Kia Picanto 1.0 T-GDI X-Line – Ensaio Teste
Kia Picanto 1.0 T-GDI X-Line
Texto: Francisco Mendes ([email protected])
Vitamina Picanto
O Picanto 1.0 T-GDI X-Line, é uma versão verdadeiramente disposta a transportar-nos para a aventura, num modelo inspirado nos SUV da marca, mas ao jeito de um citadino capaz de revelar toda a sua ‘vitamina’ assim que lhe carregamos nos acelerador.
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Comportamento /Motor
Falta de apoio nos bancos dianteiros
Exterior
Num primeiro olhar percebemos que este Picanto 1.0 T-GDI X-Line conta com uma altura ao solo de 156mm – mais 15mm do que nos restantes membros da família. Luzes diurnas dianteiras e os faroiins traseiros de LED. Os pára-choques revelam-se mais robustos, dispõem de protecções inferiores de carroçaria à frente e atrás. Os acabamentos em verde ou prateados da grelha e da moldura dos faróis de nevoeiro, alargamentos dos guarda-lamas em preto, difusor metálico que alberga uma saída dupla de escape. e jantes de 16”.
Interior
Ao entrar no habitáculo deste Kia Picanto percebemos como vão longe os tempos em que tínhamos de nos levar por alguma dose de locura para estar aos comandos de alguns citadinos. Agora tudo é diferente e aos comandos deste Picanto percebemos claramente que a diversão está prestes a começar, mas com o rigor e o bom senso que a marca sul coreana coloca nos seus modelos.
Apesar de contarmos com um elevado número de plásticos duros, a montagem é rigorosa e podemos contar com ar condicionado, computador de bordo, faróis automáticos, volante forrado a pele, um sistema de infotainment com ecrã de 7″ com ligações Apple CarPlay e Android Auto e a câmara e os sensores de estacionamento traseiros e carregador de telemóvel sem fios, para além de pedais em alumínio.
Atrás do volante percebemos que este Kia Picanto é confortável, tem assentos com um bom apoio lomba. O volante apresenta um formato mais desportivo que nos proporciona um maior prazer de estar aos comandos deste pequeno grande automóvel.
Se nos bancos da frente viajamos de forma confortável, o mesmo se aplica aos bancos traseiros onde dois passageiros usufruem de espaço suficiente para uma viajem sem percalços ou apertos.
Já a bagageira, conta com 255 litros de capacidade, suficiente para as necessidades dos apreciadores destes citadinos.
Equipamento
Em matéria de equipamento este pequeno mas grande Picanto vem bem dotado e conta com, ABS – Anti lock Brake System; Air bag de condutor e passageiro com função desactivação; Air bags laterais e de cortina; ESP – controlo de estabilidade; Isofix; Ar condicionado manual; Computador de bordo; Rádio com leitor MP3 e comandos no volante; Vidros eléctricos à frente / atrás; Sensor de Luz; Volante e alavanca de velocidades em pele; Pedais em Alumínio; Farois em halogéneo / com projectores bi-funcionais; Luzes diurnas em LED; Jantes de liga leve 16″; Espelhos retrovisores retrateis c/ regulação eléctrica; Cruise-control adaptativo; Assistente de manutenção na faixa de rodagem.
Para além disso pode ainda contar como extras com Pack Navigation (Sistema de Navegação + Bluetooth c/ rec. Voz + Camara traseira estacionamento) e AEB (Travagem Autónoma de Emergência).
Consumos
Em matéria de consumo bem se pode dizer que para nos divertimos com o Picanto não precisamos de gastar muito dinheiro. Os consumos anunciados são de em Cidade 6,2, enquanto em Estrada é de 4,0 e o Misto de 4,8 l/100 km. O certo é que no nosso teste conseguimos um consumo médio de 5,6.
Ao Volante
O motor que equipa este Kia Picanto X-Line 1.0 T-GDi conta com 100cv, que lhe dão uma vitamina extra, num automóvel que passa ligeiramente a barreira dos 1000kg. Contando com uma caixa manual de cinco velocidades, precisa e de engrenamento suave, este motor mostra que é vivo e proporciona uma desenvoltura sem igual no trânsito urbano.
Na prática este Picanto mostra-se bastante agradável de conduzir, com uma direcção suave e uma suspensão foi “subida” 15mm, de forma a dar o tal cariz mais crossover, o que torna este X-Line num ‘Micro-Crossover Desportivo’, seja em auto-estrada ou em estradas mais sinuosas onde tiramos grande partido da sua divertida condução.
Balanço Final
O Picanto 1.0 T-GDI X-Line é verdadeiramente um citadino de puro-sangue onde o motor nos permite colorir um pouco mais a condução do dia-a-dia. É uma opção valida a ter em conta para quem procura um automóvel deste género com um caráter próprio e exclusivo e desejoso de transmiti as emoções mais puras ao estilo de vida de cada condutor.
Concorrentes
Citroen C1 1.0 VTi 72 CVM
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Suzuki Swift 1.0T
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Toyota Aygo x-play plus
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Ficha Técnica
Motor – 3 cilindros em linha turbo
Cilindrada – 998 cm3
Potência máxima (cv/rpm) – 100/4500
Binário máximo (Nm/rpm) – 172 Nm entre as 1500 e as 4000 rpm
Transmissão – Dianteira
CX Vel – Manual de 5 velocidades
Suspensão (fr/tr) –McPherson / / eixo de torção
Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos
Peso (kg) – 1020
Mala – 255 litros
Deposito – 35 L
Vel. Máx – 180 Km/H
Aceleração – 10,1s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,5 l/100 km, AutoSport 5,6 l/100 km
Emissões – 105 g/km CO2
Mais/Menos
Mais
Comportamento /Motor
Menos
Falta de apoio nos bancos dianteiros
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 15680€
Preço da versão base (Euros): 15680€
Exterior
Num primeiro olhar percebemos que este Picanto 1.0 T-GDI X-Line conta com uma altura ao solo de 156mm – mais 15mm do que nos restantes membros da família. Luzes diurnas dianteiras e os faroiins traseiros de LED. Os pára-choques revelam-se mais robustos, dispõem de protecções inferiores de carroçaria à frente e atrás. Os acabamentos em verde ou prateados da grelha e da moldura dos faróis de nevoeiro, alargamentos dos guarda-lamas em preto, difusor metálico que alberga uma saída dupla de escape. e jantes de 16”.
Interior
Ao entrar no habitáculo deste Kia Picanto percebemos como vão longe os tempos em que tínhamos de nos levar por alguma dose de locura para estar aos comandos de alguns citadinos. Agora tudo é diferente e aos comandos deste Picanto percebemos claramente que a diversão está prestes a começar, mas com o rigor e o bom senso que a marca sul coreana coloca nos seus modelos.
Apesar de contarmos com um elevado número de plásticos duros, a montagem é rigorosa e podemos contar com ar condicionado, computador de bordo, faróis automáticos, volante forrado a pele, um sistema de infotainment com ecrã de 7″ com ligações Apple CarPlay e Android Auto e a câmara e os sensores de estacionamento traseiros e carregador de telemóvel sem fios, para além de pedais em alumínio.
Atrás do volante percebemos que este Kia Picanto é confortável, tem assentos com um bom apoio lomba. O volante apresenta um formato mais desportivo que nos proporciona um maior prazer de estar aos comandos deste pequeno grande automóvel.
Se nos bancos da frente viajamos de forma confortável, o mesmo se aplica aos bancos traseiros onde dois passageiros usufruem de espaço suficiente para uma viajem sem percalços ou apertos.
Já a bagageira, conta com 255 litros de capacidade, suficiente para as necessidades dos apreciadores destes citadinos.
Equipamento
Em matéria de equipamento este pequeno mas grande Picanto vem bem dotado e conta com, ABS – Anti lock Brake System; Air bag de condutor e passageiro com função desactivação; Air bags laterais e de cortina; ESP – controlo de estabilidade; Isofix; Ar condicionado manual; Computador de bordo; Rádio com leitor MP3 e comandos no volante; Vidros eléctricos à frente / atrás; Sensor de Luz; Volante e alavanca de velocidades em pele; Pedais em Alumínio; Farois em halogéneo / com projectores bi-funcionais; Luzes diurnas em LED; Jantes de liga leve 16″; Espelhos retrovisores retrateis c/ regulação eléctrica; Cruise-control adaptativo; Assistente de manutenção na faixa de rodagem.
Para além disso pode ainda contar como extras com Pack Navigation (Sistema de Navegação + Bluetooth c/ rec. Voz + Camara traseira estacionamento) e AEB (Travagem Autónoma de Emergência).
Consumos
Em matéria de consumo bem se pode dizer que para nos divertimos com o Picanto não precisamos de gastar muito dinheiro. Os consumos anunciados são de em Cidade 6,2, enquanto em Estrada é de 4,0 e o Misto de 4,8 l/100 km. O certo é que no nosso teste conseguimos um consumo médio de 5,6.
Ao volante
O motor que equipa este Kia Picanto X-Line 1.0 T-GDi conta com 100cv, que lhe dão uma vitamina extra, num automóvel que passa ligeiramente a barreira dos 1000kg. Contando com uma caixa manual de cinco velocidades, precisa e de engrenamento suave, este motor mostra que é vivo e proporciona uma desenvoltura sem igual no trânsito urbano.
Na prática este Picanto mostra-se bastante agradável de conduzir, com uma direcção suave e uma suspensão foi “subida” 15mm, de forma a dar o tal cariz mais crossover, o que torna este X-Line num ‘Micro-Crossover Desportivo’, seja em auto-estrada ou em estradas mais sinuosas onde tiramos grande partido da sua divertida condução.
Concorrentes
Citroen C1 1.0 VTi 72 CVM
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Suzuki Swift 1.0T
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Toyota Aygo x-play plus
(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Balanço final
O Picanto 1.0 T-GDI X-Line é verdadeiramente um citadino de puro-sangue onde o motor nos permite colorir um pouco mais a condução do dia-a-dia. É uma opção valida a ter em conta para quem procura um automóvel deste género com um caráter próprio e exclusivo e desejoso de transmiti as emoções mais puras ao estilo de vida de cada condutor.
Comportamento /Motor
Menos
Falta de apoio nos bancos dianteiros
Ficha técnica
Motor – 3 cilindros em linha turbo
Cilindrada – 998 cm3
Potência máxima (cv/rpm) – 100/4500
Binário máximo (Nm/rpm) – 172 Nm entre as 1500 e as 4000 rpm
Transmissão – Dianteira
CX Vel – Manual de 5 velocidades
Suspensão (fr/tr) –McPherson / / eixo de torção
Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos
Peso (kg) – 1020
Mala – 255 litros
Deposito – 35 L
Vel. Máx – 180 Km/H
Aceleração – 10,1s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,5 l/100 km, AutoSport 5,6 l/100 km
Emissões – 105 g/km CO2
Preço da versão base (Euros): 15680€
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