Nissan e parceiros lançam programa-piloto de Central Elétrica Virtual (VPP)
A Nissan Motor Co., Ltd., a Kansai Electric Power Co., Inc. (KEPCO) e a Sumitomo Electric Industries, Ltd. acabam de iniciar um teste em situação real de ferramentas para gerir por controlo remoto o carregamento e devolução de energia à rede por veículos elétricos.
Sessenta automóveis elétricos e híbridos de clientes particulares e da KEPCO serão equipados com “interruptores de veículos elétricos” desenvolvidos pela KEPCO e pela Sumitomo Electric. Estes “interruptores” são instrumentos de controlo remoto que gerem o fluxo de energia elétrica (carga e devolução) para e partir das baterias de veículos elétricos. A Nissan, a KEPCO e a Sumitomo Electric irão partilhar informação para permitir esse carregamento e devolução à rede através de controlo remoto, bem como a recolha de informações do veículo e a medição da capacidade de carga disponível.
O teste é o primeiro do género no Japão e faz parte do Projeto VPP Kansai, uma demonstração de Centrais Elétricas Virtuais (VPP – Virtual Power Plant), sistemas que integram diferentes tipos de fontes de energia para criar um fornecimento de energia elétrica flexível e fiável. O objetivo do teste é desenvolver competências técnicas e recolher e analisar dados para avaliar a utilização de automóveis elétricos como fontes de energia.
A Nissan produz o automóvel elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF, cuja nova geração está disponível no Japão desde outubro de 2017 e iniciará as entregas a clientes na Europa no próximo mês de fevereiro.
Numa altura em que os automóveis elétricos se estão a tornar mais populares, a Nissan, a KEPCO e a Sumitomo Electric estão a trabalhar em conjunto para alcançar um futuro dos transportes com baixas emissões de carbono, utilização eficiente da energia e um fornecimento estável de eletricidade.
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