 19’’ Jerez específicas, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY está equipado com pneus Bridgestone Potenza S001, famosos pelo elevado nível de aderência.

Disponíveis durante o ano de 2019, as jantes de liga leve de 19’’ Fuji Light, que permitem ganhar 2 kg por roda, estão equipadas com Bridgestone Potenza S007. Estes pneus, desenvolvidos numa referência específica para a Renault Sport, proporcionam ao Novo Mégane R.S. Trophy uma direção mais direta, uma aderência em curva ainda maior e uma longevidade acrescida em utilização desportiva.

Design – O Espírito R.S. até ao mais ínfimo detalhe

O Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY distingue-se, desde logo, pelo Amarelo Sirius, a cor emblemática das versões Trophy. Todas as cores do catálogo de cores do Mégane R.S. continuam evidentemente disponíveis.

Com um design ao serviço do desempenho, reforçado pelas múltiplas referências ao mundo da competição automóvel, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY é naturalmente expressivo.

  • O stripping TROPHYaplicado na lâmina F1.
  • O desenho específico das jantes de19’’ Jerez, inspirado no concept Renault Sport R.S.01. O nome das jantes foi escolhido em homenagem ao circuito onde o R.S.01 efetuou as suas primeiras voltas de apresentação ao público.

O Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY pode estar equipado, em opção, com os novos bancos Recaro, redesenhados relativamente aos que equipavam o Mégane III R.S.

A estrutura do banco do condutor foi trabalhada para criar uma atmosfera ainda mais desportiva, continuando a preservar um elevado nível de segurança. Combinada com um curso de regulação em altura mais longo, esta conceção oferece ao condutor uma posição ao volante até 20 mm mais baixa, potenciando assim uma extraordinária experiência desportiva.

Perfeitamente integrados na harmonia interior do Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY, os bancos Recaro são revestidos a Alcântara®.

Ficha Técnica – Renault Mégane R.S. Trophy (caixa manual)

Motor

Tipo – Gasolina, 4 cilindros, turbo injecção directa

Cilindrada (cm3) – 1.798

Diâmetro x Curso (mm) – 79,7 x 90,1

Número de válvulas – 16

Potência máx. kW CEE (cv) – 220 (300)

Binário máx. Nm CEE (m.kg) – 400 (40,8)

Tipo de distribuição – Por corrente

Stop & Start – Sim

Filtro de partículas – Sim

Caixa de Velocidades

Tipo – Manual

Número de velocidades – 6

Desempenhos

Aerodinâmica CdA – 0,78

Velocidade máx. (km/h) – 260

1000 m com arranque parado (s) – 24,8

Aceleração 0-100 km/h (s) – 5,7

Recuperação 80-120 km/h em 3.ª – 3,1

Consumo e emissões 

Ciclo misto (l/100 km) NEDC – 8,1

CO2 (g/km) NEDC – 183

Capacidade do depósito (l) – 50

Ligações ao solo – Direção & Trens 

Direção assistida elétrica – Sim

R-EPS Direção mecânica e cremalheira assistida elétrica – Sim

Diâmetro de viragem entre passeios (m) – 10,3

Travões 

À frente – Discos ventilados: 355 mm

Atrás – Discos ventilados: 290 mm

Sistema assistência à travagem de urgência – Sim

Controlo eletrónico de estabilidade – ESC – Sim

Rodas e pneus

Jantes / Homologação – J19

Medida dos pneus de referência – 245/35 R19

Rodas direcionais – 4

Massas (kg)

Peso em vazio em ordem de marcha (MVODM) mín – 1419

Peso máximo autorizado em carga (MMAC) – 1899

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