Vendas do Groupe PSA crescem 15,4% em 2017
A ofensiva SUV do plano Push to Pass continua a acelerar e os 5 modelos SUV lançados ao longo dos últimos 18 meses registam um enorme sucesso. Globalmente, as vendas de SUV representaram, no final de 2017, 23% das vendas do Grupo.
A marca PEUGEOT vendeu cerca de 600.000 SUV em todo o mundo em 2017, ocupando o 2º. lugar deste segmento no mercado europeu, registando um aumento em volume de cerca de 60%.
Com 259.300 unidades vendidas do SUV PEUGEOT 3008 em 2017 em todo o mundo, a marca PEUGEOT confirma o sucesso do modelo que foi eleito “Carro do Ano 2017” na Europa e que conquistou um total de 38 distinções. A PEUGEOT também beneficiou do sucesso do novo PEUGEOT 5008, modelo lançado em março de 2017 e que conta com 85.900 unidades vendidas. A marca contou também com a boa dinâmica do PEUGEOT 4008 na China, este com 51.500 unidades vendidas.
No Outono, a CITROËN iniciou a sua ofensiva SUV na China com o C5 Aircross, modelo lançado em setembro, seguindo-se, um mês depois na Europa, o C3 Aircross. Os dois modelos representaram em 2017, respetivamente, cerca de 22.700 e de 35.400 unidades vendidas. Estes modelos serão lançados em todo o mundo ao longo de 2018.
No final de fevereiro, a DS Automobiles desvendou o SUV DS 7 CROSSBACK, iniciando o seu lançamento através de uma Edição Limitada cujas reservas apenas se faziam online. Em outubro lançou a sua rede exclusiva, ao mesmo tempo que abriu as encomendas de todas as versões da gama. O início das entregas iniciar-se-á em fevereiro próximo.
Em 2017, a OPEL e a VAUXHALL racionalizaram os seus canais de distribuição, em coerência com o plano de PACE !, e implementaram uma ofensiva de produto histórica, com recurso a 2 novos modelos SUV – Crossland X e Grandland X – lançados, respetivamente, em maio e setembro últimos, registando vendas de 33.900 e de 18.700 unidades no final do ano.
Em 2017 o Groupe PSA registou um recorde histórico de vendas de VCL: 476.500 unidades, um aumento de 15% face ao ano de 2016. Tendo também em conta os derivados VP (PEUGEOT Traveller e CITROËN SpaceTourer, por exemplo), o Grupo vendeu em 2017 658.000 unidades.
Na Europa, através das marcas PEUGEOT e CITROËN, o Grupo reforça a sua liderança com 20,2% do mercado de VCL (+1,3 pontos de quota de mercado) e capta mais de 50 por cento do crescimento do mercado VCL europeu, nomeadamente através do novo PEUGEOT Expert e CITROËN Jumpy.
Fora da Europa, a ofensiva VCL do Grupo garantiu os seus primeiros sucessos: na Eurásia as vendas aumentaram 55%, antes da produção local dos novos PEUGEOT Expert e CITROËN Jumpy, agendada para o 1º semestre de 2018, e na América Latina aumentaram 13% com uma gama de produtos renovada e uma oferta completa de serviços prevista em 2018.
Europa: nascimento de um campeão!
Na Europa, as vendas do Grupo ascenderam às 2.378.600 unidades, cerca de 450.000 veículos a mais do que em 2016 (+23,2%), incluindo 376.400 unidades comercializadas pelas marcas Opel e Vauxhall desde o dia 1 de agosto.
O Grupo viu a sua quota de mercado crescer em todos os principais países em que opera, excetuando a Grã-Bretanha, e pela primeira vez desde 2010 ganha 0,3 pontos de quota de mercado (11,1%) apenas no perímetro PEUGEOT-CITROËN-DS.
Para além do crescimento das vendas de SUV e VCL, o Grupo também beneficiou do sucesso dos lançamentos do PEUGEOT 308 (166.000 unidades vendidas), do CITROËN C3 (217.000), do OPEL Insignia nas versões Sport Tourer, Grand Sport e Country Tourer (totalizando 40.600 vendas de agosto a dezembro de 2017).
Os PEUGEOT 2008 e OPEL Mokka surgem no pódio do seu segmento, ocupando o 2º e o 3º lugares, respetivamente.
A DS Automobiles continua o desenvolvimento da sua rede, contando atualmente com 150 áreas dedicadas que irão comercializar o primeiro modelo DS da segunda geração, o DS 7 CROSSBACK.
Médio Oriente & África: Crescimento rentável à frente dos objetivos definidos.
As vendas do Grupo na região aumentaram 61,4%, em comparação com o ano de 2016, com 618.800 unidades vendidas, incluindo 26.800 unidades da marca OPEL.
A dinâmica foi particularmente impulsionada pelo desenvolvimento do Grupo no Irão (444.600 unidades vendidas em 2017) e pelo crescimento das vendas na Turquia, Israel e nos mercados DOM (nota: mercados ultramarinos da região Médio Oriente). A quota de mercado global do Grupo na região, em crescendo desde 2015, situou-se nos 11,6%, estando em linha com o objetivo do plano “Push to Pass” (700.000 unidades no horizonte 2021).
O Groupe PSA continua com a sua ofensiva de produto na região com os lançamentos, bem-sucedidos, do novo CITROËN C3 (“Citadino do Ano” em Israel), do novo SUV PEUGEOT 3008 (“Familiar do Ano” na África do Sul e “Carro do Ano” em Israel) e da nova PEUGEOT Pick-Up, modelo que assinala um regresso histórico e legítimo da marca a este segmento.
A OPEL está a meio da sua ofensiva de produto na região com os lançamentos dos novos Insignia e Crossland X, que serão complementados a partir de 2018 com o lançamento do novo Grandland X.
Para a marca DS, o ano de 2017 foi o da edificação da rede na região, como preparação para o lançamento comercial do DS 7 CROSSBACK nos próximos meses.
O ano de 2017 também ficou marcado pelo lançamento industrial e comercial do SUV PEUGEOT 2008 no Irão e, para a CITROËN, pela criação da joint-venture iraniana com a SAIPA na fábrica de Kashan. O Grupo prossegue com a sua implantação industrial com a colocação da primeira pedra da fábrica de Kenitra (Marrocos), com o início da produção local na Etiópia e no Quénia e com a assinatura de um memorando de entendimento para o estabelecimento de uma nova fábrica em Oran (Argélia).
China & Sudeste Asiático: Primeiros sinais de recuperação comercial.
Num contexto difícil, o Grupo vendeu 387.000 veículos na China e Sudeste Asiático. Os primeiros sinais de recuperação comercial surgiram pelo facto do Grupo ter registado um aumento nas vendas mensais a partir do mês de julho e um aumento na quota de mercado do 2º semestre, de 0,3 pontos comparativamente ao semestre anterior.
Registou-se o sucesso da oferta SUV em 2017, com os lançamentos bem sucedidos dos SUV PEUGEOT 4008 e 5008 e do CITROËN C5 Aircross. De notar que o novo PEUGEOT 308 e os CITROËN C5 e C6 registam volumes estáveis, em comparação com 2016, apesar da contração deste segmento de mercado.
No Sudeste Asiático, o Grupo PSA acelerou o seu desenvolvimento em especial no Vietname, com o lançamento bem sucedido dos SUV PEUGEOT 3008 e 5008, agora produzidos localmente em Chulai, na fábrica da THACO, nove meses após a assinatura do novo acordo de montagem.
Adicionalmente, em junho passado, o Groupe PSA assinou um acordo que reforça a sua colaboração com a ChangAn Automobile. Representa uma base sólida para acelerar o desenvolvimento da marca DS. Apresentado no Salão de Xangai, o DS 7 CROSSBACK será ali comercializado a partir do próximo Salão Automóvel de Pequim.
América Latina: Recuperação confirmada em vendas, com um crescimento de 12,2%, para 206.300 unidades.
As vendas PEUGEOT cresceram 11,1% com uma excelente dinâmica na maioria dos mercados da região. Os lançamentos dos SUV PEUGEOT 3008 e 5008 são um verdadeiro sucesso em todos os países, com vendas acima dos objetivos definidos. O recente lançamento no Brasil e Argentina do PEUGEOT Expert, produzido no Uruguai, também se mostra muito promissor.
As vendas CITROËN cresceram 13,8% e na maioria dos mercados da região. No Chile, por exemplo, cresceu 47% graças ao enorme sucesso do novo CITROËN C3, mas também pelo bom desempenho do mercado VCL, designadamente através do Berlingo. Produzido no Uruguai e comercializado no Brasil e na Argentina, o CITROËN Jumpy teve uma boa receção e prenuncia-se como um sucesso comercial em 2018.
A DS Automobiles teve um aumento de vendas de 21,6%, impulsionado pelo desempenho na Argentina. Neste país, a marca ascendeu ao 4º lugar do mercado automóvel premium graças ao DS 3, líder pelo 4º ano consecutivo na sua categoria. A marca DS inaugurou dois DS STORES no final do ano de 2017, acelerando o desenvolvimento da sua rede em 2018 para o lançamento do DS 7 CROSSBACK, a ter lugar nos próximos meses.
Índia/Pacífico: 26.100 viaturas vendidas e 31% de crescimento, na expetativa do arranque comercial da Índia em 2020.
No Japão, o Grupo cresceu 20%, alcançando o seu melhor desempenho desde há mais de duas décadas. A recuperação comercial na Austrália/Nova Zelândia resulta da nomeação de dois novos importadores, tendo as vendas triplicado em comparação com 2016. As vendas dos mercados TOM Pacifique (nota: mercados ultramarinos da região Pacífico) continuaram a crescer (+40%) e a Coreia atinge um desempenho comparável ao de 2016.
A marca PEUGEOT teve um importante contributo para esse desempenho, com um crescimento de 37% das suas vendas, impulsionado pelo sucesso dos SUV PEUGEOT 3008 e 5008.
A marca CITROËN também registou um aumento de vendas de 36%, graças ao sucesso do novo C3.
A marca DS continua a sua implementação na região. No Japão o DS 7 CROSSBACK teve uma excelente receção no Salão de Tóquio. A DS Automobiles abriu 3 DS STORES e DS SALONS e irá continuar a desenvolver a sua rede em 2018.
Eurásia: Crescimento de vendas de 45%, superior à dinâmica do mercado automóvel.
O Grupo evoluiu nos principais mercados na região, na Rússia (+38%) e Ucrânia (+62%), totalizando 15 200 unidades.
As vendas do novo SUV PEUGEOT 3008 registam um aumento face à performance da geração anterior, representando 21% dos volumes da marca, o que permitiu ver os seus volumes aumentar em 50,7%. A dinâmica de vendas do CITROËN Grand C4 Picasso (+126%), nomeadamente no domínio B2B, contribuiu, pela sua parte, para o forte crescimento em vendas da CITROËN, de 33,4% na região.
No segmento VCL, as vendas do Groupe PSA aumentaram 55%. A localização da produção a partir de 2018 em Kaluga (Rússia) dos modelos PEUGEOT Expert e Traveller e CITROËN Jumpy e SpaceTourer deverá permitir ao Grupo acelerar ainda mais o crescimento das suas vendas na região Eurásia.
Jean-Philippe Imparato, Diretor da marca PEUGEOT: “2017 foi um ano excecional, com resultados recorde para a PEUGEOT. A nossa meta de 2 milhões de veículos vendidos foi ultrapassada graças ao sucesso das nossas gamas SUV e de veículos comerciais, que complementam o desempenho sólido das nossas berlinas tradicionais 208 e do novo 308. A marca cresce em volume e quota de mercado em 5 das suas 6 regiões. A PEUGEOT assiste ao sucesso da sua subida em gama e dá continuidade à sua expansão internacional com as vendas fora da Europa, que representam agora 45%.”
Linda Jackson, Diretora da marca CITROËN: “2017 ilustrou a dinâmica inerente à nova ofensiva de produto CITROËN: primeiro ano completo para o novo C3, nova Jumpy e SpaceTourer, mas também ano de lançamento dos SUV C3 Aircross na Europa e C5 Aircross na China. Resultados: na Europa, alcançámos um recorde de vendas desde há 6 anos e recuperámos a quota de mercado em VP e VCL. Excetuando a China, as nossas vendas internacionais demonstraram um crescimento de 7,5%. Temos todos os recursos para continuar a expandir essa dinâmica comercial em 2018, graças à implantação internacional dos nossos lançamentos mais recentes, mas também através de novos e importantes lançamentos. Marcamos encontro no Salão de Genebra para saber mais.”
Yves Bonnefont Diretor Geral da DS Automobiles:“2017 marcou uma etapa decisiva na construção da marca DS, com a abertura das encomendas do DS 7 CROSSBACK, o primeiro modelo da segunda geração DS, com o lançamento da rede exclusiva DS e com a implantação do programa ‘ONLY YOU’. Estamos em linha com a execução do nosso plano estratégico global.”
Peter Küspert, Diretor de Vendas, Após-Venda e Marketing da OPEL/VAUXHALL: “2017 foi um ano de transição para a OPEL/VAUXHALL, assente numa ofensiva de produto sem precedentes, que nos permitirá ter uma gama jovem na totalidade do ano 2018, com uma presença em todos os principais segmentos, nomeadamente através da família X: Mokka X, Crossland X e Grandland X, para além do Insignia GSi, Corsa GSi e do novo Combo.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários