Novo Infiniti QX50 com motor inédito de taxa de compressão variável
O novo Infiniti QX50 foi finalmente revelado. Confirma-se que será o primeiro veículo de produção a integrar um motor a gasolina de taxa de compressão variável, o que lhe permitirá atingir consumos equivalentes a um Diesel. Será apresentado ao público no Salão de Los Angeles que decorrerá entre 1 e 10 de Dezembro.
O Infiniti QX50 estará equipado com um motor turbo de 2.0 litros e 4 cilindros denominado VC-Turbo. A sua taxa de compressão varia entre 8:1 e 14:1. Esta tecnologia baseia-se num sistema articulado que amplia ou reduz o alcance dos pistões, alterando a taxa de compressão. Quando o rácio é baixo (mínimo 8:1), a capacidade de desempenho é optimizada através de potência e binário, quando o rácio é elevado (máximo 14:1), a eficiência de consumo de combustível é privilegiada. Acoplada ao motor estará uma transmissão automática continuadamente variável (CVT).
De acordo com Randy Parker, Vice-Presidente da Infiniti, “a tecnologia de taxa de compressão variável representa um importante avanço no desenvolvimento de sistemas motopropulsores. O Qx50, propulsionado pelo nosso VC-Turbo, é o primeiro veículo de produção a oferecer aos condutores um motor capaz de se transformar no próprio momento, em função das exigências, o que estabelece um benchmark relativo à capacidade e refinamento de sistemas motopropulsores.”
O QX50 debita 268 cv de potência e produz 350 Nm de binário. Consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 230 km/h. O consumo anunciado é de 8,7 l/100 km, o que não parece ser muito apelativo, mas é preciso ter em consideração o peso e as grandes dimensões do SUV. Devido à taxa de compressão variável, o novo Infiniti é 35% mais eficiente que o modelo actual que está equipado com um motor V6. A versão de tracção integral é 30% mais eficiente.
O novo QX50 assenta numa nova plataforma que confere mais espaço interior. A capacidade da mala é de 895 litros, com os bancos rebatidos passa para 1048 litros. De acordo com a Infiniti, o novo modelo apresenta uma à rigidez torcional melhorada em 23% e uma eficiência aerodinâmica superior em 6%.
Através do sistema ProPilot (desenvolvido pela Nissan), o condutor terá o auxilio de uma grande variedade de sistemas de assistência à condução. A marca afirma que o veículo não contará com um modo de condução autónoma pois os clientes “manifestaram o desejo de permanecer um elemento activo na condução.”
Fotografias e detalhes adicionais serão revelados quando o novo Infiniti QX50 for apresentado ao público no Salão de Los Angeles.
Vídeo: Infiniti VC-Turbo | Variable Compression Turbo Engine
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