Toyota e Panasonic consideram parceria para desenvolver baterias
A Toyota e a Panasonic anunciaram que estão a considerar unir esforços com a intenção de desenvolver baterias para veículos eléctricos. Esta pareceria poderia fortalecer a capacidade da Toyota para produzir veículos eléctricos e contribuir para a Panasonic manter a liderança no mercado de baterias de iões de lítio destinadas a automóveis.
As duas empresas assinaram um acordo que visa responder à crescente procura por veículos eléctricos. Segundo a Toyota, o objectivo passa por produzir a melhor bateria prismática e consequentemente contribuir não só para a popularização dos seus modelos eléctricos, mas também para a popularização de modelos de outras marcas.
A parceria seria fundamentada num acordo já existente que estabelece a Panasonic como fornecedor de baterias para os veículos híbridos e híbridos plug-in da Toyota.
Em 2016, a Toyota afirmou que tenciona adicionar veículos totalmente eléctricos ao seu portefólio, desconsiderando a sua estratégia ecológica baseada em híbridos plug-in e veículos fuel-cell. Em Setembro o construtor nipónico criou uma joint venture com a Mazda e com o fornecedor Denso de forma a acelerar o desenvolvimento de peças para serem utilizadas numa variedade de modelos eléctricos. Através de uma pareceria com a Suzuki, a Toyota planeia comercializar veículos eléctricos na China e Índia até 2020.
Adicionalmente, a Toyota está a alocar recursos para o desenvolvimento de baterias solid-state para serem instaladas nos seus modelos durante os primeiros anos da década de 2020. Baterias solid-state permitem tempos de carregamento mais curtos e autonomia superior.
A Panasonic é o maior fornecedor mundial de baterias para veículos eléctricos e o principal fornecedor da Tesla. A empresa tem uma quota de 29% do mercado de baterias destinadas a híbridos plug-in.
[Fotografia: Akio Toyoda, presidente da Toyota e Kazuhiro Tsuga, presidente da Panasonic]
[Fonte: Automotive News]
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários