Diferença entre caixas de velocidades manuais e automáticas
Se outrora os modelos vinham equipados com caixas de velocidades manuais, gradualmente a evolução dos tempos tem alterado essa tendência. Hoje é cada vez mais habitual ver modelos com caixas de velocidades automáticas e a tendência é para que tal só venha a aumentar. Preferências à parte, conheça sumariamente algumas diferenças de funcionamento de cada uma delas percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fonte: Seat
Caixa de velocidades automática: esta assume a função, como o próprio nome indica, autónoma, de selecionar “as relações de transmissão e as mudanças de velocidade com base em diversos parâmetros definidos pelo condutor (posição do acelerador, velocidade, etc.)”;
Caixa de velocidades automática: as mais comuns contam com 6 ou 7 velocidades, mas o número pode aumentar em casos específicos, como quando falamos de supercarros. Exige menos da condução por parte de quem segue ao volante dado dispensar-nos da tarefa de troca de relações;
Caixa de velocidades automática: há várias variantes, entre elas – automatizada/robotizada; automática tradicional; variação contínua (CVT); de dupla embraiagem;
Caixa de velocidades manual: hoje em dia o habitual são veículos com caixas de 5 ou 6 velocidades, com uma disposição vulgarmente conhecida por em H. São mais exigentes fruto de nos obrigarem a controlar na integra toda e qualquer passagem de caixa;
Caixa de velocidades manual: as de 6 relações podem contar “com um alojamento do seletor em magnésio para reduzir ainda mais o peso, enquanto uma engrenagem sincronizada de três cones nas três relações inferiores ajuda a tornar a mudança de velocidade o mais suave e rápido possível”;
Caixa de velocidades manual: por princípio, as que têm “relações de caixa longas são concebidas para minimizar o ruído do motor e melhorar a economia de combustível. Os rolamentos de baixa fricção aumentam ainda mais a eficiência e reduzem os consumos de combustível.”;
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários