Volkswagen não desiste do diesel e revela novo motor semi-híbrido
A Volkswagen procura colocar-se na vanguarda da era eléctrica com a gama I.D. e através do lançamento de diversas versões híbridas, mas tal não significa que esteja preparada para abandonar de vez o controverso motor diesel. Revelado esta semana no Simpósio de motores de Viena, na Áustria, o EA288 Evo é um novo motor turbodiesel tetracilíndrico de 2.0 litros que fará parte dos futuros modelos do Grupo Volkswagen.
O motor representa o início de uma nova fase para a gama diesel do construtor alemão, pois o 2.0 TDI é compatível com um sistema semi-híbrido de 12 V. O sistema diesel semi-híbrido promete reduzir emissões e melhorar a eficiência de consumos. Segundo a Volkswagen, a principal diferença entre o novo bloco e unidades TDI antecedentes é reflectida “pelos baixíssimos níveis de emissões registados em todos os ciclos de teste.”
Em termos de potência, o EA288 Evo estará disponível em várias especificações, desde 136 cv (100 KW) até 204 cv (150 kW). A Audi será a primeira marca do grupo a equipar o novo motor nos seus modelos. Posteriormente, será integrado em modelos Volkswagen, Skoda e Seat baseados na plataforma MQB.
A nova motorização diesel é mais ecológica que as actuais. Para além de terem implementado um sistema semi-híbrido, os engenheiros reconfiguraram o processo de combustão para optimizar a eficiência e melhorar a resposta do turbo. O filtro de partículas foi redesenhado e apresenta agora uma durabilidade superior.
A Volkswagen afirma que o EA288 Evo cumpre os critérios – mais exigentes – do ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light vehicles Test Procedure) que substituirá o NEDC (New European Driving Cycle) a partir de Setembro.
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