O 70º Aniversário da Land Rover começa com o restauro de um protótipo de 1948
A Land Rover comemora o seu 70º aniversário com vários eventos e celebrações durante o ano de 2018, a começar pelo restauro do veículo com o qual tudo começou: um dos três modelos Land Rover de pré-produção apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão de 1948. Nessa altura, o mundo inteiro contemplou pela primeira vez as formas que dariam origem ao “Land Rover” conhecido universalmente.
Durante anos, o paradeiro deste Land Rover foi todo um mistério. O veículo apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão pisou a estrada pela última vez nos anos sessenta. Depois, passou 20 anos numa quinta do País de Gales antes de ser vendido para um projeto de restauro, ficando finalmente abandonado num jardim, sem a tarefa terminada. Depois de ter sido descoberto por mero acaso a poucos quilómetros de Solihull (Reino Unido), onde foi fabricado, os especialistas da Jaguar Land Rover Classic passaram meses a pesquisar os arquivos da empresa para desentranhar a sua história de proprietários e confirmar a sua procedência.
A equipa responsável pelo êxito do programa “Reborn” da Land Rover Serie I, que faz com que os clientes possam ser proprietários de um pouco da história da Land Rover com os veículos Serie I meticulosamente restaurados, embarca agora no seu projeto mais complicado até à data: uma missão com um ano de duração para recuperar e conservar este protótipo com grande importância histórica, fazendo com que volte às estradas.
Tim Hannig, Director da Jaguar Land Rover Classic, refere: “Este Land Rover é uma peça insubstituível da história dos veículos automóveis e em termos históricos pode ser considerado tão importante como o “Huey”, o primeiro Land Rover de pré-produção. Começar o seu minucioso restauro aqui na Classic Works é uma excelente forma de começar as celebrações do 70º aniversário da Land Rover, já que podemos assegurar que todas as peças vão ser rigorosamente colocadas.”
“É arrepiante que há exatamente 70 anos este veículo estivesse a passar pelos últimos tetes antes de ser apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão de 1948, onde o mundo inteiro contemplou pela primeira vez as formas que dariam origem ao “Land Rover” que hoje é imediatamente reconhecido.”
A equipa da Jaguar Land Rover Classic levará a cabo um projeto especial para restaurar este veículo original, que tem muitas características especiais exclusivas dos 48 modelos Land Rover de pré-produção que foram fabricados antes dos veículos de série, como é o caso dos painéis da carroçaria mais grossos em liga de alumínio, o chassis galvanizado e a caixa traseira amovível. Os principais componentes serão conservados, incluindo a pintura original Light Green que se aplicou no veículo em 1948.
Os anteriores proprietários deste veículo foram convidados a visitar as instalações da Jaguar Land Rover Classic Works para partilhar as suas experiências e testemunhar o seu cuidadoso restauro.
Este projeto é um verdadeiro marco, uma vez que representa o início da história da Land Rover, que conta com mais de 67 anos de produção contínua do emblemático Serie I e dos modelos Defender de Solihull. É o começo de uma série de histórias e acontecimentos que celebram o passado, o presento e o futuro da Land Rover durante 2018.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários