Como é feito o transporte intercontinental de veículos?
No nosso dia a dia, quando queremos um veículo, deslocamo-nos a um stand para o adquirir. A nossa preocupação é tê-lo e não a sua proveniência, leia-se, onde foi realmente fabricado independentemente da marca. Porém, há modelos que fazem longas viagens até chegarem à nossa garagem, podendo mesmo vir de outros continentes. Nesse caso, como são feitos esses primeiros ‘quilómetros’? Conheça os procedimentos do transporte intercontinental de veículos percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fonte: todomecanica.com
O transporte intercontinental de veículos é feito, regra geral, por mar, recorrendo-se a grandes navios, mas há casos em que o avião é também uma opção;
Os navios têm capacidade para transportar cerca de 6000 automóveis;
Os veículos vêm muito juntos, separados por poucos centímetros e presos ao chão do navio;
Estes podem vir de inúmeros destinos, como Japão, Coreia ou México;
Já em terra, há empresas especializadas para carregar e descarregar os veículos, seja qual for o meio de transporte em que venham: barcos, comboios ou aviões (neste caso, falamos não apenas de transporte intercontinental);
O desembarco dos veículos é um processo que pode levar 12 horas a ser executado;
Quando o navio chega há uma primeira inspeção por parte dos funcionários para se assegurarem que não há danos nos veículos nem a falta de nenhum material, como pneus sobresselentes ou kits anti furo;
Através de um leitor de códigos os veículos são verificados, sabendo-se assim que se encontram no destino correto;
Para a Península Ibérica, os barcos oriundos da Ásia podem demorar até cerca de 22 dias a fazer a viagem de transporte de automóveis, caso as condições meteorológicas não ajudem. Já se vierem do México, por exemplo, o tempo reduz para cerca de uma semana;
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários