Maserati exibe Levante Trofeo com 590 cv e motor Ferrari
A Maserati revela o primeiro Levante desenvolvido em torno de um motor V8 no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. Trata-se do Levante Trofeo, o derradeiro Maserati of SUVs, capaz de acelerar com estilo dos 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos e de alcançar uma velocidade máxima superior a 300 km/h.
O Levante Trofeo está equipado com um dos mais potentes motores alguma vez instalados num Maserati. Um V8 Twin Turbo de 3,8 litros, desenvolvido para combinar-se na perfeição com o sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive, e que disponibiliza uns impressionantes 590 cv às 6250 rpm, e um binário máximo de 730 Nm entre as 2250 e as 5000 rpm.
O motor alcança a mais elevada potência específica (156 cv/litro) de qualquer grupo motopropulsor alguma vez produzido pela Maserati, e, como todos os motores a gasolina da Maserati, é montado pela Ferrari em Maranello, Itália.
O chassi do mais veloz Levante de sempre foi afinado para lidar com o nível de potência mais elevado e proporciona uma emocionante experiência de condução, sem qualquer compromisso em termos de conforto. Esta afinação garante que o Levante Trofeo continua a personificar a essência da filosofia GranTurismo da Maserati, com prestações de um superdesportivo.
“É a prova de que, quando se joga com os elementos, consegue criar-se a tempestade perfeita”, afirma Tim Kuniskis, CEO da Maserati. “No caso do Trofeo, os engenheiros e designers de Modena sabiam que os parâmetros da transmissão eram mais do que suficientes para lidar com a potência adicional, e também sabiam que a Maserati teria acesso aos melhores motores do mundo. Por isso, estiveram à altura do desafio de fazer do melhor SUV de luxo, também, um dos mais velozes”.
Exterior
O inconfundível design do Levante atingiu novos níveis de desportividade na sua versão Trofeo de topo de gama. O elegante restyling centrou-se, essencialmente, na parte inferior da secção frontal e no para-choques traseiro, e é sublinhado pelas jantes “Orione” em alumínio forjadas de 22 polegadas – as maiores alguma vez instaladas num Maserati –, disponíveis nos acabamentos polido e mate.
As tomadas de ar laterais na secção dianteira inferior exibem, agora, um design mais agressivo, definido por duas aletas aerodinâmicas que transmitem uma sensação de maior estabilidade, visualmente “empurrando” o peso da frente do veículo em direção às massivas rodas dianteiras. E, para ajudar a melhorar a distribuição do fluxo de ar, o Trofeo está equipado com lâminas laterais em fibra de carbono e um splitter em fibra de carbono.
A traseira também parece mais larga e mais musculada, com um elemento horizontal em fibra de carbono mais afilado, e um extrator inferior na cor da carroçaria, que envolve as quatro ponteiras de escape ovais.
Na frente, o Levante Trofeo conta com óticas dianteiras Full Matrix LED, com uma grelha frontal com barras verticais duplas e acabamento em piano preto e com uma grelha inferior em favo de abelha, assim como com pegas das portas na cor da carroçaria, ponteiras de escape ovais com acabamento escurecido e pinças de travão de alta performance pintadas de vermelho, azul, preto, prata ou amarelo. A pontificar tudo isto, os logótipos específicos “Saetta” Trofeo adornam os emblemáticos pilares “C” do SUV com estilo de coupé.
Pormenores específicos, como o splitter mais baixo, as molduras laminadas laterais nas tomadas de ar dianteiras, as saias laterais e o extrator traseiro são construídos numa ultraleve fibra de carbono de alto brilho, conferindo ao Levante Trofeo uma polida aparência desportiva. Até o capô é novo, contando com duas agressivas saídas de ventilação, para uma melhor refrigeração das cabeças dos cilindros. E, sob o capô, a cobertura do motor é também construída em fibra de carbono de alto brilho, contando com a inscrição V8 e o emblemático logótipo do Tridente, enquanto que as cabeças dos cilindros e os coletores de admissão são pintados de vermelho.
Interior
Os designers de interiores tiveram que encontrar formas elegantes de criar um ambiente distinto no habitáculo do Levante Trofeo. Os bancos dianteiros esculpidos contam com uma superior pele natural “Pieno Fiore” de flor integral, disponível em preto, vermelho e castanho, sempre com pespontos contrastantes e o logótipo “Trofeo” bordado nos encostos de cabeça. A “Pieno Fiore” é diferente de qualquer outra pele utilizada na indústria automóvel, devido ao seu toque natural e macio, e ao caráter único que desenvolve com o passar dos anos.
Novas aplicações e patilhas de comando da caixa em fibra de carbono mate, gráficos específicos do painel de instrumentos, tapetes com emblemas Trofeo em metal e um relógio Maserati com um mostrador único sublinham o exclusivo caráter desportivo deste extraordinário Levante, que monta de série um sistema de som premium surround da Bowers & Wilkins, com 1280 Watt e 17 altifalantes, para um excecional prazer de audição.
A produção do Levante Trofeo tem início este verão na renovada fábrica da Maserati em Mirafiori (Turim), Itália. O mais veloz Levante da história da Maserati destina-se, inicialmente, aos mercados de exportação ultramarinos, incluindo os EUA e o Canadá.
Potência sob controlo
Os engenheiros da Maserati desenvolveram o poderoso motor V8 Twin Turbo de 3,8 litros para acomodar o sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive, dotando-o de um cárter de novo desenho, de uma montagem específica da cambota, de uma bomba de óleo e de uma correia auxiliar novas e de um esquema de ligação distinto.
Novos turbocompressores garantem um maior fluxo de ar, enquanto que as cabeças dos cilindros redesenhadas, com veios de excêntricos e válvulas específicos, diferentes pistões e novas bielas, asseguram a capacidade para alcançar os máximos objetivos em termos de potência, em combinação com um mapeamento do motor específico.
O Levante Trofeo é, decididamente, um dos mais velozes SUV alguma vez construídos, com uma velocidade máxima superior 300 km/h. Graças à sua notável relação peso/potência de 3,6 kg/cv, o Trofeo necessita de apenas 3,9 para alcançar os 0-100 km/h, e de somente 34,5 metros de distância de travagem para voltar a imobilizar-se.
A repartição ideal do peso de 50:50 e o baixo centro de gravidade – comum a todas as versões do Levante –, em combinação com a primorosamente afinada suspensão por triângulos sobrepostos na frente, e Multi Link atrás, e os pneus mais largos, montados nas jantes de 22” em alumínio forjadas, conferem ao novo Trofeo um comportamento e uma estabilidade laterais extraordinariamente equilibrados.
O novo modo de condução “Corsa”, com funcionalidade Launch Control, adicional aos já existentes modos Normal, I.C.E., Sport e Off Road, foi adotado para reforçar o caráter atlético do derradeiro Maserati of SUVs. O modo de condução “Corsa” melhora ainda mais a resposta do motor, e abre as válvulas de escape, em aceleração, ao mesmo tempo que proporciona passagens de caixa mais rápidas, níveis de altura da suspensão pneumática mais baixos, um amortecimento Skyhook mais desportivo e configurações otimizadas do sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive, e interage com os sistemas de Controlo de Tração e ESP para maximizar o prazer de condução.
O sistema Integrated Vehicle Control (IVC) da Maserati foi pela primeira vez incorporado num Levante, para uma impressionante dinâmica de condução, um melhor desempenho e uma experiência de condução genuinamente Maserati, ao ajudar a prevenir a instabilidade do veículo, ao invés de corrigir os “erros do condutor”, como acontece com o tradicional sistema de Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP).
Série limitada Levante Trofeo launch edition
Em antecipação ao seu próximo novo modelo, a Maserati exibe a edição limitada Levante Trofeo launch edition no Javits Center, em Nova Iorque. Este veículo de exposição conta com uma pintura especial mate Grigio Lava, jantes de 22” com acabamento mate e pinças de travão vermelhas. Esta série limitada do Trofeo destina-se exclusivamente a um pequeno número de clientes da Maserati nos EUA e Canadá.
O Levante Trofeo launch edition estará disponível em oito cores exteriores únicas, incluindo as seguintes caraterísticas exteriores exclusivas: jantes de 22” em alumínio forjado com pneus de alta performance, ou novas jantes de 21” com pneus para todas as estações, com acabamento brilhante, e pormenores escurecidos como as molduras das janelas e aros dos faróis de nevoeiro, bem como emblemas Maserati, logótipos Trofeo “Saetta”, tomadas de ar laterais e aplicação na tampa da mala em Preto Cromado.
O interior do Levante Trofeo launch edition é ainda mais personalizado, contando com bancos desportivos em pele natural “Pieno Fiore”, disponível em preto, castanho ou vermelho, com costuras contrastantes. A pele preta, com costuras azuis ou amarelas, é exclusiva da launch edition, todas as versões contando com as novas aplicações interiores em ondas de fibra de carbono mate. Um emblema da edição limitada numerado, integrado na consola central, e exibindo o nome do cliente (ou uma personalização), também foi adicionado para sublinhar o caráter único do Levante Trofeo launch edition.
Outros modelos Maserati em exibição no NYIAS 2018
Além do novo Levante Trofeo, estão em exibição os seguintes modelos da Maserati no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque 2018, que estará aberto ao público de 30 de março a 8 de abril no Javits Center:
Ghibli S Q4 GranSport, a mais desportiva expressão da berlina desportiva da Maserati, equipada com o pack Nerissimo Carbon;
Ghibli S Q4 GranLusso, o epítome do luxo no segmento das berlinas de luxo;
Levante S GranLusso, o Maserati of SUVs de 424 cv no seu acabamento mais luxuoso;
Quattroporte GTS GranSport, a berlina de topo de gama da Maserati, com motor V8 Twin Turbo de 523 cv, equipada com o pack Nerissimo Carbon;
GranTurismo Convertible Sport, o emblemático descapotável italiano de quatro lugares dotado da pintura exterior Bianco Birdcage.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários