Seat Ateca 1.4 TSI 150 cv – Ensaio

By on 12 Dezembro, 2017

Seat Ateca 1.4 TSI 150 cv 

Texto: João Tomé

Espaço e energia q.b.

A Seat aproveitou o melhor que o Grupo Volkswagen tem para oferecer, para criar o seu primeiro SUV. Uma nova plataforma, muito espaço, equilíbrio interessante e um motor a gasolina capaz, mas pouco poupado. Este é o Ateca 1.4 TSI de 150 cv.

Muito para além de uma moda, os SUV são uma certeza que veio para ficar e para se alastrar. O Ateca foi o primeiro Sports Utility Vehicle da Seat, chegou o ano passado e, agora, tem desde novembro a companhia do mais compacto Arona – e, em breve, vai ter a companhia de outro irmão maior, para sete ocupantes.

As linhas simples e sóbrias contrastam com alguns dos SUV mais exuberantes do mercado, mas o Ateca é uma aposta segura da Seat, que nos vai convencendo a pouco e pouco, pormenor a pormenor, quilómetro a quilómetro. Na verdade, o Ateca demonstra que sair do caminho tradicional pode compensar, em grande, para o renascimento de uma marca.

A beneficiá-lo está a plataforma usada e o apoio global do grupo Volkswagen no novo modelo, que é rival do VW Tiguan e bebe muito do primo do mesmo grupo. E já tem prémios em pouco mais de um ano de vida, incluindo o carro de frotas do ano, em Espanha. Também foi eleito o melhor Crossover do Ano, nos prémios Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2017.

O Ateca usa a mecânica do Volkswagen Tiguan e pode não ter a mesma flexibilidade do Tiguan, mas compensa em equipamento. Os principais rivais são o Nissan Qashqai, Kia Sportage ou Hyundai Tucson.

Com uma posição de condução elevada, muito boa, muitas regulações no volante e um conforto acima da média, temos também uma boa visibilidade para a estrada. O ecrã tátil de oito polegadas funciona bem, é funcional, mesmo não sendo o mais fácil de navegar. O sistema multimédia Full Link inclui também Android Auto e CarPlay, para quem tenha smartphones com Android ou iOS, da Apple.

O interior é muito semelhante ao que encontramos no Seat Leon, com qualidade de construção acima da média. Não falta espaço no Ateca, tanto nas arrumações à frente, como no espaço para os ocupantes atrás. É mais alto do que o Qashqai, o que ajuda aos ocupantes mais altos. A bagageira supera a do Sportage e Qashqai, com 510 litros.

Excelente performance no 1.4 TSI

Pode não ser tão poupado quanto as versões Diesel, mas o 1.4 TSI é o motor com melhor performance e uma boa escolha para quem não faz muitos quilómetros por ano. O 1.4 TSI com 150 cv, além de ser convincente nos arranques (faz dos 0-100 km em apenas 8,5 segundos) e nas recuperações, também tem um preço convidativo para a potência que evidencia, abaixo dos 29 mil euros. O conforto também tem nota positiva, com a suspensão a absorver bem as irregularidades da estrada.

O Ateca permite um uso calmo no dia a dia, mas consegue ser bem rápido quando lhe pedimos uma resposta mais pronta do acelerador. Mesmo não sendo o SUV mais entusiasmante de conduzir, este 1.4 TSI de 150 cv que dá-se bem com rotações mais elevadas e até é suave, revelou-se uma boa surpresa nesta gama de preços.

Os consumos não são o ponto forte deste motor. Fizemos médias num percurso com cidade e auto-estrada, acima dos 7l/100 km, mas com uma condução mais intensa é fácil aproximarmo-nos dos 10 l/100 km.

É fácil controlar o Ateca, na estrada, com a suspensão a ser firme o suficiente para não oscilar muito nas curvas. Neste aspeto, o Ateca é mais ágil do que o rival Nissan Qashqai. A direção, não sendo das que mais feedback dá ao condutor da estrada, é precisa quanto baste e é fácil orientarmos o nariz deste SUV para onde queremos ir à saída das curvas. A caixa manual de seis velocidades é competente e precisa, num conjunto que dá ao condutor as ferramentas indicadas, para usar da melhor forma um SUV, na cidade ou fora dela.

Novo look com o FR

Com muitos opcionais convincentes (um deles dá apoio na direção, mantendo o Ateca na sua faixa), tem quatro níveis de equipamento – além do Reference, Style e XCellence, surgiu também o FR, que equipava a unidade que testámos. Com o FR pode contar com os acabamentos dos níveis Reference, Style e XCellence, mas oferecendo mais dinamismo e caráter desportivo. As barras do tejadilho e os frisos das janelas surgem com revestimento preto, diferenciando fortemente o modelo.

Um olhar mais atento desvenda, à frente, a grelha com um desenho próprio e com acabamento em preto mate, e ainda o para-choques na mesma cor da carroçaria. As luzes de nevoeiro dianteiras do SUV SEAT também receberam o tratamento exclusivo do design FR. Os bancos também têm bom suporte e têm um ar mais desportivo.

Acima de tudo, o FR destaca-se claramente com as suas jantes de 19 polegadas com pneus 245/40R 19, mas também com os arcos dos guarda-lamas e as saias laterais pintadas na cor da carroçaria, realizadas em alumínio, e que se estendem ao longo da base das portas. Atrás há um pequeno spoiler.

Resumindo, o Ateca é um dos SUV mais cativantes de conduzir e completos do mercado, mesmo não sendo dos mais flexíveis na configuração dos bancos, nem dos mais modernos e luxuosos no interior. O motor 1.4 TSI está longe de ser dos mais poupados, mas tem outras qualidades.

NOTA: Seat Ateca cor de laranja exibido no slider de fotografias não corresponde à versão FR.

FICHA TÉCNICA

Motor diesel – 4 cilindros em linha, turbo

Cilindrada (cm3) – 1395

Potência máxima (cv/rpm) – 150/5000

Binário máximo gasolina (Nm/rpm) – 250/1500

Tipo Transmissão – caixa manual de 6 vel.;

Suspensão (fr/tr) – tipo McPherson / barra de torsão

Dimensões e pesos (mm) – Comp./largura/altura 4363 / 1841/ 1615

Peso (kg) – 1359 kg

Capacidade da bagageira (l) – 510 

Depósito de combustível (l) – 50

Prestações e consumos – aceleração 0-100 km/h (s) 8,5; velocidade máxima (km/h) 201; Consumos misto (l/100 km) 5,4; emissões de CO2 (g/km) 123;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 29289€

Preço da versão base (Euros): 24000€