Renault Megane Sport Tourer Bose 130cv – Ensaio

By on 16 Fevereiro, 2018

Renault Megane Sport Tourer Bose 130cv

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Para família portuguesa, com certeza

Se existe marca que melhor conhece os gostos dos portugueses, essa marca é a Renault.É certo que os portugueses desde sempre tiveram um fraquinho por carrinhas, essa preferência há muito que anda de braço dado com o Megane, modelo que desde sempre agradou a todos aqueles que tem um fraquinho por carrinhas.

Agora a Renault foi mais longe com a Megane Sport Tourer DCI 130cv, já que foi saber junto dos seus clientes, através dos seus concessionários, os seus gostos em matéria deste tipo de veículos e o resultado não poderia ser melhor, já que esta Megane Sport Tourer surge com um nível de construção e acabamentos que não deixa ninguém indiferente

Em matéria de design esta Megane é claramente um passo em frente da Renault, apresentando linhas mais elegantes e que lhe valem um ar mais premium, mais comprida e mais baixa que a anterior geração, e vias mais largas que lhe dam um toque desportivo.

O um look agressivo é revelador do seu dinamismo e os faróis com efeito 3D e as suas tecnologias, LED Pure Vision à frente e Edge Light atrás, deixam a sua marca por onde passamos quer de dia como de noite.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.

Interior

Ao aproximarmo-nos, de chave no bolso, a Renault destranca-se de forma autónoma e automática.

No interior, as preocupações da Renault mantiveram-se, com design cuidado, apesar da existência de alguns plásticos, o conforto e a elegância é algo que não falta nesta carrinha. O espaço no banco traseiro é bom, garantindo uma viagem confortável para os mais jovens ou mesmo para dois adultos, já que beneficiam de um banco traseiro mais inclinado que lhes oferece um conforto optimizado e não se pense que isso compromete o espaço de bagagem.

Os bancos que apresentam um desenho agradável são confortáveis, mostrando que ao volante deste Megane não vamos ter problemas mesmo nas viagens maiores, já que os bancos da frente estão dotados de espuma de alta densidade que oferecem um excelente pode de retenção e apoio lombar. Já o banco do condutor de regulação eléctrica dispõe mesmo da função de massagem e ajustes lombares de forma a assegurar viagens longas mais relaxantes

Mas aqueles que apreciam os pequenos detalhes, no Renault Megane Sport Tourer, nada foi deixado ao acaso e podemos mesmo seleccionar a luz interior que equipa as portas, tanto à frente como atrás e onde podemos escolher a cor da luz e a sua intensidade.

Ora em matéria de bagageira, a Renault Megane oferece 580 litros de capacidade, disponibilizando um compartimento adicional por baixo do tempo, com mais de 50 litros, espaços de arrumação laterais e um separador que permite dividir a bagageira em duas áreas para tipos diferentes de objetos.

Depois podemos contar com vários espaços para arrumação de pequenos objetos do quotidiano, permitindo que tudo esteja facilmente ao alcance da mão.

Tecnologia

Mas ao volante desta Megane, as prestações tecnológicas estão à distância de um simples clique nos comandos instalados no volante que comanda o sistema de infoentertenimento, R-Link 2 dispõem de um ecrã táctil que preenche toda a zona central do tablier, com um sistema de comandos que não requer grande tempo de aprendizagem, já que é bastante intuitivo.

Este tablet táctil multimédia, que é o R-LINK 2 permite-lhe aceder, com alguns cliques apenas, às funcionalidades e aos parâmetros de personalização do Renault MEGANE Sport Tourer. Navegação, rádio, aplicações, tudo graças à um interface simples, que pode configurar tudo e definir até 6 perfis de utilizador. Assim, as suas preferências em termos de afixação das informações ou de regulação do seu banco estão imediatamente disponíveis logo que entra para o interior desta Megane.

O painel de instrumentos digital a cores de 7″ permite visualizar, num relance rápido, todas as indicações úteis à condução. Associado ao MULTI-SENSE, a apresentação das informações adapta-se ao estilo e à cor do modo que tiver seleccionado.

A Renault Megane Sport Tourer, dispõem ainda de outros elementos como um ar condicionado automático de dupla zona, assistência de arranque em subida e aviso de mudança de faixa.

Já o som beneficia da instalação de altifalantes Bose que deixa qualquer melómano, satisfeito por estar aos comandos desta carrinha Renault. Os 11 altifalantes inteligentemente distribuídos pelo habitáculo, incluindo a caixa de graves integrada no porta-bagagens proporcionam-lhe uma experiência acústica de excelência que o transporta para um qualquer concerto no pavilhão Atlântico, ou numa qualquer sala de espectáculos com excelente acústica.

Motor

A nível de motorização, a Renault Megane que tivemos em ensaio contava com o motor 1.6dCI de 130cv, com uma caixa de 6 velocidades acoplada.

Em matéria de motor, estamos falados, já que no meu ver é o melhor dos motores Renault e a utilização desta motorização na carrinha Megane é para marcar pontos junto dos portugueses já que se traduz num comportamento eficaz, de consumos confortáveis, mesmo que por vezes nos pese o pé para fazer o gosto de andar mais depressa e esta Megane nos faça parecer uma carrinha de um segmento superior pelo seu conforto

Ao Volante

Os quilómetros que realizamos em estrada com a Renault Megane Sport Tourer Bose 130cv, provaram o que suspeitávamos logo no primeiro contacto. Trata-se de uma carrinha bastante suave e confortável, onde o motor e a caixa, rapidamente se tornam num aliado a um condução certa e segura pela sua suavidade e capacidade de resposta. Para além disso o chassis e à regulação das suspensões, garantem o melhor compromisso entre o desempenho e conforto. Para os que gostam de um ar mais desportivo sempre podem seleccionar o modo Sport que permite uma maior diversão. Mas para os pais de família no dia-a-dia, o modo eco, neutral o confort, acabam por ser bons aliados. Depois sempre podemos personalizar o Multi-Sense ao nosso gosto.

Entre as ajudas à condução o destaque vai para o sistema de travagem activo de emergência e de distância de segurança, para além da câmara traseira.

O certo é que a renovação da Megane, tem tudo para ser um sucesso, novamente entre os portugueses, e a ter em conta o que se vê nas estradas das nossas cidades, este Renault Megane Sport Tourer Bose 130cv, veio mesmo para ficar.

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo –  4 cilindros em linha

Cilindrada – 1.598

Combustível – Diesel

Potência máxima (cv/rpm) – 130/4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 320/1750

Transmissão, caixa, suspensão e travões

Transmissão – Dianteira

Caixa – Manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / eixo de torção com molas helicoidais

Travões (fr/tr) – Discos / Discos ventilados

Prestações

Consumo 100km – 4,0 L / 5,5 L (Autosport)

Vel. Máx – 198 Km/H

Pesos e dimensões

Peso (c/ condutor)  – 1394 kg

Mala – 580-1695L

Deposito – 47 L

Preço da versão ensaiada – 32.830 €

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 32830€

Preço da versão base (Euros): €