Nissan anuncia primeiros testes da tecnologia C-V2X no Japão
A Continental, a Ericsson, a Nissan, a NTT DOCOMO, a OKI e a Qualcomm Technologies, uma subsidiária da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM), acabam de anunciar os seus planos para realizar no Japão dos primeiros ensaios da Rede Celular do Veículo para Tudo (C-V2X – Cellular Vehicle-to-Everything).
O objetivo é validar e demonstrar os benefícios da C-V2X utilizando a tecnologia de comunicações diretas definida pelo “3rd Generation Partnership Project” (3GPP, especificações da release 14), que se foca na integração das redes celulares de terceira geração com as redes locais sem fio. Os ensaios foram concebidos para demonstrar as melhorias a nível de alcance, fiabilidade e latência das comunicações diretas da C-V2X utilizando uma banda de 5 GHz.
Adicionalmente, os ensaios da C-V2X foram concebidos para demonstrar os benefícios complementares das comunicações baseadas numa rede 4G utilizando LTE-Advanced (LTE-A). Os resultados do ensaio vão ajudar a desenvolver o ecossistema através da comunicação dos resultados às partes interessadas relevantes, incluindo organizações relacionadas com ITS e agências governamentais, à medida que nos preparamos para o automóvel conectado do futuro e para a transição evolutiva da indústria para a norma 5G New Radio (NR), o novo padrão celular global a ser definido no âmbito do 3GPP.
Ao complementar outros sensores de Sistemas de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS), como por exemplo, câmaras, lidares e radares, a C-V2X proporciona uma perceção fora da linha de visão (NLOS – Non-line-of-sight) de baixa latência, com maior alcance e a capacidade de ser suportada na nuvem, o que permite aumentar a capacidade do automóvel para ver, ouvir e comunicar mesmo em cruzamentos cegos.
Tecnologia C-V2X
A tecnologia de rádio C-V2X é a tecnologia de rede topo de gama, que está a ser validada para implementação a nível global e que suporta os protocolos de comunicações superiores desenvolvidos, ao longo de anos de pesquisa, pela indústria automóvel para apoiar novos casos de utilização ponta-a-ponta avançados. As comunicações diretas da C-V2X proporcionam um maior alcance e fiabilidade, sem depender da cobertura ou assistência da rede celular de base.
Com os trabalhos de preparação já adiantados, espera-se que os ensaios reais comecem em 2018, focados sobre as comunicações diretas entre automóveis (V2V, Vehicle-to-Vehicle), entre automóveis e infraestruturas (V2I, Vehicle-to-Infrastructure) e entre automóveis e peões (V2P, Vehicle-to-Pedestrian), assim como nas operações entre automóveis e a rede (V2N, Vehicle-to-Network) através de comunicações de longa distância por redes celulares com acesso à nuvem.
Testes
Para os ensaios em situações reais, a Continental vai utilizar o C-V2X da Qualcomm®, que integra o chipset C-V2X 9150 da Qualcomm® que possui capacidade de navegação global por satélite integrada (GNSS, Global Navigation Satellite System), para construir sistemas de automóveis ligados e instalá-los nos automóveis da Nissan.
A Nissan vai efetuar a seleção de casos de utilização da V2X e desenvolver cenários de teste com indicadores chave de desempenho (KPI), para validação da tecnologia C-V2X.
A OKI, uma das empresas líder a nível de ITS, vai aportar a sua experiência em aplicações em infraestruturas de estradas (RSU, Roadside Unit) para demonstrar que a V2I é uma tecnologia viável para aplicações rodoviárias avançadas através da integração do chipset 9150 C-V2X da Qualcomm® nas suas RSU.
A Ericsson, uma das empresas líder a nível de tecnologia e serviços para telecomunicações, vai juntar-se para a análise de casos de utilização da V2N na combinação de tecnologias de rede LTE-A e de comunicação direta.
A NTT DOCOMO vai proporcionar a rede LTE-A e aplicações V2N para demonstrar os benefícios da utilização complementar de comunicações baseadas em rede para diversos casos de utilização de segurança avançada da informação automóvel.
“Efetuar a ligação entre automóveis está no topo da nossa agenda e mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de telemática, mais de 30 milhões de unidades produzidas e anos de desenvolvimento de produtos de segurança V2V, culminaram nas nossas ofertas atuais de comunicações V2V. Estamos prontos para utilizar totalmente o potencial da conectividade celular para fornecer funcionalidades mais avançadas ao automóvel. Com a Nissan, planeamos demonstrar que a cooperação próxima entre construtores automóveis, OEMs, operadores móveis, fornecedores de chipsets e infraestruturas é de elevada importância para permitir um maior avanço e desenvolvimento da rede V2X”, disse Lars Schultheiss, Vice-presidente e Chefe da Unidade de Infotenimento e Conectividade da Continental, Japão.
Declarações
“A solução C-V2X é única no sentido em que, dentro de um único ecossistema de tecnologia, oferece serviços V2X tanto por comunicação direta como baseados em rede. Com as comunicações baseadas em rede existe a possibilidade de fornecer serviços de segurança e eficiência rodoviária utilizando a cobertura e penetração já instalada para os smartphones e modems celulares. Também proporciona conetividade a diversos serviços baseados em nuvem, permitindo diversas aplicações e serviços de valor acrescentado. Nestes ensaios, todas as partes interessadas estão presentes para demonstrar a força da solução completa que abrange a conectividade e as diferentes aplicações. A Ericsson contribui com a sua experiência líder na área de 4G, 5G e redes e através do nosso conhecimento do ecossistema de IoT”, disse Erik Ekudden Diretor-geral de Tecnologia na Ericsson.
“Estamos muito empenhados neste ensaio da C-V2X; esperamos que esta nova tecnologia de comunicação nos possa ajudar a oferecer novas funcionalidades de segurança e conveniência nos nossos automóveis”, disse Tetsuo Sasaki, Diretor-geral do Departamento de Engenharia de Serviços e Automóveis Conectados da Nissan. “Com os dados disponibilizados por este ensaio no mundo real vamos conseguir acelerar o desenvolvimento dos nossos sistemas, para oferecer aqueles novos serviços de forma atempada, quando a tecnologia 5G se encontrar disponível”.
“Este projeto colaborativo vai agregar os inestimáveis conhecimentos e experiência de líderes mundiais nas áreas automóvel e de telecomunicações e será imperativo para que todas as partes representem o seu papel para que, nesta era de automóveis ligados, alcancemos uma melhoria a nível de conforto e segurança rodoviária. A NTT DOCOMO está determinada a fazer com que a sua experiência em sistemas de telecomunicações seja indispensável para a maximização das capacidades da C-V2X. Este projeto vai definir o caminho para as estradas e automóveis ligados do futuro, que vão materializar o poder da C-V2X.”, disse Hiroshi Nakamura, Diretor-geral de Tecnologia na NTT DOCOMO.
“Para criar uma sociedade de automóveis ligados, as funcionalidades da rede de infraestruturas para a V2X têm de ser muito mais inteligentes. Com os fortes antecedentes de implementação de infraestrutura de ITS da OKI e em conjunto com as outras empresas membro, esperamos obter excelentes resultados ao longo deste ensaio relativamente à aplicabilidade da V2X para ITS, com uma visão da evolução que nos levará à 5G”, disse Yukio Kato, Diretor-geral da Divisão de Soluções de Infraestrutura Social – Divisão Comercial de TIC, da OKI.
“Estamos entusiasmados por trabalhar lado a lado com um grupo dinâmico de empresas com pensamento vanguardista para demonstrar as capacidades da tecnologia C-V2X nos primeiros ensaios japoneses anunciados. Com as suas capacidades de comunicações diretas, a C-V2X está talhada para ser um importante fator na melhoria da assistência ao condutor e da consciencialização para a segurança. Este ensaio no Japão é um marco na implementação global da tecnologia C-V2X, que se espera integrar nos automóveis a produzir em 2020”, disse Nakul Duggal, Vice-presidente de Gestão de Produto, Qualcomm Technologies, Inc.
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