Audi A3 Sportback 1.0 TFSI 115 cv – Ensaio
Audi A3 Sportback 1.0 TFSI 115 cv Base
Texto: André Duarte ([email protected])
Compromisso quotidiano
O Audi A3 é um dos grandes destaques da marca dos quatro anéis. O modelo vai na sua terceira geração e continua a ser uma das grandes referências do segmento C. Fomos conhecê-lo na versão Sportback com motor 1.0 TFSI de 115 cv.
Conheça todas as versões e motorizações AQUI.
Exterior
O Audi A3 Sportback continua a manter a génese a que o modelo sempre nos habituou, de linhas simples e cuidadas. A frente destaca-se pela grelha com contornos cromados, e por um capot esculpido, características que o percorrem também na lateral, atribuindo-lhe um subtil toque distintivo e uma noção de prolongamento que parece fazer alongar a carroçaria pelo seu todo, conferindo-lhe dinâmica. Destaque também para os novos farolins tridimensionais e difusor. No geral é um modelo que prima pela simplicidade das suas formas, traço que lhe cunha as características.
Interior
Às linhas exteriores simples, associa-se um interior que nos faz sentir estar num irmão mais velho, de uma gama superior. O habitáculo é elegante, com materiais visualmente agradáveis e que lhe atribuem um toque distintivo. Há uma notória elegância na concepção e ergonomia dos vários botões. Desde o volante, com boa pega, ao design das saídas de ventilação ou dos botões para regular o ar condicionado, assim como a disposição da consola central (com botões de acesso rápido às funcionalidades do veículo e dois sticks rotativos para o mesmo efeito), tudo está direcionado para o condutor, facilitando a sua utilização.
Os bancos são confortáveis e proporcionam uma boa postura ao sentar a todos os ocupantes. Apenas o lugar do meio se revela rijo na zona das costas, com um encosto demasiado direito. O espaço, tanto à frente como atrás, também cumpre os requisitos.
Os locais de arrumação nas portas são pequenos, enquanto na consola central podemos colocar objetos com alguma facilidade, existindo ainda o local sob o apoio de braços entre os bancos. Quanto há bagageira, com os seus 380 litros, apresenta uma volumetria enquadrada com o modelo. Com os bancos rebatidos, na proporção 60:40, estende-se para os 1220 litros.
A conectividade e infoentretenimento estão garantidas através do rádio MMI plus e ligação bluetooth, de série. Porém, o pico tecnológico é atingido com o Pacote MMI Navegação Plus com MMI Touch (opcional por 2905€). Este garante-nos: Audi Music Interface; Módulo MMI de navegação plus com MMI Touch; Rádio Premium; Audi Connect. Se optarmos por este pacote podemos aceder às funcionalidades do ecrã MMI Touch através do volante multifunções, do próprio ecrã, ou dos dois sticks rotativos e botões na consola central que nos guiam diretamente para funcionalidade específicas, como media, telemóvel rádio ou navegação – o outro stick rotativo é para regular o volume do rádio. Os sticks rotativos são a maneira mais cómoda e prática para aceder às funcionalidades em condução, já que podemos colocar o braço no apoio para o efeito, entre os bancos, e facilmente percorremos o menu, podendo manter a atenção na estrada, algo mais difícil e perigoso se optarmos pelo toque direto no ecrã.
Sistemas de Assistência à Condução e Segurança
De série destaque para: Audi Hold Assist; sistema de limitação de velocidade; programa eletrônico de estabilização ESP; sensor de colocação dos cintos de segurança; sistema Start/Stop.
Em termos de opcionais, nota para: Audi Active lane assist (700€);
Audi Pre Sense Basic (235€); Audi side assist (620€); Audi side assist e Audi active lane assist (1320€); cruise control adaptativo (875€);
câmara traseira (480€);
A salientar ainda o Pacote de Assistência à Condução (2040€), que, pelo que inclui, pode ser uma hipótese mais vantajosa: assistente de máximos ; Audi active lane assist; cruise control adaptativo; front assist com sistema de travagem máxima automática; pára-brisas com faixa cinzenta; sensor de luz e chuva; sensores de estacionamento atrás e à frente com indicação visual seletiva de obstáculos
Ao volante
O Audi A3 é um modelo que agrada desde o primeiro sentar. A posição de condução acolhe-nos de maneira aconchegante, com tudo devidamente ao alcance do condutor, para o que contribui o volante de excelente pega, os bancos confortáveis, a disposições dos botões, direcionados para o condutor, e o seletor disposto ‘à medida’. Facilmente ficamos rendidos e nos sentimos em casa.
O painel de instrumentos é de boa leitura e apresenta-nos as informações necessárias à condução no dia a dia – data, quilómetros, tempo de viagem, consumo médio e instantâneo, velocidade média e instantânea, entre outros – funcionalidades a que facilmente se acede através do volante multifunções.
Os ponteiros vermelhos iluminados nos mostradores são também um belo pormenor.
Já em estrada o motor três cilindros revela-se uma boa surpresa, com os seus 115 cv a parecerem até algo mais, nunca se sentindo fragilidades na entrega de potência ou que seria necessário mais alguns ‘pós’ para o conjunto de 1255 kg de peso. Isso joga muito a seu favor, com o motor a mostrar uma grande capacidade em lidar com a estrutura do veículo. Por outro lado, o binário de 200 Nm, disponível desde as 2000 rpm, garante-nos uma agradável faixa de utilização para cada relação, dispensando-nos da necessidade de termos de recorrer à caixa – de bom manuseamento – para compensar com passagens frequentes algum possível défice de potência. Tal não acontece, nem é problema. Mesmo no trânsito, em situações de pára-arranca, cada relação é bastante permissiva, algo de muito agrado em condução.
Se quisermos sentir uma pouco mais o seu potencial, percebemos que os 115 cv também têm uma palavra a dizer, mostrando-se vivos e proporcionando-nos momentos de prazer, logicamente, à escala das suas capacidades. O rolar do A3 é muito suave e fluído, sendo por isso prazeroso, e o motor apresenta uma sonoridade muito silenciosa. As suspensões atuam em conformidade com o que se pede de um modelo que tanto pode ser para uma utilização diária, de casa trabalho, ou se queira também para levar a família a passear. Também os travões lidam bem com as necessidades.
Em suma, é um modelo muito coerente, que permite uma utilização diária ou viagens em família, revelando-se sóbrio em todo o tipo de utilizações.
Consumos
Os consumos, numa toada calma e dentro da legalidade, sem ‘puxar’ pelas relações nas passagens de caixa, conseguem-se na casa dos 5,8l. Registo que, num ritmo mais despreocupado, sobe naturalmente para a casa dos 6,5l.
Motorizações e versões disponíveis
O Audi A3 Sportback está disponível com motorizações a gasolina e diesel. Em termos de equipamento, além da versão Base, há a Sport e Design. A par disso há ainda os Pacotes de Equipamento S Line, Business Line e Sport Edition.
A gasolina temos o motor 1.0 TFSI com 115cv, em que a proposta de entrada é a versão do presente ensaio, 1.0 TFSI Base por 28.804€. A diesel o leque de propostas aumenta: 1.6 TDI com 116 cv; 2.0 TDI com 150 cv; 2.0 TDI com 184 cv. O preço de entrada é a versão 1.6 TDI Base por 31.050€.
Equipamento Opcional
Em termos de equipamento opcional, destaque para: vidros escurecidos (470€); teto em vidro panorâmico (1285€); pacote de alto brilho (225€); pacote negro Audi Exclusive (585€); barras de tejadilho cromadas (310€); sensor de luz e chuva (150€); faróis LED matrix (2090€); bancos dianteiros desportivos (275€); estofos em couro/alcantara (1285€); bancos dianteiros elétricos (820€); inserções decorativas em alumínio mistral (235€); retrovisores aquecidos e rebatíveis, com anti-encandeamento automático (345€); pacote connectivity (1040€).
Concorrentes
Entre os concorrentes, ainda que com algumas diferenças em termos de potência e de caixa, que se refletem naturalmente no preço, há a considerar, por exemplo:
– BMW 116i (3p) com 109 cv e caixa manual de 6 velocidades por 26.639€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
– Opel Astra 1.0 com 105 cv e caixa manual de cinco velocidades por 21.220€
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Peugeot 308 1.2 Puretech com 110 cv e caixa manual de 5 velocidades por 23.010€
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– Renault Mégane 1.2 com 100 cv e caixa manual de 6 velocidades por 22.030€
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– Volkswagen Golf 1.0 TSI com 110 cv e caixa manual de 6 velocidades por 25.443€
(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)
Balanço Final
O A3 é um modelo muito equilibrado, num conjunto que funciona harmonicamente. É, no fundo, uma proposta que agrada numa utilização que se quer diária ou esporádica, com pormenores que fazem olhar para ele com o respeito e pensar que oferece comodidades e sensações que metem a concorrência em sentido. Em suma, uma boa aposta.
FICHA TÉCNICA
Motor
Tipo – gasolina, 3 cil., em linha, injeção direta, turbocrompressor, intercooler
Cilindrada (cm3) – 999
Diâmetro x curso (mm) – 74,5 x 76,4
Taxa de compressão – 10,5:1
Potência máxima (cv/rpm) – 115/5000-5500
Binário máximo (Nm/rpm) – 200/2000-3500
Transmissão, direcção, suspensão e travões
Transmissão e direcção – dianteia, transmissão manual de 6 velocidades; pinhão cremalheira, elétrica
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Eixo de Torção
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 9,9s
Velocidade máxima (km/h) – 206
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 3,9/5,5/4,5
Emissões de CO2 (g/km) – 104
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4313/1785/1426
Distância entre eixos (mm) – 2637
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1543/1514
Peso (kg) – 1255
Capacidade da bagageira (l) – 380 / 1220 (c/ bancos traseiros rebatidos)
Capacidade do depósito (l) – 50
Pneus (fr/tr) – 205/55 R16
Preço versão ensaiada (€) – 28.804€
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 28804€
Preço da versão base (Euros): €
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