Mercedes-AMG: SUV de alta performance a caminho
Mercedes-AMG One: Veja a volta que valeu o novo recorde no Nordschleife

Tudo o que sabemos sobre o novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC

By on 9 Março, 2018

Com quatro versões de carroçaria, três níveis de potência e dois tipos de cadeia cinemática, o Classe C é o modelo mais versátil e bem-sucedido da Mercedes-AMG. Vastas medidas tornam agora os modelos de entrada, o C 43 4MATIC Limo e Station ainda mais atrativos. A grelha do radiador AMG de dupla lamela, o para-choques dianteiro esculturalmente imponente e o novo para-choques traseiro com dupla ponteira de escape circular reforçam notoriamente os novos modelos C 43 e permitem um posicionamento ainda mais distintivo. O interior beneficia de um painel de instrumentos totalmente digital com os inconfundíveis ecrãs e a nova geração de volantes AMG. O motor de 3.0 litros V6 biturbo produz agora 287 kW (390 CV) de potência. Em conjunto com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro, o motor combina a elevada dinâmica de condução com o excelente conforto para as longas viagens.

Para esta finalidade, os engenheiros de desenvolvimento da AMG aumentaram a potência do motor V6 de 3.0 litros em cerca de 17 kW (23 CV) para 287 kW (390 CV). O binário máximo de 520 Nm está disponível entre as 2500 e as 5000 rpm. Este garante impressionantes prestações: o novo C 43 4MATIC Limousine acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos, enquanto a versão Station demora 4.8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. Consulte a ficha técnica.

Desportivo e distintivo: o design exterior

O exterior do C 43 4MATIC é consideravelmente mais expressivo, identificando ainda mais o novo modelo como um membro da família. As novas características distintivas incluem a grelha do radiador AMG com dupla lamela na cor prata iridium mate e o para-choques dianteiro esculturalmente imponente com aplicações estéticas adicionais. As grelhas das entradas de ar laterais no para-choques dianteiro ajudam a orientar de forma ideal o escoamento de ar na secção dianteira. As lamelas horizontais mais o elemento de revestimento do repartidor dianteiro têm acabamento cromado prateado.

A secção traseira também transmite desportividade com as duplas ponteiras de escape circulares com acabamento cromado brilhante. O para-choques traseiro com grelhas de ventilação laterais e o difusor significativamente mais expressivo melhoram as características de escoamento do ar na traseira. O spoiler traseiro na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria.

A opcional linha de design AMG acrescenta elementos de destaque que são ainda mais desportivos: um repartidor dianteiro mais expressivo, o spoiler, as aplicações mais abrangentes nas saias laterais e as aplicações estéticas no para-choques traseiro têm acabamento em preto brilhante.

Visual desportivo com detalhes específicos do modelo: o design interior

O interior reforça o nível dinâmico do novo C 43 4MATIC com vários detalhes individuais. Materiais desportivos como pele, microfibra DINAMICA e o alumínio com acabamento de elevada qualidade, dão continuidade ao exterior expressivo no interior.

Os opcionais bancos AMG Performance fornecem um ótimo apoio lateral quando é adotado um estilo de condução dinâmico, graças ao design especial dos apoios laterais no assento e no encosto do banco. Como opção, os apoios laterais dos bancos podem ser ajustados perfeitamente através das câmaras-de-ar incorporadas. Os bancos Performance AMG com apoios de cabeça integrados realçam o carácter desportivo do cockpit. Pela primeira vez no C 43 4MATIC, além da possibilidade de serem aquecidos, os bancos Performance AMG também podem agora ser climatizados em três níveis em combinação com o revestimento em pele.

O revestimento em pele sintética ARTICO / microfibra DINAMICA em preto com ponteado vermelho realça igualmente o carácter dinâmico do C 43 4MATIC. Para corresponder ao design dos bancos, os painéis centrais das portas e o tablier são revestidos em pele sintética ARTICO com pesponto vermelho. Os pedais desportivos em alumínio com aplicações de borracha pretas, os elementos de revestimento em preto lacado com alumínio de superfície em grão longitudinal fino, o revestimento do tejadilho em preto e os cintos de segurança vermelhos são elementos adicionais com toque desportivo.

Opções abrangentes de personalização

Está disponível como equipamento opcional uma vasta seleção de opções de personalização. As novas características incluem elementos de revestimento em madeira porosa de carvalho com acabamento em antracite, madeira porosa de nogueira e ainda a combinação do alumínio com grão longitudinal fino para as portas com a madeira de freixo porosa preta para a consola central. Além destas opções, está disponível o familiar revestimento AMG em fibra de carbono / alumínio com grão longitudinal fino e fibra de vidro com acabamento prateado mate. Relativamente ao revestimento dos estofos, como opção, está disponível pele preta, cor preta com pesponto vermelho, combinação vermelho mirtilo / preto e o novo destaque, a combinação castanho sela/ preto.

Interior com inovador conceito de controlo e exibição

Quer seja com o touchpad, com os botões táteis no volante ou através do controlo por voz, o sistema operativo do C 43 4MATIC é tão versátil como flexível. Todas as opções destinam-se a controlar as tarefas que se pretendem realizar, da forma mais confortável, rápida e apropriada às situações neste ambiente desportivo.

Igualmente flexível é o ecrã do opcional painel de instrumentos totalmente digital, com uma largura diagonal de 31.2 cm (12.3 polegadas), que dá vida às funções do veículo com os três estilos de apresentação específicos da AMG, os quais incluem o “Classic”, “Sport” e o “Supersport”.

Um vasto conjunto de informação adicional da AMG

Através do menu específico AMG, o condutor poderá aceder a um vasto conjunto de informação adicional para tornar a sua experiência de condução ainda mais desportiva:

  • Aquecimento: temperatura do óleo do motor e da caixa de velocidades, bem como a pressão de sobrealimentação na forma de indicador Boost;
  • Configuração: estado atual de vários sistemas como a cadeia cinemática, a suspensão, o sistema de escape, o ESP®, caixa de velocidades;
  • Força G: indicação das forças de aceleração atuais num sistema de coordenadas e possibilidade de gravação dos valores máximos;
  • Cronómetro de Pista: cronómetro manual para cronometrar os tempos por volta e indicação a cores das voltas mais rápidas e mais lentas, assim como a velocidade média e a distância;
  • Dados do Motor: binário do motor / potência máxima num gráfico de barras e pressão de sobrealimentação como indicador Boost

Além disso, existe um indicador digital da velocidade instantânea e da mudança atualmente engrenada. O modo manual da caixa de velocidades é indicado com um “M” amarelo.

As apresentações no ecrã central de multimédia permitem igualmente a utilização de mais funções do veículo agora com uma maior qualidade, por exemplo, com apresentações animadas da assistência à condução, do veículo e dos sistemas de comunicação. O modelo está equipado de série com um ecrã multimédia de 17.8 cm (7 polegadas) com uma resolução de 960 x 540 pixels. Outra alternativa é o ecrã multimédia de 26.0 cm (10.25 polegadas) com uma resolução de 1920 x 720 pixels. Este é um equipamento de série em combinação com o COMAND Online, ou com o opcional sistema Audio 20 GPS.

Nova geração de volantes AMG

O design extremamente desportivo, as zonas de apoio das mãos com contornos extremamente pronunciados e uma utilização intuitiva são os atributos principais do novo volante AMG revestido em pele nappa, instalado de série. A secção inferior é achatada e as zonas de apoio das mãos são perfuradas. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado apoiam um estilo de condução desportivo ao permitirem o comando manual da caixa de velocidades. Como equipamento opcional, está também disponível pele nappa / microfibra DINAMICA em combinação com o revestimento lacado preto.

Os botões táteis incorporados são uma nova característica. Estes podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos (esquerdo) e o sistema multimédia (direito) através de movimentos horizontais e verticais de um dedo. Tal como no Classe S, as regulações do DISTRONIC e do controlo da velocidade de cruzeiro são realizadas nos painéis de controlo esquerdos. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, e para regular o volume do som, a seleção de músicas e outras funções do sistema multimédia.

Comprovado e potente: o motor AMG de 3.0 litros V6 biturbo

O motor V6 biturbo fornece uma elevada potência combinada com baixos níveis de consumo de combustível e de emissões. A elevada potência é, em parte, obtida através de turbocompressores separados e de elevadas dimensões (máxima pressão de sobrealimentação de 1.1 bar). Os dois turbocompressores instalados junto ao motor fornecem uma resposta especialmente espontânea. O propulsor da AMG pode ser identificado através da tampa do motor com uma aplicação em alumínio na cor vermelho e da inscrição AMG.

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G com tempos de passagem de caixa extremamente curtos

O C 43 4MATIC está equipado com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G que inclui uma aplicação de software específica do motor para alcançar tempos de passagem de caixa extremamente curtos.

A função de múltipla redução de caixa permite rápidas variações de velocidade, enquanto a função de duplo desembraiar nos programas da transmissão “Sport” e “Sport Plus” tornam a experiência de condução ainda mais emocional. Os ajustes definidos da ignição também permitem rápidas passagens de caixa nos outros modos. Em todos os modos, o início da marcha do veículo processa-se em primeira velocidade de modo a garantir sempre uma experiência de condução dinâmica.

O modo “Manual” pode ser selecionado através de um botão separado na consola central. As passagens de caixa são realizadas com base no programa da transmissão selecionado e o condutor pode, nesse momento, comandar a caixa de velocidades através das patilhas de mudanças no volante. Adicionalmente, a transmissão mantém a velocidade selecionada e não passa para uma velocidade superior quando o limite de rotação do motor é atingido.

Características com o simples toque de um dedo: AMG DYNAMIC SELECT

Com os comprovados programas da transmissão “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual” do sistema DYNAMIC SELECT, as características do C 43 4MATIC podem ser personalizadas com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades, o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas de condução do DYNAMIC SELECT, o condutor pode pressionar o botão “M” para passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme pretendido.

O quinto modo “Slippery” é uma nova característica e é identificado através do símbolo floco de neve. A moderada entrega de potência está especificamente programada para uma condução em condições de estrada escorregadia ou coberta de neve.

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC

O sistema de tração integral de série AMG Performance 4MATIC é caracterizado por uma distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro com uma repartição de 31:69. Esta configuração permite uma melhor dinâmica de condução, maiores acelerações laterais e uma melhoria da tração durante a aceleração. A caixa de transferência de relação simples do sistema de tração integral é ligada por flange à caixa de velocidades, na forma de sistema separado.

Esta configuração facilita a modificação da variação da repartição do binário para cada modelo, permitindo características ainda mais individuais para os respetivos modelos. O seu design compacto significa que não implica quaisquer restrições de espaço para os passageiros ou para a bagagem.

Com amortecimento adaptativo ajustável: suspensão AMG RIDE CONTROL

Com o seu sistema de amortecimento ajustável e controlado eletronicamente, a suspensão com molas helicoidais AMG RIDE CONTROL do C 43 4MATIC permite uma dinâmica de condução desportiva e ao mesmo tempo o conforto típico da marca durante as longas viagens. A base para este resultado é formada pelo eixo dianteiro de 4 braços e a suspensão traseira independente multilink. A cinemática e a elastocinemática específica da AMG com componentes recém-desenvolvidos resulta numa grande estabilidade do ângulo de sopé durante a realização de curvas a elevada velocidade. A ligação axial dos travões no eixo dianteiro apoia o comportamento ágil e preciso.

O amortecimento ajustável adaptativo é um equipamento de série. Este sistema eletrónico de controlo totalmente automático ajusta o amortecimento em cada roda às condições de atuais condução. Isto permite melhorar a segurança e o conforto de condução. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda e em função do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O ponto de operação ideal pode ser selecionado em qualquer momento com base na extensa informação, por exemplo, relacionada com a aceleração ou a velocidade do veículo. Através de um interruptor na consola central, o condutor poderá selecionar entre três diferentes configurações de características de amortecimento, designadamente “Comfort”, “Sport” e “Sport+”, e personalizar desta forma a experiência de condução entre muito confortável, rígida e desportiva.

Direta e com resposta precisa: a direção progressiva AMG

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável. Impressiona com a sua resposta extremamente precisa e autêntica. A assistência elétrica à direção é tanto menor quanto maior for a velocidade do veículo. Isto significa que, a baixa velocidade, será necessário aplicar um reduzido esforço no volante. Por outro lado, é possível manter o melhor controlo do veículo durante a condução a alta velocidade. A assistência elétrica à direção depende da configuração selecionada da suspensão. No modo “Sport”, é transmitida mais informação sobre as condições de condução.

AMG TRACK PACE

Como engenheiro de corrida virtual para registar os dados da condução em circuitos fechados, o AMG TRACK PACE fornece funções significativamente alargadas e ainda mais precisas. O TRACK PACE pode ser encomendado como opção para o sistema de informação e entretenimento COMAND Online.

Quando esta função é ativada, é registado um vasto conjunto de dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) dez vezes por segundo durante a condução. Além disto existem indicadores dos tempos por volta, por setor e também a respetiva diferença para um tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são ligados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

Após as voltas rápidas na pista, as capacidades de condução podem ser analisadas e melhoradas com base nos dados. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (ex. 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista. Os sensores disponíveis no veículo (de aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidade das rodas) são utilizados juntamente com os dados de GPS. Os dados são indicados no ecrã multimédia, no painel de instrumentos e no head-up display. As pistas conhecidas, como por exemplo Nürburgring, já estão armazenadas.

Além disso, também é possível registar os seus próprios circuitos. O ecrã do mapa pode ser comutado entre a visualização em 2D e 3D, e pode ser atualizado online. Também pode ser ligada uma app para iPhone através da WLAN. Os clientes poderão utilizá-la para partilhar os dados registados e as suas experiências em pista, com outros condutores de modelos AMG através do Facebook, YouTube ou do AMG Private Lounge.

Bem-estar em viagens longas: função de controlo de conforto ENERGIZING

O opcional sistema de controlo de conforto ENERGIZING também está disponível para o novo C 43 4MATIC. O sistema interliga vários sistemas de conforto no veículo e utiliza funções específicas do ar condicionado, dos bancos (aquecimento, ventilação), da iluminação ambiente e do sistema de som. Em função do estado anímico ou dos requisitos do condutor, o sistema cria um ambiente especial para aumentar o bem-estar e a condição física.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)